Maneiras de evitar a corrupção na empresa- Por Dr. Vander Andrade

Corrupção na empresa é um tema a cada dia mais difundido, tanto no cenário corporativo quanto na sociedade em geral. A preocupação se justifica e a busca em combater e instituir medidas para evitar que ela ocorra, é (ou deveria ser), incessante. 

Contudo, algumas empresas ainda “pecam” em ignorar essa dor e não adotar o uso de dispositivos fundamentais, como compliance , por exemplo.

Sabemos que práticas fora da legalidade, via de regra, comprometem até mesmo a continuação das atividades em uma empresa, portanto, se trata de um mal que deve ser combatido e extirpado das corporações sérias.

Como lidar com essa problemática? De que maneira podemos evitar a corrupção na empresa? É sobre isso que nosso maior especialista no tema, o palestrante Dr. Vander Andrade, aborda no post de hoje aqui no blog da Palestras de Sucesso. Confira a seguir.

Corrupção na empresa: qual é o conceito de corrupção? 

Por mais básico que seja compreender o conceito de corrupção, é sempre de bom tom retomarmos para que não paire dúvidas:

Corrupção é uma conduta amparada em gestos ilícitos, bem como no abuso do poder com o intuito de angariar ganhos pessoais. Isso se traduz em ações como:

  • suborno;
  • lavagem de dinheiro;
  • roubo de informação;
  • roubo de ativos;
  • favorecimento de fornecedores e parceiros.

O potencial destrutivo da corrupção é imenso, podendo destruir todo o negócio quando não é identificada e combatida.

Sobre o tema, tenho um post que fala exatamente sobre o que é a corrupção na empresa, veja no link:

O que é a corrupção empresarial? – Por Dr. Vander Andrade

Como evitar a corrupção na empresa? 

Hã algumas medidas básicas que o gestor deve adotar em um negócio, com a finalidade de evitar que haja espaço para a instauração de práticas corruptas na organização, como por exemplo:

  • Adoção de um código de conduta, com direitos e deveres, bem como as diretrizes e normas internas que devem ser seguidas por todos que atuam na empresa;
  • Um canal de denúncias, com o intuito e preservar os funcionários a não se constrangerem ao relatar atos ilícitos de outros colegas;
  • Realização de treinamentos abordando o quanto é nocivo adotar gestos de corrupção.

Os três tópicos acima podem compor o conjunto de práticas de compliance na empresa. 

Tais práticas ajudam a manter a empresa em conformidade com normas e leis, além de trazer uma melhor reputação e imagem da instituição. Assim, a empresa pode usufruir de  maior segurança jurídica e executar a manutenção do negócio no mercado em que atua. 

Eu fi um post sobre compliance, o qual convido você a realizar a leitura no link a seguir:

A importância de praticar compliance na empresa- Por Dr. Vander Andrade

Se você percebeu que precisa tomar uma atitude em relação às questões tratadas no post de hoje, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudar.

As palestras de Dr. Vander Andrade são cativantes e necessárias

Dr. Vander Andrade é um profissional da área do Direito, que também é professor e especialista em palestras para empresas. Além disso, seu domínio no assunto é impressionante, com uma didática espetacular. Visite o perfil de Dr. Vander Andrade e se impressione! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes