Liderança feminina: confira o que podemos aprender com outras mulheres- Por Isabella Barros

Liderança feminina no cenário corporativo é inegavelmente uma forte tendência e segue em expansão, ainda que o cenário demonstre a desigualdade em relação ao gênero masculino.

Com essa crescente, uma série de mulheres inspiradoras nos negócios surgem no mercado, trazendo lições de empoderamento e ressaltando características marcantes de suas respectivas gestões.

Uma dessas inspirações femininas é exatamente nossa mais do que especial palestrante, Isabella Barros, afroempreendedora que tem arrancado elogios por onde passa. No post de hoje ela nos fala um pouco mais sobre o que podemos aprender com as incríveis mulheres que atuam no papel de líderes. Confira! 

Liderança Feminina: algumas estatísticas sobre as mulheres no mundo dos negócios

Globalmente, apenas 29% de todos os cargos de gestão sênior são ocupados por mulheres. Esse número foi o mesmo em 2019 e 2020. Embora seja o mais alto da história, ainda há um longo caminho a percorrer.

Todos sabemos a importância do empoderamento feminino e no quanto é importante que as mulheres adotem uma postura de sororidade, dentro e fora do cenário corporativo.

O lema “levante outras mulheres” nunca fez tanto sentido, sobretudo em uma sociedade que ainda se mostra tão desigual em relação ao gênero, classe social, cor da pele, etc. 

A realidade é que a economia global está contando com o crescente  mercado de negócios liderados por  mulheres, e vários estudos provaram que eles têm melhor desempenho do que aqueles capitaneados pelos homens. 

Não acredita? Então veja abaixo algumas estatísticas publicadas pelo portal Norte Americano Fundera:

  • Os EUA têm 12,3 milhões de empresas pertencentes às mulheres;
  • Os negócios de propriedade de mulheres nos Estados Unidos geram US $ 1,8 trilhão por ano;
  • 40% das empresas americanas são propriedade de mulheres;
  • As mulheres iniciaram 1.821 novos negócios líquidos todos os dias no ano passado;
  • 64% dos novos negócios pertencentes a mulheres foram iniciados por mulheres negras em 2020;
  • Os negócios pertencentes a mulheres latinas cresceram mais de 87% .
  • Empresas privadas de tecnologia lideradas por mulheres alcançam um ROI 35% maior;
  • As empresas fundadas por mulheres no portfólio da First Round Capital superaram as empresas fundadas por homens em 63%.

Contra fatos, não há argumentos, não é mesmo? 

Lições que todos podem e devem aprender com mulheres inspiradoras nos negócios 

O portal Guider publicou uma série de depoimentos e lições de liderança feminina que valem a pena uma leitura  com  maor atenção. Adaptei as falas dessas incríveis mulheres e fiz uma livre tradução, trazendo a essência das experiências comentadas por líderes femininas que estão fazendo a diferença nas empresas me que atuam, confira:

Jennifer Unsworth – fundadora e CEO, Tidy Tot

Liderança não tem absolutamente nada a ver com cargo ou autoridade hierárquica, é tudo uma questão de atitude. Eu tive essa lição lembrada para mim duas vezes em minha carreira – mais recentemente de nossa gerente de relações-públicas freelance. Ela não é empregada pela empresa, ela trabalha como freelance, mas seu compromisso, tenacidade e entusiasmo em nosso nome são palpáveis. Ela me lembrou “Eu não faço isso pelo negócio, eu faço isso por você”. 

Liderança envolve corações e mentes – fazer com que sua equipe deseje o sucesso para você; se esforçar porque eles sabem que isso fará alguma diferença para você – é uma sensação incrível.

Por isso, seja verdadeira consigo mesma. Vulnerabilidade e honestidade são uma vantagem na liderança; sem isso, você nunca será capaz de influenciar os outros ao seu redor.

Virginia Stagni – Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Financial Times 

Vindo de uma família de baixa renda, com 3 empregos ao mesmo tempo e com bolsa de estudos, sempre tive que ter espírito de empreendedora. Acho que é fundamental ser inteligente para encontrar o seu caminho. Mas também aprendi que é importante não esquecer de onde você vem. 

Minha lição é: não há nada mais poderoso do que ser capaz de retribuir. Quando você chega em uma posição de liderança, tente recriar a oportunidade que você teve quando chegou nessa função. Ofereça oportunidades para outras mulheres e sempre dê o devido crédito. É fundamental apoiar e reconhecer outras mulheres no ambiente corporativo e na vida. É essencial assumir como sua responsabilidade e missão pessoal, criar um ambiente onde as mulheres sejam apoiadas e empoderadas.

Sarah Walker-Smith – CEO, Shakespeare Martineau

A liderança não é sobre um trabalho, uma função ou um status. É sobre ter algo em que você acredita e usar isso para inspirar os outros a quererem ser o melhor que podem ser.

Para fazer isso você tem que ser autêntica e consistente! Isso precisa se aplicar às palavras e ações; para os bons e os maus momentos. Nem todo mundo vai gostar de você ou do que você faz, mas isso é mais fácil de suportar se você se mantiver fiel aos seus próprios valores e souber que está fazendo a coisa certa alinhada ao seu propósito.

Isabella Barros – Palestrante e Afroempreendedora

Curtiu essa dose de inspiração? Motivador, não é mesmo? Então, que tal colocarmos todos esses ensinamentos em prática agora mesmo? 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes