O que fazer para ser um bom chefe?- Por Aline Oneda

Ser um bom chefe, desempenhar o papel de um líder de sucesso e buscar a excelência, à priori, é o que deve nortear as ações e tarefas de um empreendedor, lojista e demais profissionais que atuam na gestão de negócios em geral. Concorda? 

Partindo para o papel de um chefe, exercer uma liderança assertiva tem um peso gigantesco em relação a ter uma empresa bem-sucedida.

Por isso, muitos clientes, mentorados e público das minhas palestras, me perguntam frequentemente: o que fazer para ser um bom chefe? 

Te revelo alguns segredos sobre o tema, a seguir. Vem comigo? 

O sucesso do seu time está ligado a um elemento fundamental que você deve fazer para ser um bom chefe 

O líder de uma equipe, o gestor de um negócio, ou se você preferir, o chefe, deve nutrir uma soft skill extremamente relevante, caso ele queira ter um trabalho bem-sucedido.

Essa habilidade está intimamente ligada ao sucesso da empresa e do time. Você sabe qual é? 

Pois bem, se trata do autoconhecimento. Acredite: ele fará toda a diferença. Já reparou que boa parte dos empresários, ao montar um negócio, pensam em investir em conhecimento técnico, tecnologia, equipamentos, em estoque? Essas pessoas acreditam que isso as fará prosperar. Contudo, muitas vezes, elas se esquecem de que esse fator que é crucial para que um negócio cresça e evolua, que é exatamente o autoconhecimento.

Anote isso para jamais esquecer: o autoconhecimento é um elemento fundamental para aquele que deseja ser um bom chefe e ter sucesso no mundo dos negócios.

O sucesso ou o fracasso depende de como o chefe conduz o negócio 

Eu costumo dizer em minhas palestras que o fracasso ou o sucesso de uma empresa está intimamente ligado em como o gestor, líder, empresário ou chefe conduz a empresa.

E esse conduzir a empresa sofre um enorme impacto (positivo), quando o empreendedor investe em seu autoconhecimento.

O autoconhecimento traz inúmeros benefícios e ajuda no desenvolvimento de demais características extremamente relevantes para que o chefe seja de fato, considerado um bom líder. Destaco alguns dessas características a seguir, veja:

Respeito e valorização dos colaboradores

Bons chefes mostram respeito e valorizam cada funcionários. Ele compreende que os membros do time tem uma vida externa, família e outros compromissos. 

Um bom chefe responde aos seus e-mails, solicitações para revisar seus relatórios ou obter respostas às suas perguntas, tudo em tempo hábil. Sem autoconhecimento, o chefe desempenha um papel considerado ruim. Leva as coisas para o lado pessoal e adota gestos como gritar, fazer exigências irracionais, etc. 

Bons chefes se comunicam frequentemente com seus funcionários

Gestão é sobre comunicação frequente. Um bom chefe se comunica, buscando fazer isso de forma assertiva, reconhecendo que uma boa comunicação interna beneficia toda a empresa . 

Um chefe ruim não se comunica com clareza, não se encontra com frequentemente com os funcionários, e muitas vezes sequer conversam com o time.

Chefes ruins são comunicadores ruins, simples assim.

Um bom chefe apoia o desenvolvimento de carreira e discute o desempenho

Isso significa fazer mais do que apenas fazer críticas ou mostrar interesse nas perspectivas de um funcionário. Uma  pesquisa do Google mostrou que isso deve ser acompanhado de feedback que ajude um funcionário a trabalhar em direção a seus objetivos.

Um bom chefe tem uma estratégia clara para a equipe

Um bom chefe permite que o time saiba o que se espera dele e o que deve ser feito para  atingir os objetivos.

No vídeo abaixo eu falo mais sobre o que fazer para ser um bom chefe. Agora, me conta: você se considera um bom chefe? 

As palestras de Aline Oneda trabalham temas relevantes para o chefe e lider motivar sua equipe a alavancar as vendas

Aline Oneda é uma das grandes referências da atualidade e oferece palestras impecáveis, capazes de promover resultados extraordinários. 

Clique aqui e acesse o perfil da palestrante para conhecer mais sobre seu trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes