Como fortalecer a Cultura Organizacional da sua empresa?- Por Luiz Becker

Por qual motivo você acredita ser relevante fortalecer a cultura organizacional da sua empresa? Ou você ainda não parou para pensar nisso? Quem visa ter um negócio de sucesso, deve antes de mais nada, se atentar à cultura do negócio, ou seja, os valores e missão da organização. Afinal, sem ter tais conceitos bem definidos, se torna praticamente impossível promover ao mercado, produtos e serviços de alto nível, um marketing revolucionário e mesmo manter seu negócio com as vendas em alta. 

Descubra no artigo de hoje, do nosso mestre no tema, o Prof. Luiz Becker, como fortalecer a cultura organizacional e seus benefícios.

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Fortalecer a cultura organizacional da sua empresa: tenha colaboradores dedicados e comprometidos com os valores e a missão da organização

Me diga uma coisa: quem torna possível para uma empresa, executar serviços com maestria? Produzir os melhores produtos? Otimizar as vendas, fidelizar clientes, dentre tantos outros parâmetros considerados para mensurar o sucesso de uma empresa? 

Certamente, toda a equipe, os profissionais que lá atuam, os colaboradores.

Para tanto, eles precisam estar identificados com a causa do negócio. Engajamento e motivação são fatores atrelados aos valores que a sua empresa compartilha com eles, compreende? 

São os colaboradores dedicados e comprometidos com os valores e a missão da organização, que fazem a coisa, de fato, acontecer. E isso depende sobretudo, da cultura organizacional do seu negócio. Daí o motivo pelo qual, você deve considerar fortemente fortalecê-la.

Cultura organizacional da empresa: enxergue seus funcionários como espinha dorsal da empresa

Imagine um time insatisfeito. Certamente, as diversas faces da sua empresa sofrerão um impacto negativo. E o que torna um time, insatisfeito? Muitas são as causas:

  • Liderança que não presta suporte, tampouco inspira;
  • Cultura organizacional enfraquecida;
  • Falta de feedback ou feedbacks sem assertividade;
  • Péssima comunicação, enfim, a lista é enorme.

Por outro lado, um local de trabalho onde os funcionários estão engajados, sentem que são apoiados pela gerência e podem colaborar com outros departamentos, é outra história, certo? 

Isso contribui com a empresa, no sentido de até mesmo reter seus principais funcionários, e ainda por cima, atrair novos talentos para a equipe.

Conforme  estudo internacional recente,77% dos adultos entrevistados consideraram a cultura de uma empresa antes de se candidatarem a um cargo.

Mas, o que é cultura da empresa?

Digamos que a cultura da empresa  nada mais é do que o “jeito de ser” dela. A cultura expressa os valores e crenças de uma organização por meio de suposições compartilhadas e normas de grupo no local de trabalho. 

Ou seja, se trata de um  sistema de crenças compartilhadas, com as quais os colaboradores têm valores semelhantes. 

Ela pode incluir vários elementos dentro do negócio:

  • O ambiente de trabalho;
  • Declaração de missão da empresa e valores fundamentais;
  • Estilo de gestão e ética no local de trabalho, etc. 

As vantagens de uma cultura fortalecida, de maneira bem resumida, são:

  • Maior retenção de funcionários;
  • Imagem positiva da empresa;
  • Maior eficiência e  produtividade;
  • Espírito de cooperação.

De que forma posso fortalecer a cultura organizacional da empresa? 

Fortalecer a cultura organizacional da empresa implica em envolver diversos aspectos da organização. Algumas dicas para potencializar a cultura no negócio, a seguir:

  • Mostre claramente ao time que é fundamental o envolvimento de cada membro da equipe.Dê espaço para que eles participem mais, compartilhem seus  pensamentos durante as discussões sobre a cultura da empresa e durante as operações da empresa;
  • Dê o exemplo. Do fundador, CEO, dentre outros executivos, todos devem estar alinhados à cultura, caso contrário, os demais funcionários não terão um parâmetro a seguir, tampouco enxergarão coerência;
  • Desde os departamentos, iniciativas, processos, tudo deve estar alinhado, no sentido de apoiar a cultura da empresa;
  • Mantenha-se transparente em todas as negociações;
  • Construa confiança com sua equipe sendo sempre claro sobre tudo o que acontece nos bastidores do negócio;
  • Celebre as vitórias de todos e reconheça as conquistas. Quando a empresa tem uma conquista, todos devem usufruir dessa vitória;
  • Invista na flexibilidade. Hoje, isso é uma necessidade crescente no local de trabalho. Demonstre compreensão, isso fará a diferença;
  • Dê mais responsabilidade. Mostre que você confia e acredita no time. 

Espero que o conteúdo de hoje tenha ajudado de alguma forma a clarear as coisas no seu negócio. Se ficaram dúvidas, não perca tempo, me manda uma mensagem aqui nos comentários. Aproveite e conheça minhas palestras sobre o tema, com soluções práticas e de aplicação imediata ao seu negócio. 

Te vejo em minhas palestras, um grande abraço do seu sempre amigo, Luiz Becker! 

As palestras de Luiz Becker trazem grandes ensinamentos para o mundo corporativo

Luiz Becker é bacharel em Direito e professor renomado da Fundação Getulio Vargas. Somado a isso, tem Mestrado em Administração e já recebeu mais de 15 prêmios. Suas palestras são de ótima didática e transformadoras.

Por isso, visite o perfil de Luiz Becker e o contrate agora mesmo! 

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