Motivação é direito; disciplina é dever. Entenda!- Por Luiz Binato

Motivação e carreira são fatores relevantes na vida de todos, especialmente quando nos referimos ao mundo corporativo e dos negócios. Engana-se, porém, que pensa que somente os colaboradores, equipes de vendas e funcionários, vez ou outra, experimentam os sintomas da desmotivação. 

A falta de motivação na carreira pode atingir a todos: empresários, gestores, líderestodos aqueles que atuam no meio corporativo, em geral. Diante deste cenário, a pergunta que não quer calar é: como reencontrar a motivação para prosseguir?

Quem nos traz luz ao tema, é ninguém menos que o palestrante de sucesso, Luiz Binato. Confira a seguir mais uma aula de um profissional, referência em temas como motivação e carreira, dentre tantos outros.

Muitos líderes ainda estão mais preocupados com o esforço e com a tarefa do que com o resultado que deve buscar alcançar

Como reencontrar a motivação para prosseguir? Na minha vivência, já me deparei inúmeras vezes com essa pergunta, partindo  de líderes e gestores, por exemplo.

Conforme relatei na entrevista concedida ao site, para responder tal questão, é importante levar em conta os seguintes pontos: 

Em primeiro lugar, realizar uma rápida análise do cenário pelo qual a humanidade tem passado nos últimos 30 mil anos. Atravessamos eras como:

  • Extrativista;
  • Agrícola;
  • Industrial;
  • Conhecimento;
  • E nesse momento, eu digo que estamos na era da Consciência.

Dito isso, de todos os fenômenos surgidos ao longo do tempo, o mais relevante foi a inversão da curva de oferta e demanda, culminando, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 com uma demanda muito menor do que a oferta.

Isso mudou os paradigmas, não somente da economia, mas de diversos setores da vida, como:

  • Política;
  • Sociedade;
  • Tecnologia.

“Diante disso, a sociedade foi pressionada a refazer seus acordos e rever seus valores (para o bem e para o mal), de forma que podemos estabelecer um DE / PARA. E esse DE/PARA está ainda em curso e muitas, mas muitas pessoas ainda se negam a enxergar isso.” – Luiz Binato (entrevista para o site Palestras de Sucesso). 

Motivação e carreira: maior preocupação com o esforço e tarefa do que com o resultado

Na verdade, hoje nos vimos na necessidade de deixar de lado a visão fragmentada para atender a demanda de desenvolver uma visão mais sistêmica. Ou seja, precisamos enxergar o todo e agir de forma consciente.

“Ainda estamos na transformação de gestão de recursos humanos para liderança de seres humanos; são jogos diferentes com habilidades e modelos mentais diversos e que muitos líderes ainda se negam a aprender” – Luiz Binato (entrevista para o site Palestras de Sucesso). 

É nítido no mercado corporativo o elevado número de lideranças que estão demasiadamente preocupados mais com o esforço e a tarefa do que com o resultado que deve buscar alcançar.

Ou seja, dando maior importância ao COMO do que com o O QUE, o PORQUÊ e o COMO estratégico.

Alguns ainda com a crença de que o  fator de produção é o capital financeiro. No entanto, essa crença está mais que ultrapassada, na medida em que hoje, é o mais importante é o capital humano, composto de conhecimento e, dentro desse bloco, do autoconhecimento, habilidades de competências técnicas e sócio emocionais.

Pois bem, fiz toda essa abordagem história para demonstrar uma grande transformação que faz a ponte com a  pergunta “Como reencontrar a motivação para prosseguir?”. 

“Veja bem: estamos deixando uma era em que  instituições eram magnânimas e o indivíduo inócuo e entrando numa era em que o indivíduo passa a ter um papel mais crucial em sua própria vida considerando a existência das instituições.”

Ou seja, se outrora, cabia a empresa o papel de cuidar da carreira de um executivo, pelo fato de operar em um ambiente de demanda muito maior do que a oferta, podendo com isso se comprometer no longo prazo com esse executivo, com a inversão da curva, hoje, cada executivo deve perceber ser o dono de sua carreira.

Essa percepção de cada indivíduo como o responsável pela sua carreira e vida é de fato, uma mudança radical de modelo mental e padrão emocional e que muitas, mas muitas pessoas ainda não se deram conta. Tá, mas onde entra a motivação aqui? 

MOTIVAÇÃO não pode ser o centro desse debate, mas RESPONSABILIDADE

“Motivação é ter um MOTIVO PARA A AÇÃO, conceito já bem difundido. Entretanto, muitas pessoas sabem o conceito, mas não buscam dentro de si o que as motiva. E continuam a buscar fora, porque ainda não fizeram sua revolução íntima. Isso é um equívoco aprendido na era industrial que, diferentemente da era agrícola, fragmentou o que era íntegro, como mencionei antes.” – Luiz Binato (entrevista para o site Palestras de Sucesso). 

Se você que me lê agora tem um O QUE, ou seja, uma meta clara, um motivo para tal (um PORQUÊ), você buscará os COMO’s – caminhos,  a partir de estratégias e planos de ação.

Se você sabe quais são os passos a serem dados, seja um executivo, gestor ou empresário, certamente fará acontecer! 

E como eu disse na entrevista: 

“Se estiver motivado, ótimo. Se não estiver motivado, que busque dentro de si o brio para cumprir a promessa que fez a si mesmo, com DISCIPLINA E CARÁTER, dois elementos cruciais da liderança. Na falta da motivação, lance mão da disciplina e faça o que precisa ser feito.” 

Se sentir desmotivado é seu direito também. Ninguém está 100% motivado 24 horas por dia durante toda sua existência, percebe?

Mas há um cenário de risco: quando a falta de motivação se torna maior, mais relevante, que o seu projeto de vida, minando suas ações. Isso poderá lhe custar muito caro, como um burnout ou um boreout ou coisa pior.

“Por isso eu digo: construa o seu projeto de vida, o seu maior projeto. Seja o líder de sua vida e inspire-se em outros líderes numa relação de interdependência. Motivação é direito; disciplina é dever.”

Fez sentido pra você ?  Então você certamente se beneficiará das minhas palestras. Entre em contato com o time da Palestras de Sucesso e conheça mais sobre meu trabalho. Até a próxima! 

Quero conhecer as palestras de Luiz Binato e levá-lo para meu evento e empresa! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes