Você sabe o que fazer para melhorar o atendimento ao cliente? Sendo uma das formas mais diretas do contato com o consumidor, o atendimento ao cliente é uma área que deve ser olhada com muita atenção.
Afinal, ela é a responsável pelo fortalecimento da relação entre cliente e empresa, além da satisfação e fidelização dos mesmos.
Pensando nisso, no artigo de hoje reunimos algumas dicas fundamentais que ajudarão você a melhorar o atendimento ao cliente do seu negócio. Continue a leitura!
A importância do atendimento ao cliente
A satisfação dos clientes não é e, muito menos deveria ser, um serviço adicional. Qualquer empresa que deseja continuar ativa e competitiva tem que ter claro o seguinte: satisfazer seu consumidor é sua obrigação!
Isso porque o atendimento ao cliente é uma parte vital do seu negócio e possui benefícios como:
- Aumento da confiança e dos consumidores fiéis ao seu produto;
- Redução de custos, uma vez que reter um cliente sai mais barato do que conquistar um novo;
- Reconhecimento da sua marca via boca a boca;
- Fidelização de clientes que obtiveram uma excelente experiência, etc.
Mas, quais são as ações práticas para melhorar o atendimento ao cliente?
O que podemos fazer para melhorar o atendimento ao cliente?
Para melhorar o atendimento ao cliente, gestores e colaboradores possuem papéis diferentes.
No caso dos colaboradores, eles podem, dentro de suas possibilidades, aprimorar seu atendimento ao seguir a sequência: Sorrir, Ouvir, Perguntar, Resolver e, por fim, Surpreender:
- Sorrir: inicie o atendimento de forma positiva com um sorriso;
- Ouvir: ouça atentamente as necessidades do cliente e o que ele tem a dizer;
- Perguntar: faça perguntas adicionais para compreender exatamente suas demandas;
- Resolver: resolva o problema, seja através da solução de uma reclamação ou oferta do produto adequado, de forma rápida;
- Surpreender: proporcione um “algo a mais” que deixe o cliente encantado.
Já em relação aos gestores, eles podem contribuir para um atendimento ao cliente excepcional ao treinar seus colaboradores.
Lembre-se: seus funcionários são como a “galinha dos ovos de ouro” da empresa, afinal, são eles quem têm contato direto com o cliente.
Por isso, treiná-los garantirá um atendimento de qualidade e uma experiência mais positiva para o cliente.
Quais outras dicas para melhorar o atendimento ao cliente você adicionaria à lista? Conte nos comentários!