O empreendedor deve ter resiliência- Por André Vidmar

Resiliência do empreendedor nunca foi tão importante quanto agora. Contudo, se trata de uma habilidade que deve ser continuamente trabalhada pelo empresário.

Afinal, empreender não se trata de algo romântico, mas uma realidade muitas vees áspera. O que não quer dizer, no entanto, que não seja gratificante. Ao contrário, empreender é uma arte e como tal, carregada de magia e nuances.

Fracasso, obstáculos e contratempos são assuntos diários para os empreendedores, é verdade. Haja vista que  aquele que se lança no protagonismo de seu negócio, é a todo tempo confrontado com eventos inesperados e que potencialmente, ameaçam a sobrevivência do negócio. Seja por meio de crises financeiras, mudanças drásticas e inovações tecnológicas ou mesmo novos concorrentes no ramo de atuação.

Sendo assim, é fundamental desenvolver uma compreensão de como os empreendedores gerenciam esses desafios. Essa  capacidade do empreendedor de se adaptar às mudanças é teoricamente considerada resiliência. Resiliência é a capacidade de responder, se adaptar e recomeçar após a adversidade e é sobre essa necessidade que conto mais a seguir, me acompanhe.

Superar os desafios e aprimorar a resiliência do empreendedor 

Seja em uma palestra que trate sobre negócios, seja de cunho motivacional, costume ser questionado sobre soft skills e resiliência é sempre um tema em pauta. 

Eu digo que:

“Todo empreendedor deve estar preparado para lidar com diferentes desafios. Para isso, além da coragem, uma virtude é essencial: a resiliência. Portanto, é preciso adotar um comportamento estratégico e não se deixe abater pelo desespero ou impulsividade.”

Sim, é comum que muitas vezes, o dono do próprio negócio se deixe levar pelo calor do momento, perdendo o controle da situação, o que coloca muitas vezes a perder o trabalho de toda uma vida.

Para lidar bem com as adversidades e estimular sua capacidade de resiliência, o empreendedor deve antes de mais nada, buscar nas situações de desafios, um olhar mais analítico. Dessa forma, será capaz de perceber que no meio deste turbilhão, há ótimas oportunidades para o crescimento. 

Esteja um passo à frente e previna-se: trabalhe sempre sua capacidade de resiliência 

Outra dica que costuma dar em meus treinamentos, palestras e mentorias, é que informação é poder.

Diante disso, tenha plena consciência de que você precisa de manter  informado para se prevenir de possíveis problemas. 

“É importante se atualizar e estudar, tanto em relação  ao seu mercado como também observar a sua concorrência e o comportamento dos seus clientes. A resiliência é na essência,  uma das grandes virtudes capazes de promover o crescimento exponencial de inúmeras empresas pelos 4 cantos do mundo. Diante das crises jamais desanime.“

A grande sacada para ser bem-sucedido em seu negócio é aprender a lidar com as reviravoltas, tentando sempre sair ainda melhor do que você entrou. Lembre-se: você pode, você consegue. Se precisar de ajuda, minha mão está aqui para lhe ajudar: conte comigo e até a próxima!  

As palestras de André Vidmar são motivacionais e inspiram superação

André Vidmar é palestrante de sucesso desde 2006, e além disso, é consultor há mais de 15 anos, especializado em Gestão-Estratégica-Orçamentária, Gestão de Performance e Finanças. Suas palestras são tratadas de forma simples e esclarecedora. Por isso, visite o perfil de André Vidmar e o contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes