Corrupção na empresa é um tema a cada dia mais difundido, tanto no cenário corporativo quanto na sociedade em geral. A preocupação se justifica e a busca em combater e instituir medidas para evitar que ela ocorra, é (ou deveria ser), incessante.
Contudo, algumas empresas ainda “pecam” em ignorar essa dor e não adotar o uso de dispositivos fundamentais, como compliance , por exemplo.
Sabemos que práticas fora da legalidade, via de regra, comprometem até mesmo a continuação das atividades em uma empresa, portanto, se trata de um mal que deve ser combatido e extirpado das corporações sérias.
Como lidar com essa problemática? De que maneira podemos evitar a corrupção na empresa? É sobre isso que nosso maior especialista no tema, o palestrante Dr. Vander Andrade, aborda no post de hoje aqui no blog da Palestras de Sucesso. Confira a seguir.
Corrupção na empresa: qual é o conceito de corrupção?
Por mais básico que seja compreender o conceito de corrupção, é sempre de bom tom retomarmos para que não paire dúvidas:
Corrupção é uma conduta amparada em gestos ilícitos, bem como no abuso do poder com o intuito de angariar ganhos pessoais. Isso se traduz em ações como:
- suborno;
- lavagem de dinheiro;
- roubo de informação;
- roubo de ativos;
- favorecimento de fornecedores e parceiros.
O potencial destrutivo da corrupção é imenso, podendo destruir todo o negócio quando não é identificada e combatida.
Sobre o tema, tenho um post que fala exatamente sobre o que é a corrupção na empresa, veja no link:
O que é a corrupção empresarial? – Por Dr. Vander Andrade
Como evitar a corrupção na empresa?
Hã algumas medidas básicas que o gestor deve adotar em um negócio, com a finalidade de evitar que haja espaço para a instauração de práticas corruptas na organização, como por exemplo:
- Adoção de um código de conduta, com direitos e deveres, bem como as diretrizes e normas internas que devem ser seguidas por todos que atuam na empresa;
- Um canal de denúncias, com o intuito e preservar os funcionários a não se constrangerem ao relatar atos ilícitos de outros colegas;
- Realização de treinamentos abordando o quanto é nocivo adotar gestos de corrupção.
Os três tópicos acima podem compor o conjunto de práticas de compliance na empresa.
Tais práticas ajudam a manter a empresa em conformidade com normas e leis, além de trazer uma melhor reputação e imagem da instituição. Assim, a empresa pode usufruir de maior segurança jurídica e executar a manutenção do negócio no mercado em que atua.
Eu fi um post sobre compliance, o qual convido você a realizar a leitura no link a seguir:
A importância de praticar compliance na empresa- Por Dr. Vander Andrade
Se você percebeu que precisa tomar uma atitude em relação às questões tratadas no post de hoje, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudar.
As palestras de Dr. Vander Andrade são cativantes e necessárias
Dr. Vander Andrade é um profissional da área do Direito, que também é professor e especialista em palestras para empresas. Além disso, seu domínio no assunto é impressionante, com uma didática espetacular. Visite o perfil de Dr. Vander Andrade e se impressione!