Inteligência emocional: dicas que vão ajudar você e seu time- Por André Ravani

Inteligência emocional nos negócios é mais do que uma habilidade. É uma maneira de empoderar-se e empoderar sua equipe de trabalho, no sentido de lidar melhor com situações conflituosas e desafiadoras.

Além disso, ao desenvolver e aprimorar a inteligência emocional, o indivíduo passa também a trabalhar questões como o autoconhecimento, outra ferramenta crucial para evoluir na carreira e esfera pessoal.

Nosso palestrante de sucesso, André Ravani, traz no artigo de hoje, algumas dicas que vão ajudar você que é líder e você que é colaborador e membro da equipe, no sentido de avançar neste sentido. Acompanhe a seguir, vale a leitura! 

Inteligência emocional nos negócios: é um dever desenvolver, caso você deseje ser bem-sucedido em seus projetos

Você pode ser um líder atualmente, ou um colaborador que pretende, em determinado momento, chegar até um cargo de liderança, correto? 

Independentemente de qual seja sua posição agora na empresa em que atua, a inteligência emocional, no relacionamento interpessoal, nas negociações, é fundamental para você colher os melhores frutos em suas relações.

Mais precisamente em relação aos colaboradores de uma empresa, eu percebo que em boa parte das vezes, eles nutrem aquele sentimento de querer fazer parte do negócio. 

Neste ponto, motivação e inteligência emocional se complementam. Todo funcionário é uma peça fundamental para o processo de fazer uma empresa funcionar. Assim sendo, o gestor e líder, deve investir nesse funcionário, lançando estratégias capazes de engajá-lo, de motivá-lo e aperfeiçoá-lo em suas habilidades e soft skills.

Lembre-se: é um dever de todo profissional que deseja sem bem-sucedido em sua carreira, trabalhar e aprimorar suas habilidades, dentre a quais, a inteligência emocional, segundo a minha visão, merece uma atenção ainda mais especial.

Sendo assim, a seguir, deixo algumas dicas que vão ajudar o seu time, em relação ao tema. 

Dicas de inteligência emocional para sua equipe 

A inteligência emocional é a considerada como a capacidade de entender os sentimentos e a maneira que eles moldam pensamentos e ações. 

Pessoas com alta inteligência emocional conseguem perceber seus próprios sentimentos, bem como os dos outros. Eles podem antecipar como suas ações podem afetar outras pessoas. Quando um indivíduo trabalha constantemente essa habilidade, consegue ainda usar a compreensão de suas próprias emoções para tomar decisões e forma mais assertiva.

Algumas dicas sobre inteligência emocional para a liderança e  equipe:

  • Parta dando o exemplo dos próprios gestores e líderes;
  • Invista na cultura de feedback;
  • Estabeleça na empresa, formas inovadoras e criativas para administrar o estresse;
  • Tenha boas estratégias de incentivo à autorreflexão;
  • Disponibilize treinamentos e palestras que contribuam com a saúde mental e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e mesmo lideranças.

Como a sua empresa enxerga a questão da inteligência emocional nos negócios e no relacionamento interpessoal e trabalho em equipe? Me conte, eu certamente poderei lhe ajudar. Até a próxima! 

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

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