O que uma startup pode fazer para captar recursos?- Por André Vidmar

Captar recursos para uma startup vai muito além de um Pitch-Deck. Além de apresentar os motivos pelos quais sua ideia é atrativa e interessante para os investidores, é preciso, antes de mais nada, se atentar ao seu plano de negócios.

Essas dicas vem de quem entende com maestria do assunto, um dos grandes especialistas no Brasil quando o assunto é negócios e captação de recursos, nosso palestrante André Vidmar.

No post de hoje aqui no blog da Palestras de Sucesso, ele nos fala sobre os pontos que merecem mais atenção neste plano, post, aliás, embasado na fantástica entrevista que ele concedeu ao site, confira!

Plano de negócios: sua oportunidade de captar recursos para a startup 

Sempre me perguntam: “André, criei um projeto incrível e agora preciso do aporte de um investidor para alavancar minha ideia. Montei um Pitch-Deck matador, este é o caminho, certo?”

Em termos, o que eu respondo é: você apenas tem em mãos, uma ótima ferramenta, é verdade, para apresentar o seu futuro negócio, mas é provável que ainda não tenha o fator determinante: o Plano de Negócio.

Ao elaborá-lo levando em conta os aspectos que o investidor certamente irá analisar de forma minuciosa, ou seja, os pontos-chave, as chances de você captar os recursos necessários aumentam de forma considerável.

Quais os pontos de maior atenção em um Plano de Negócios?

No Plano de Negócio é recomendável ao empreendedor, prestar atenção a alguns pontos-chave que sempre serão objeto de análise do investidor – André Vidmar

Em minha vivência, percebo que os fatores mais importantes de um Plano de Negócios, são os seguintes:

  • Planejamento

Sua startup conta com um plano considerado assertivo para os anos iniciais do projeto?

  • Marketing

Houve o cuidado de fazer um bom planejamento do marketing? Ele foi  bem elaborado, desde o ponto de idealização do projeto, até o processo de execução?Já definiu quem estará à frente deste plano, tocando o barco? Você contará com uma equipe própria da startup, altamente capacitada para isso, ou recorrerá às agências? São agências de qualidade?

Há ainda que destacar o plano comercial. Antes de buscar pelo aporte financeiro de um investidor, faça uma autocrítica e identifique se o plano de vendas faz sentido e se o negócio conta com um líder com know-how e compreensão deste plano para levá-lo a cabo, como costumo dizer. 

Atente-se ainda a estes fatores a seguir, em seu Plano de Negócio, se você deseja captar recursos

Não posso deixar de mencionar ainda, outros fatores significativos para você obter êxito na captação de recursos, como, por exemplo:

  • Você deve certificar-se de que tem a plena capacidade de transformar-se em um empresário de fato. Isso envolve questões como  inteligência, energia, conhecimento, valores morais;
  • Em relação ao time/equipe, prever a contratação de bons membros para ajudar no negócio;
  • Sobre o fator execução, precisa verificar se estão previstos os controles adequados sobre a operação do negócio, ou seja: Metas, Planos de Ação, Cronogramas, Reuniões de Acompanhamento, dentre outros detalhes. 

Na entrevista concedida ao site, mencionei ainda pontos também importantes, como:

“Tecnologia: ela é direcionada para realmente agregar valor ao negócio? Há diferencial tecnológico tangível?

Produto/Serviço:oferece qualidades ou diferenciais claros e superiores?

Fabricação/Prestação de Serviço: de que forma está planejada a fabricação, ou a prestação do serviço? Produção, cadeia logística, suporte…será próprio ou terceirizado? O terceiro foi homologado? Tudo isso permite preço competitivo e é escalável?

Finanças: Existe estrutura de custos dos produtos/serviços? Existe um Planejamento Orçamentário? Qual a origem e o custo do capital inicial?”

E então, preparado para fazer essa checagem?

Observar estes pontos dentro do seu plano de negócio é o que vai trazer a robustez necessária para o avaliador tomar a decisão de investir ou não na sua empresa. – André Vidmar 

Espero ter dado minha parcela de contribuição para alavancar sua startup. Dúvidas? Estou à disposição! 

As palestras de André Vidmar trazem sacadas inovadoras e perspicazes para os negócios

André Vidmar tem ideias surpreendentes para compartilhar com a plateia. Com um conteúdo que mescla expertise com um tom  motivador e empolgante, sua palestra é sempre aclamada por onde ele passa. Aliás, elogios não faltam ao seu trabalho. Confira  o perfil de André Vidmar e o contrate agora mesmo para seu evento corporativo.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Clientes