O que é liderança situacional? – Por Prof. Luiz Becker

Sabemos que para liderar, não basta apenas atribuir tarefas aos funcionários, pois auxiliar também é função de um líder. Além disso, saber como orientar o time e cada indivíduo é uma tarefa bastante requisitada para aqueles que adotam uma postura de liderança situacional.

Entenda melhor sobre o papel desse tipo de líder, seus desafios e condutas, no texto a seguir, do nosso palestrante de sucesso, Luiz Becker!

Do que se trata a liderança situacional?

Conforme o portal  Small Business, pode-se definir a liderança situacional como:

“ Um estilo de liderança desenvolvido e estudado por Kenneth Blanchard e Paul Hersey. A liderança situacional refere-se a quando o líder de uma organização deve ajustar seu estilo para se adequar ao nível de desenvolvimento dos seguidores que está tentando influenciar.”

Ou seja, cabe ao líder mudar seu estilo, e não ao seguidor se adaptar ao estilo do líder. Na liderança situacional, o estilo pode mudar continuamente para atender às necessidades dos que atuam na organização com base na situação.

Em outras palavras, temos aqui um método que busca ajudar as equipes, para que cada colaborador seja orientado da melhor maneira, a depender do seu nível de instrução e habilidade.

Com isso, o indivíduo que é guiado pelo líder situacional terá maior capacidade de se adequar à rotina do local, e de desenvolver da melhor forma os projetos propostos pela empresa.

Em suma, cabe ao líder criar sua liderança conforme a situação de sua equipe e do momento em questão, e não com base em seus valores e crenças pessoais.

Descubra os desafios que enfrentam os líderes situacionais

Formar pessoas é prepará-las para nossa ausência- Por Luiz Becker

Sabemos que liderança situacional se baseia na maturidade profissional de cada indivíduo presente na organização e que essa metodologia implica em alguns desafios. Dentre eles, podemos destacar: 

  • Saber identificar o grau de maturidade profissional dos grupos a serem geridos.
  • Entender como orientar cada indivíduo do grupo da melhor maneira possível, de modo que cada um possa exercer o melhor de si para a empresa.

O compromisso do líder aqui, deve acima de tudo, ser o seguinte:

  • Orientar o colaborador para que este consiga entender seu papel, e exercer suas funções de forma satisfatória.
  • Ser flexível em sua liderança, sabendo ouvir e auxiliar os colegas.

Assim, o colaborador estará mais apto a desenvolver projetos dentro da organização, além de se sentir motivado e incluído na equipe.

Agora que você já compreendeu melhor o tema, diga: você se identifica como um líder situacional? O líder da empresa em que você atua se encaixa nesse estilo?

Compartilhe o artigo com seus amigos e colegas, para facilitar o entendimento do que é o papel de um líder situacional, e como funciona essa modalidade de liderança!

As palestras de Luiz Becker despertam o seu diferencial para ser um profissional de sucesso

Luiz Becker é alguém com ótima trajetória profissional, especialista em instituições públicas e privadas. Com isso, é alguém que tem muito a dizer, sempre com didática incrível e ótima presença de palco. Por fim, visite o perfil de Luiz Becker e feche contrato agora mesmo!

Luiz Becker

Luiz Becker, professor renomado e de grande conhecimento empresarial.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos