Newsletter Sucesso | Eventos e Feiras Voltam a Movimentar Setor No Brasil

EVENTOS E FEIRAS VOLTAM A MOVIMENTAR SETOR NO BRASIL

Até o fim do ano, o Brasil deve ter cerca de 700 eventos. É o que aponta um levantamento realizado pela União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) junto aos centros de convenções, congressos e pavilhões de feiras associados à organização em todo o país. 

Até dezembro, eventos devem aquecer a cadeia turística de alguns estados e gerar movimentação econômica para o país.

Dados do Ministério do Turismo apontam que a receita gerada por visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios é 33,4% maior que para viagens a lazer. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a retomada deste setor é de extrema importância para e economia do país. “O setor de feiras e eventos foi um dos mais atingidos pela pandemia, e ver esta previsão empolga os trabalhadores deste segmento, que é tão relevante para os números do turismo mundial. Isso só mostra que o nosso trabalho tem dado certo e continuaremos a fazê-lo”, destacou.

Recentemente, algumas cidades e estados do país começaram a liberar a realização de eventos com maior número de pessoas. É o caso da Bahia, que publicou decreto este mês autorizando a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas em feiras, parques de exposições etc. O Rio de Janeiro foi outro destino que liberou a realização de atividades deste porte, desde que seja limitado em 500 participantes. Em agosto do ano passado, Belo Horizonte (MG) autorizou feiras exposições, congressos e seminários corporativos com até 800 pessoas.

Ainda de acordo com a Ubrafe, a expectativa é que para o ano de 2022, o país tenha um calendário pleno com mais de 700 feiras e eventos de negócios. As informações são do Ministério do Turismo.

TENDÊNCIA PARA SETOR DE SERVIÇOS EM 2022

A pandemia consolidou a demanda para o bem-estar e melhorias domésticas, além da digitalização da prestação de serviços, é o que mostra a análise de mais de 3,9 milhões de pedidos feitos nos primeiros nove meses de 2021 no GetNinjas, aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes.

Com 3,7 milhões de profissionais cadastrados e 500 tipos de serviços disponíveis, a plataforma anunciou uma seleção com as tendências do setor de serviços.

Serviços para casa

Com a pandemia, três serviços voltados para os lares foram os mais procurados no último ano: carreto, pedreiro e diarista. Eles registraram aumento na procura em relação a 2020 de 30%, 20% e 50%, respectivamente.

Outros serviços para casa que tiveram aumento na procura foram: instalação/manutenção de piscina (38%), automação residencial (22%), gesso e drywall (20%), aplicação de papel de parede (10%), jardinagem (9%), paisagismo (2%)

Atividade física, beleza e bem-estar

O aumento na procura de personal trainer foi 34%, seguido por boxe (28%), futebol (27%) e pilates (55%). No setor de beleza, o atendimento em domicílio contribuiu para que a busca por serviços de design de cílios crescesse 113%, seguido por esteticistas (69%), maquiadores (49%) e design de sobrancelha (37%).

Na área de saúde mental e bem-estar, o aumento na procura de psicólogo foi 72%, seguido por hipnoterapia (423%), terapia ocupacional (43%), nutricionista (28%)e quiropraxia (34%).

Consultoria jurídica

As áreas de direito que mais tiveram aumento na busca no GetNinjas foram a de direito de família (97%), defesa do consumidor (85%), advocacia civil (65%) e advocacia trabalhista (40%).

Serviços para pet

Os serviços relacionados a animais de estimação que registraram maior alta de procura na plataforma foram pet sitter (167%), hospedagem (50%), adestrador (23,1%) e banho e tosa (11,32%).

As informações são do portal Mercado e Consumo.

BANCOS INVESTEM EM SEGURANÇA DIGITAL

Quando as fintechs começaram a surgir e levantar a barra da experiência do cliente, os grandes bancos se viram diante de uma ‘escolha de Sofia’: melhorar a experiência do usuário, reduzindo as fricções, ou garantir a segurança das transações, evitando fraudes? O que parecia um dilema sem resposta foi resolvido com uma solução relativamente simples, ainda que complexa de operar: a biometria facial. 

Com essa validação, os bancos conseguiram garantir que o cliente que está abrindo uma nova conta é realmente a pessoa que diz ser — sem precisar que ele vá até uma agência ou passe por um processo burocrático de aprovação. 

Só nos últimos três anos, a Unico, principal empresa que disponibiliza esse tipo de tecnologia, viabilizou de forma segura que 38 milhões de brasileiros acessem serviços financeiros digitalmente em bancos, fintechs e instituições de crédito. 

De acordo com Eduardo Slivskin, diretor executivo de contas estratégicas da unico, os casos de uso da biometria facial têm crescido muito nos últimos anos, indo muito além do processo de onboarding. “Até pouco tempo, ao trocar um celular, era preciso ir até uma agência bancária para habilitar o token no novo aparelho. Com a biometria facial é possível fazer isso direto do celular, em qualquer hora ou lugar, gerando um ganho de experiência brutal para o cliente,” afirma ele. 

Outra situação que tem aliado experiência e segurança é aquela dificuldade da vida moderna: lembrar a senha. No processo tradicional, o cliente avisa que esqueceu sua senha e recebe um email para trocá-la, e depois um SMS no próprio celular — o que abre brecha para fraudes. Com a tecnologia desenvolvida pela unico, a validação da troca de senha está sendo feita também com a biometria facial, mantendo uma boa experiência de uso da tecnologia e aumentando drasticamente a segurança do processo.

Para além da segurança e da experiência dos clientes, a tecnologia tem possibilitado inovações diversas no setor e novas fronteiras estão sendo desvendadas. Contas e carteiras digitais são apenas o começo. Já é possível realizar um pix ou até mesmo solicitar um empréstimo pré-aprovado usando a face. Para o cliente, isso significa proteção e um processo de adesão mais curto, como já assistimos em grandes realitys da TV, feito em poucos cliques. As informações são do portal Brazil Journal.

MARÇO É O MÊS DAS MULHERES DE SUCESSO

No mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional Da Mulher, vamos destacar palestrantes que empoderam e inspiram o público feminino, no cast da agência Palestras de Sucesso.

Ju Bueno é um fenômeno no universo corporativo. Mulher, mãe, esposa, empresária, especialista em PNL e em desenvolvimento de competências, a palestrante é uma profissional multifacetada, que acredita que toda mulher tem seu potencial para ser o que ela quiser e estar onde desejar. Em suas palestras, consegue despertar o sentimento de protagonismo em seu público, trabalhando com versatilidade, temas relevantes para empresas.

Mara Maravilha, é uma das nossas grandes referências quando se trata de mulher empresária bem-sucedida. Em suas palestras, a musa das crianças no SBT dos anos 90, revela verdadeiras lições de vida que inspiram legiões de pessoas, das mais diferentes áreas e segmentos. Mara mostra como a mulher pode e deve superar os mais diversos desafios e obstáculos no mundo do empreendedorismo, empoderando-se do conhecimento.

Fechando o power trio de hoje, Bianca Pagliarin é uma figura inspiradora. Com 138 mil seguidores no Instagram e centenas de vídeos no YouTube, a radialista e palestrante vai muito além de ser uma “digital influencer”. “Imparável”, Bianca busca pessoas que querem se transformar, com uma história de vida comovente. Na verdade, ela é a prova viva de que o ser humano tem um grande poder de superação. Incentivando e levantando outras mulheres, Bianca Pagliarin tem na alma o DNA de alguém que extrai o melhor de cada um. 

Além dessas 3 palestrantes de sucesso que trouxemos nessa edição, o cast da agência que mais cresce no Brasil, conta com várias outras palestrantes que inspiram e empoderam mulheres pelas melhores empresas e eventos do Brasil.

E assim terminamos essa edição da Newsletter Sucesso. Está curtindo esse conteúdo? Não esqueça de mover nosso email para a guia principal para não perder nenhuma novidade.

Tenha uma semana bem sucedida e até a próxima!

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes