O que é ética no trabalho? – Por Dr. Vander Andrade

A ética no trabalho é muito importante para qualquer empresa. Por isso, é necessário adotar bons comportamentos no ambiente de trabalho.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista Exame em 2015, no Brasil, 90% dos empregados se calam ao observar um comportamento antiético na corporação.

Os motivos para isso seriam diversos, como por exemplo, perder o emprego. Entretanto, a cultura organizacional deve prezar por atitudes que sejam mais respeitosas com a sociedade.

De acordo com Platão, grego que foi aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, a ética tem a finalidade de levar o homem a voltar-se para o bem.

Com essa introdução, neste texto vamos conhecer o que significa a ética no trabalho e quais são seus benefícios.

Ética no trabalho: do que se trata?

A ética no trabalho é um conjunto de normas, atitudes e valores que conduzem o comportamento de cada colaborador na empresa.

Assim, tanto profissionais gestores como empregados devem ter bons comportamentos, para uma melhor convivência com a equipe e com os clientes.

Vejamos algumas características éticas para serem estimuladas:

  • Antes de tudo, empatia. A empatia leva você a se colocar nos lugar dos demais, e dessa forma, a fazer ações que respeitem a coletividade;
  • Segundamente, altruísmo. O altruísmo proporciona a você a habilidade de realizar ações voluntárias em prol do benefício dos demais;
  • Por conseguinte, responsabilidade. Você deve sentir-se responsável pelo seu trabalho e atuar sempre de acordo com a ética empresarial;
  • Por fim, integridade. Sua conduta deve ser reta e educada, independente dos acontecimentos dentro da corporação.

Ademais, você também deve conhecer o código de conduta ética da sua empresa, que contém a sua filosofia, visão, missão e valores.

Somado a isso, as cláusulas do contrato de trabalho, juntamente com o código de conduta ética, não pode se sobrepor à CLT e à Constituição Federal de 1988.

Benefícios de boas condutas éticas no trabalho

O comportamento ético é valorizado no mercado de trabalho, pois dessa maneira, são reforçadas a boa imagem empresarial, o que gera credibilidade e confiança.

Além disso, os relacionamentos no trabalho melhoram significativamente, porque o respeito passa a ser uma premissa daquele ambiente.

Em suma, os empregados passam a ser realmente responsáveis por suas atitudes.

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