Mitomania no ambiente corporativo: como lidar com essa questão – Por Igor Duarte

A mitomania é uma compulsão por mentiras. Assim como algumas pessoas têm compulsões alimentares, ou relacionadas ao uso de entorpecentes, o mitômano mente para fugir da sua realidade ou melhorá-la. Ele mente para se sentir aceito.

Algumas mentiras são contadas para não magoar as pessoas ou para conviver bem em sociedade. Mas o que acontece quando essa prática sai do controle e evolui para a mitomania? O Dr. Igor irá esclarecer suas dúvidas ao longo desse artigo. Confira!

Mitomania no ambiente corporativo: como identificar

A mitomania é uma doença no qual o indivíduo fala mentiras compulsivamente. O mitômano não se vê como uma pessoa “problemática”, mas existe um ponto principal que ajuda a identificá-lo, que é justamente a quantidade de fantasias. Há muita fantasia na história, com pontos de realidade. Porém, as fantasias são muito extremas, nas quais o mitômano sempre se sai como o herói da história. Depois de identificar esse quadro, qual medida deve ser tomada? Veja a seguir.

Mitomania no trabalho: entenda o que fazer 

As mentiras que o mitômano conta não necessariamente irão beneficiá-lo. Ele conta mentiras, uma atrás da outra, e a vida dele gira em torno dessa prática. Para o mitômano, esse comportamento é normal. Por isso, ele não procura ajuda. 

Dessa forma, para fazer algo por seu colega de trabalho, é necessário que primeiro que ele perceba que precisa de ajuda, para que você possa indicá-lo a uma consulta com o psiquiatra. Essa é a parte difícil, pois, geralmente, os mitômanos chegam em um consultório psiquiátrico quando a situação já saiu totalmente do controle. 

Não confronte-o, acolha-o. Se ele não é capaz de admitir que possui esse vício, você pode conversar com a família do mitômano, para que tome todas as providências necessárias.

Conclusão

Você conhece alguém que se interessa por esse tipo de assunto? Então compartilhe com ele esse conteúdo, para que cada vez mais pessoas se informem sobre essa doença e possam ajudar mais pessoas. 

As palestras do Dr. Igor Duarte ajudam a cuidar da saúde mental dos seus colaboradores 

Fisioterapeuta de formação, o palestrante de sucesso, Dr. Igor Duarte, se destaca no mercado por dedicar sua carreira ao ensino e à pesquisa. Especialista em Neurociências e Geriatria, é mestre em imagens médicas, fato que o torna habilitado em ensinar métodos de diagnóstico e doenças para os cursos da saúde nos níveis de graduação e pós-graduação.

Quero uma palestra do Igor Duarte agora! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes