Afinal, o que fazer para melhorar o atendimento ao cliente na empresa? – Bruno Gonçalves

Você sabe o que fazer para melhorar o atendimento ao cliente? Sendo uma das formas mais diretas do contato com o consumidor, o atendimento ao cliente é uma área que deve ser olhada com muita atenção.

Afinal, ela é a responsável pelo fortalecimento da relação entre cliente e empresa, além da satisfação e fidelização dos mesmos.

Pensando nisso, no artigo de hoje reunimos algumas dicas fundamentais que ajudarão você a melhorar o atendimento ao cliente do seu negócio. Continue a leitura!

A importância do atendimento ao cliente

A satisfação dos clientes não é e, muito menos deveria ser, um serviço adicional. Qualquer empresa que deseja continuar ativa e competitiva tem que ter claro o seguinte: satisfazer seu consumidor é sua obrigação!

Isso porque o atendimento ao cliente é uma parte vital do seu negócio e possui benefícios como:

  • Aumento da confiança e dos consumidores fiéis ao seu produto;
  • Redução de custos, uma vez que reter um cliente sai mais barato do que conquistar um novo;
  • Reconhecimento da sua marca via boca a boca;
  • Fidelização de clientes que obtiveram uma excelente experiência, etc.

Mas, quais são as ações práticas para melhorar o atendimento ao cliente?

O que podemos fazer para melhorar o atendimento ao cliente?

Para melhorar o atendimento ao cliente, gestores e colaboradores possuem papéis diferentes.

No caso dos colaboradores, eles podem, dentro de suas possibilidades, aprimorar seu atendimento ao seguir a sequência: Sorrir, Ouvir, Perguntar, Resolver e, por fim, Surpreender:

  • Sorrir: inicie o atendimento de forma positiva com um sorriso;
  • Ouvir: ouça atentamente as necessidades do cliente e o que ele tem a dizer;
  • Perguntar: faça perguntas adicionais para compreender exatamente suas demandas;
  • Resolver: resolva o problema, seja através da solução de uma reclamação ou oferta do produto adequado, de forma rápida;
  • Surpreender: proporcione um “algo a mais” que deixe o cliente encantado.

Já em relação aos gestores, eles podem contribuir para um atendimento ao cliente excepcional ao treinar seus colaboradores

Lembre-se: seus funcionários são como a “galinha dos ovos de ouro” da empresa, afinal, são eles quem têm contato direto com o cliente.

Por isso, treiná-los garantirá um atendimento de qualidade e uma experiência mais positiva para o cliente.

Quais outras dicas para melhorar o atendimento ao cliente você adicionaria à lista? Conte nos comentários!

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