O que será tendência no RH em 2022?- Por Lucedile Antunes

Tendência no RH em 2022: já parou para pensar sobre o tema? 

Se você atua no mercado corporativo ou se interessa pelo assunto, sabe que os setores de Recursos Humanos e  Departamento Pessoal das empresas, todos os anos se preparam para os fatores que estarão em alta no ano que está se aproximando, não é mesmo? 

Inegavelmente, uma grande mudança de comportamento foi impulsionada diante do impacto da pandemia da Covid-19.

Diante deste cenário, quais são as melhores abordagens e o que esperar para 2022 que está aqui, batendo à porta? É sobre isso que te conto a seguir, me acompanhe!

Tendência no RH em 2022: modelos de trabalho

Não há como falar sobre o que é tendência no RH em 2022 sem falar das habilidades sociais, ou seja, das Soft Skills.

Contudo, antes disso, quero deixar algumas observações importantes em relação aos modelos de trabalho neste pós-pandemia: 

  • Modelo de trabalho híbrido: é uma tendência que já vem se consolidando e que deve ganhar força (ao que tudo indica). Ou seja, o home office mesclado ao trabalho presencial é uma realidade em determinada parcelas das empresas. 
  • Com isso, é mais interessante para o RH, observar e traçar o perfil de seus profissionais, levando em conta que alguns colaboradores se dão melhor em home office, enquanto outros trazem mais resultado no presencial, e outros ainda no modelo híbrido. O formato híbrido, contudo, pode ser a melhor solução para boa parte dos perfis. 

Inteligência Emocional ganha destaque em 2022

2022 pode ser o ano da Inteligência Emocional, considerada uma das mais importantes Soft Skills do momento.

Muito disso, deve-se ao fato de que a Inteligência Emocional, tanto de gestores quanto de colaboradores está intimamente ligada às mudanças no mercado, bem como à instabilidade constante em nossas vidas.

Uma dica importante para o RH e a gestão da empresa é fazer o que chamamos de acompanhamento comportamental dos colaboradores. Neste sentido, lançar mão da empatia, especialmente em relação aos feedbacks de correções, é fundamental.

Lifelong Learning: a era da aprendizagem contínua é uma realidade no RH em 2022

Também conhecida como aprendizado para toda a vida, a Soft Skill que deve “roubar a cena” é a Lifelong Learning.

Foi-se o tempo ( e cá pra nós, foi-se faz muito tempo) em que o mercado validava um profissional somente com o seu diploma. Agora, o que traz valor de mercado é demonstrar a capacidade de se reciclar continuamente.

Ter isso em mente já nem é assim, uma tendência, mas uma necessidade para quem quer ser relevante. 

Se desafiar é uma postura que deve ser adotada, caso você queira agregar valor à sua carreira.

Em outras palavras: nunca pare de estudar e de se aprimorar! 

O RH, a gestão, liderança, deve estar atenta a isso e fornecer aos colaboradores, treinamentos sobre Soft Skills, bem como palestras, cursos, e tudo o que agregue conhecimento. 

Agora quero saber de você aí do outro lado da telinha: quais outras habilidades que você considera importantes e que deverão marcar forte presença no RH e no mundo corporativo em 2022? Conte nos comentários! 

Pensar em soft skills é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional. Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes