Já parou para pensar na importância de um feedback assertivo em sua empresa?
Considerado como um importantíssimo instrumento de avaliação por desempenho, o feedback atua no sentido de nivelar, comparar e avaliar atividades desenvolvidas por colaboradores e profissionais em geral.
Acontece que algumas vezes essa avaliação pode acontecer de maneira equivocada, o que pode acarretar em diversos danos à equipe, seus gestores e consequentemente à organização como um todo.
Um feedback assertivo é importante sob vários aspectos, sobretudo pelo fato de otimizar a performance da equipe. De que forma isso é possível?
Nossa palestrante de sucesso, Daniela Menezes nos conta, a seguir.
Feedback assertivo promove a melhora da performance
Um feedback realizado de forma assertiva proporcionará a melhora na performance dos colaboradores, trazendo muito mais engajamento e motivação no desenvolvimento das atividades.
Mas como realizar o feedback de maneira correta? Essa é a grande questão entre gestores, por isso, podemos dizer que a assertividade em torno do feedback envolve alguns pontos-chave para o aproveitamento pleno.
Pontos-chave de um feedback assertivo
- Ao realizar um feedback procure não enfatizar os erros, mas comece pelos acertos do colaborador na realização de um trabalho ou serviço;
- Mostre como o profissional pode melhorar em determinado ponto e alcançar melhor resultado;
- Faça com que o colaborador sinta a importância do trabalho que ele realiza, bem como quais resultados são esperados com o desenvolvimento das suas atividades;
- Fale abertamente sobre a análise do resultado na avaliação do colaborador e mostre formas concretas de como ele pode melhorar possíveis pontos negativos;
Um feedback assertivo pode motivar seu colaborador e otimizar a performance
A orientação de como ele pode realizar a atividade de forma mais otimizada é uma das melhores formas de entregar um feedback construtivo ao seu colaborador e identificar possíveis problemas, essa é a ideia.
Por último, pontuo que realizar o feedback de forma respeitosa é uma das atitudes principais para melhorar a performance dos colaboradores no geral.
Ao ter seu trabalho avaliado com respeito proporcionará o engajamento do funcionário.
Os melhores líderes são aqueles que são respeitados por sua equipe. Ao apontar erros e acertos de forma cortês aos seus colaboradores, certamente a avaliação será vista como algo positivo. Pense nisso!
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