Falta de engajamento e comprometimento nas equipes: como lidar com essa questão? – Por Marco Pimenta

Falta de engajamento e comprometimento nas equipes é uma dor na sua empresa? Fato é que a maioria dos funcionários entra em um novo emprego, chegam com os olhos brilhantes e grande entusiasmo.

A princípio, os colegas de trabalho parecem extremamente acolhedores e a liderança, solidária. No entanto, com o passar do tempo, como se fosse uma “fase de lua de mel”, o engajamento começa a diminuir.

E sabemos: funcionários desengajados podem causar grandes problemas na organização. Desempenho inferior, mas atritos e demais problemáticas. Identificar e saber lidar com funcionários desengajados é preciso, mas como lidar com essa questão? 

O mestre palestrante, Marco Pimenta, nos conta agora! Acompanhe! 

Palestras de Sucesso Entrevista Marco Pimenta

Falta de engajamento e comprometimento nas equipes: o que o colaborador precisa para desempenhar bem?

“Costumo dizer a meus clientes corporativos que é mais importante entender o que cada indivíduo precisa para desempenhar seu trabalho, em vez de entender porque as pessoas trocam uma empresa por outra.” – Marco Pimenta 

Baixos índices de engajamento geram altos índices de turnover. Duas situações péssimas para qualquer organização. Por isso, sempre que atendo empresas, procuro mostrar aos gestores que antes de mais nada, é preciso entender e considerar a demanda de cada funcionário. Ou seja, o que ele de fato precisa para ter um bom desempenho, ao invés de focar tão somente no que motiva determinado colaborador a trocar de empresa.

É importante diferenciar os conceitos de engajamento e comprometimento

“Quando trabalho com Mentoria/Consultoria Individuais para ajudar as pessoas a tomarem decisões importantes de carreira sempre peço que me digam os melhores motivos para permanecerem na organização atual e os melhores motivos para sair. É importante diferenciar os conceitos de engajamento e comprometimento.” – Marco Pimenta

O engajamento está ligado a uma atitude de natureza íntima.Se trata daquela força da conexão mental e emocional que transmite o Entusiasmo de alguém pelo seu trabalho.

Já o comprometimento, ele demonstra o Entusiasmo de uma pessoa pela empresa que trabalha. 

Perceba: são conceitos diferentes, mas que, porém, se complementam.

Analisando as questões de engajamento e comprometimento 

Analisando a tão dolorosa falta de Engajamento, a Gestão da empresa precisa entender os reais motivos que levaram seu liderado ao desencanto por suas atividades Os funcionários, quando engajados,  permanecem entusiasmados, satisfeitos e envolvidos em suas tarefas.

“O Engajamento está relacionado a um melhor desempenho. Embora pessoas engajadas provavelmente estejam comprometidas com a organização, os indivíduos comprometidos não estão necessariamente engajados.” – Marco Pimenta

Portanto, funcionários engajados costumam ter um bom desempenho e permanecem motivados e produtivos. Por outro lado,  funcionários que estão apenas comprometidos simplesmente não sairão. 

O engajamento gera identificação, estabelece uma ligação emocional com a organização. Enquanto de outro lado, os funcionários Comprometidos sentem-se obrigados a permanecerem, ou no momento, concluem que custa mais sair do que ficar.

Conclusão

No momento em que líderes e gestores compreendem  as razões da falta de engajamento e comprometimento, podemos tomar melhores decisões, e isso vale até mesmo para nossas próprias carreiras.

“As organizações podem se tornar mais eficazes em melhorar o desempenho em vez de apenas garantir o comprometimento. Por isso a sensibilidade dos Gestores é fundamental para perceberem essa sutil diferença (engajamento x comprometimento) em suas equipes.” – Marco Pimenta

Procure, portanto, compreender a situação por meio de uma comunicação transparente com seu liderado. No diálogo, procure demonstrar a sua preocupação sincera e ao mesmo tempo, valorize a importância da pessoa para a equipe.

Lembre-se:

“Ter objetivos estratégicos é um caminho que tem garantido o resgate do Engajamento de muitos e a descoberta do Comprometimento por outros. As organizações precisam de Desempenho e os indivíduos precisam de Apoio.” 

Quero o Marco Pimenta no meu evento agora!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes