Filmes e séries que todo líder deve assistir- Por Coronel Frederico Caldas

Filmes e séries transmitem muitas vezes, bem mais do que o simples entretenimento. Na verdade, a sétima arte e a interpretação podem incluir lições ricas e relevantes sobre relacionamento humano, trabalho em equipe e liderança, entre tantas outras coisas.

Uma boa alternativa para quebrar a rotina e assimilar lições no âmbito corporativo, é escolher um dia no mês, por exemplo, para usar um espaço do tempo de trabalho para assistir com a equipe, filmes que trazem temáticas relacionadas com a liderança, comunicação, etc. 

Partindo deste princípio, hoje quero compartilhar com vocês duas dicas, uma de filme e outra de série, que indico muito para você líder, assistir, e se possível, junto com sua equipe.

São conteúdos que empolgam, contagiam, e despertam muitas vezes, habilidades dentro de nós que sequer conhecíamos.

Pegue sua pipoca, apague a luz e boa sessão!

Séries para líderes e equipes: Vikings

Conforme declarei em minha entrevista aqui mesmo para a Palestras de Sucesso:

“Gosto muito da série “Vikings”, uma saga fascinante, que conta a história das conquistas dos povos nórdicos, cuja figura mitológica de Ragnar Lothbrok é um exemplo de liderança estratégica, coragem, empatia e resiliência. Imperdível!!

Indo um pouco mais a fundo, ao analisarmos o impulso inerente, a dedicação e a curiosidade de Ragnar Lothbrok, notamos que uma boa parte  das qualidades de liderança do líder pré-medieval são relevantes até hoje. 

Posso pontuar algumas de suas qualidades, que podem inspirar tanto a liderança da empresa, quanto aqueles que tem como meta, subir de cargo e alavancar a carreira:

  • Tenha ambição e saiba se comunicar

Ragnar tinha um nível de ambição elevadíssimo. Contudo, o que torna tudo mais interessante é que ele nunca teve a ambição de se tornar um governante ou um tirano. Em vez disso, seu sonho sempre foi fazer uma jornada para descobrir o Ocidente desconhecido.

Sua ambição foi motivada pelo descontentamento. Ele queria mais, e para tanto, sabia que precisava visitar e aprender com outros lugares além daqueles que conhecia. Ele foi motivado por um desejo profundo de fazer coisas que os outros nem sequer pensariam em tentar. Com essa qualidade, ele também conquistou apoiadores leais. O que é bem natural, haja vista que quando vemos indivíduos perseguindo ativamente seus sonhos, não podemos deixar de encorajá-los ou até mesmo de nos juntar a eles.

Somando-se a isso, suas habilidades de comunicação, ele foi naturalmente subindo na hierarquia.

A lição que podemos tirar  aqui é que você só pode realmente crescer se seus objetivos forem genuínos e poderosos o suficiente para mantê-lo motivado. Raramente as pessoas que buscam ambições superficiais e materialistas se sentem completas. E raramente as pessoas ao redor se tornam fiéis a eles.

  • A busca pelo conhecimento deve ser constante 

Há uma frase proferida por Ragnar, que é extremamente impactante:

“Odin deu seu olho para adquirir conhecimento, mas eu daria muito mais.”

No portal Series Commitment, em uma análise da série, eles dizem o seguinte (livre tradução do inglês):

“Na primeira temporada dos Vikings , Ragnar se sente descontente após uma sequência de incursões decepcionantes no leste que mal colocam comida na mesa para seus parentes. Ele desejava mais. Ele não tinha ideia do que o esperava no Ocidente, porque tinha ouvido apenas mitos e rumores sobre isso. No entanto, ele queria ver e descobrir o Ocidente.”

  • Sua curiosidade o levou a aprender mais. Mas, para cruzar o grande mar, ele precisaria de uma viagem que pudesse resistir à força do oceano e um meio de navegar com segurança. No entanto, ele era apenas um fazendeiro comum, sem experiência em construção naval e navegação. Mas Ragnar adquiriu o conhecimento necessário. Ele contratou Floki, o construtor naval e engenheiro especialista, para construir um navio que pudesse fazer a viagem, e ele conseguiu encontrar uma maneira de navegar com maestria de forma segura e precisa.”

O que tudo isso nos mostra? Primeiro, que você, como líder, jamais deve se achar capaz de fazer tudo sozinho. Você precisa reconhecer a importância daqueles que tem muito a te ajudar. Outra  lição aqui é que quanto maior o objetivo, mais conhecimento você precisa buscar. E a melhor maneira de garantir isso é buscar conhecimento incessantemente. O conhecimento é o que o ajudará a superar os momentos difíceis e a cumprir as metas individuais e organizacionais.

Estude, faça cursos, workshops, palestras. Contrate palestras para o evento da sua empresa, que tragam mais conhecimento para seus colaboradores, isso fará sempre a diferença.

Filmes para líderes 

Conforme consta na minha entrevista:

“De filmes, gosto bastante de “Um Senhor Estagiário”, que retrata a importância de saber lidar com as diferenças, de aliar experiência à sua equipe e de criar diversidade no ambiente de trabalho. Muito útil para repensar o preconceito etário em tempos que exigem unir juventude e experiência e demonstram que o conceito “ageless” está mais atual e necessário do que nunca”.

Em síntese, é um filme que fala muito sobre empatia, sobre o quanto um líder deve inspirar e que devemos agarrar as oportunidades e confiar em nossa capacidade.

Confira abaixo um trecho do filme “Um senhor estagiário”:

Agora aproveite e me fala aí: qual filme e série você também indica?

As palestras de Coronel Frederico Caldas são necessárias à sua empresa

Coronel Frederico Caldas é palestrante de sucesso e exímio comunicador. Ele é um verdadeiro exemplo de liderança humanizada, e quer repassar ao público toda sua experiência que é excelente e diferenciada. Certamente, sua empresa precisa de um palestrante como ele. Por isso, visite o perfil do Coronel Frederico Caldas e o contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes