Gestão da Inteligência Emocional: até que ponto ela influencia o sucesso de uma pessoa?- Por Luiz Binato

Inteligência Emocional: o quanto ela é importante em sua vida? Sabemos que as habilidades sociais, caso da empatia, integridade e sobretudo a  Inteligência Emocional, têm altíssima demanda no ambiente corporativo, consideradas como essenciais para o futuro do trabalho.

Além disso, essas competências emocionais e sociais já são apontadas como um diferencial competitivo para as empresas. 

Contudo, a temática vai muito além de ser uma tendência no cenário corporativo. Na verdade, a Gestão da Inteligência Emocional pode, de fato, interferir e influenciar em nossos resultados, não somente na esfera profissional, como também no campo pessoal.

Sendo assim, fica aqui a pergunta: até que ponto o sucesso de um indivíduo pode ser influenciado pela forma como ele lida com as emoções, não somente dele, como também daqueles que os cerca?

O nosso palestrante de sucesso, sensação do ano, o mestre Luiz Binato traz algumas considerações pra lá de relevante sobre o assunto no blog de hoje. Continue a leitura e confira, está imperdível!

Gestão da Inteligência Emocional: emoção é aquilo que nos move

“Num mundo repleto de estímulos, desenvolver a Inteligência Emocional torna-se um tema cada vez mais emergente.”- Luiz Binato  

O que te move?

O que te faz ir para aquele determinado ponto que você deseja? 

Emoção. Nela reside a gênese dos nossos comportamentos. Seja na busca por algo prazeroso, seja no escapismo para evitar a dor, o ponto de partida é sempre ela, a emoção.

De certa forma, podemos dizer que a dualidade prazer x dor é a chave de ignição sendo girada para ligar o motor que nos faz partir rumo a estrada desejada.

Pode reparar: você está em uma empresa onde não há espaço para crescer, onde as pessoas estão desmotivadas, o clima tenso e pesado. Você quer sair de lá, certo? Você então faz um movimento.

Você sabe que há uma outra empresa que é reconhecida exatamente por ter um clima organizacional altamente positivo, uma empresa que valoriza seus colaboradores, líderes, vendedores, gestores, independentemente da posição que ocupam. Lá é ótimo. Logo, você quer se movimentar para lá.

Levantados os dois cenários acima, vale destacarmos o que é a tal da Inteligência Emocional, certo? Como falei na entrevista que concedi ao site:

“Inteligência Emocional significa saber lidar com as emoções à medida que elas surgem, as próprias e as do outro. Porém, vale lembrar que as emoções nascem de nossas interpretações das experiências que temos ao longo da vida.” 

Gestão da Inteligência Emocional: descubra a seguir um fator que pode determinar uma existência bem-sucedida

“Sua qualidade de vida está diretamente ligada a sua qualidade emocional”

Será que uma pessoa com um passado “pesado”, com eventos “ruins”, pode “ser” feliz?

Me fizeram esta indagação certa vez. A resposta? Bem, eu costumo dizer que o seu passado não é fonte de certeza. Mais ainda: não se define ninguém pelo seu passado.

“O que está no passado foi o evento ocorrido, mas o significado do evento você pode reformular, ressignificar, e isso é possível quando você tem um modelo mental treinado para fazer esse processo de ressignificação.”

Ou seja, é essencial que o indivíduo busque ao máximo, alinhar sua forma de pensar com a forma de sentir. Isso pode ser o fator determinante para uma existência  mais feliz e bem-sucedida, conforme as crenças de sucesso e felicidade que cada um de nós nutre. 

Para concluir nossa conversa de hoje, deixo abaixo um presente. Nos falamos no próximo post, mas até lá, me conte: como você tem feito para lidar com as emoções? Um grande abraço e obrigado pela sua companhia até aqui.

Trabalhe a Gestão da Inteligência Emocional e transforme sua organização com as palestras de Luiz Binato

Trabalho em equipe de baixo desempenho?  Colaboradores e líderes que não sabem lidar com as emoções no âmbito corporativo e pessoal? Essas são algumas das questões que o consultor e exímio palestrante Luiz Binato aborda em suas consultorias e palestras.

Se sua organização opera em cenário semelhante, não hesite em contactá-lo. Agende uma palestra de Luiz Binato e impulsione a transformação da sua equipe agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes