Newsletter Sucesso | Mulheres Crescem no Mercado Tech

As mulheres estão ocupando cada vez mais os espaços no mercado de trabalho e na sociedade, buscando igualdade. Na edição especial de Dia Internacional Das Mulheres, sua fonte semanal de informação sobre o mundo dos eventos e negócios, Newsletter Sucesso traz os seguintes destaques para você:

MULHERES CRESCEM NO MERCADO DE TECNOLOGIA

Nos últimos 5 anos a  participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60%, é o que apontam os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente no último ano, o Banco Nacional de Empregos (BNE) identificou mais de 12,7 mil candidaturas de mulheres para vagas de tecnologia, contra 10.375 em 2020.

Mesmo ganhando cada vez mais espaço no setor, elas ainda precisam lidar com a disparidade salarial entre gêneros. Segundo a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer e divulgada pela Forbes, este mercado é o mais desigual entre mulheres e homens com relação aos rendimentos. A consultoria analisou 30 mil empresas no mundo inteiro, dentre as quais 759 no Brasil. De acordo com o levantamento, no nível de executivos de empresas de alta tecnologia a disparidade salarial chega a 36%. As discrepâncias se estendem para os níveis de gerência (7%) e operacionais (9%).

Dentro do recorte de raça, a situação é ainda mais alarmante. A pesquisa #QuemCodaBR, realizada pela organização social PretaLab, entrevistou entre 2018 e 2019, 693 pessoas em 21 estados e descobriu que mulheres negras são 15% das ingressantes e 32% das alunas de cursos de computação no Brasil. As informações são do portal Acionista.

INDÚSTRIA QUEBRA BARREIRAS COM MULHERES

A participação feminina nas empresas industriais cresceu 14,3% em 20 anos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Enquanto em 1999 elas ocupavam 22,5% dos postos formais do setor, em 2019, esse percentual foi de 25,8%. Os segmentos com maior crescimento de mulheres empregadas no período são mineração (65,8%), material de transporte (60,8%), alimentos e bebidas (49,3%), madeira e mobiliário (39,3%), indústria mecânica (37,3%) e papel e gráfica (24,7%). 

Essa tendência é constatada em ocupações predominantemente masculinas, como na construção civil e na metalmecânica. No período pesquisado, a proporção de postos de trabalho ocupados por mulheres apresentou alta de 39,9% na metalurgia, de 37,3% na indústria mecânica e de 31,1% na construção civil. As informações são do Sistema FIEP

EMPREENDEDORISMO FEMININO SE DESENVOLVE NO BRASIL

Um estudo realizado pelo Mckinsey Global Institute, diz que a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria um incremento de cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Existe então, uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher, principalmente empresárias, e o crescimento econômico de um país. Mulheres geram emprego e oportunidades para outras mulheres fomentando uma rede de crescimento e de grande aprendizado.

Hoje o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae em 2019, com dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações. Totalizam mais de 24 milhões de brasileiras que tocam negócios próprios, movendo a economia e gerando empregos.

A mesma pesquisa organizada pela GEM, feita com base em dados de 2018, revelou que as mulheres empreendedoras estudam 16% a mais do que os homens: enquanto eles dedicam, em média, 8,5 anos à formação, elas investem 9,9 anos de suas vidas. E mesmo assim, elas ganham menos: o rendimento médio mensal das empresárias é 22% menor. As informações são do portal Sebrae.

LEILA NAVARRO, MULHER DE SUCESSO

Mulher pioneira no mercado de palestras, com mais de 20 anos de experiência, Leila Navarro mantém sua carreira consolidada, inspirando e motivando mulheres no Brasil e no exterior. 

Constante pesquisadora e estudiosa do comportamento humano, Leila Navarro tem dezesseis livros publicados e sete indicações ao prêmio Top Of Mind RH, tendo vencido pela última vez em 2020. Além de suas palestras, Leila apresenta standup comedy, workshops, cursos presenciais e online, além de vídeos e áudios motivacionais. 

Com esse currículo bem sucedido, Leila destaca a importância da busca da felicidade, da realização pessoal e de ter uma atitude positiva diante da vida e dos acontecimentos do dia a dia. “Somos mulheres poderosas, com um mar de possibilidades pela frente e precisamos agarrá-las, acreditando que nada muda se eu não mudar”, diz, com sua dose de bom humor e alto astral habitual.

Com abordagens voltadas à felicidade, bem-estar, empreendedorismo, mudança e atitude, as palestras de Leila Navarro traduzem de forma prática e direta as condições para uma pessoa ser bem-sucedida e feliz na vida pessoal e profissional. “O fato é que a mulher não mudou os seus papéis. Ela vem acumulando diversos outros e nenhum ser humano consegue ser excelente em tudo ao mesmo tempo. É importante considerar isso para encarar a vida de forma mais descontraída e menos complicada”, conclui a palestrante.

Clique aqui e acesse o perfil da palestrante de sucesso, Leila Navarro.

No mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional Da Mulher, vamos destacar palestrantes que, assim como Leila Navarro, empoderam e inspiram o público feminino, no cast da agência Palestras de Sucesso.

E assim terminamos essa edição da Newsletter Sucesso. Está curtindo esse conteúdo? Não esqueça de mover nosso email para a guia principal para não perder nenhuma novidade.

Tenha uma semana bem sucedida e até a próxima!

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes