Certamente, uma das grandes dores relatadas por profissionais de alta performance, é a estagnação na carreira. Aquela sensação de correr sem sair do lugar, sabe? Pois bem, para alguns, num primeiro momento, a “solução” parece ser mudar de carreira e buscar a reinvenção profissional. Contudo, a experiência no cenário corporativo nos mostra que as coisas não são necessariamente assim. Quem nos explica melhor sobre o que fazer e quais estratégias adotar para quebrar a estagnação profissional, é a renomada palestrante de sucesso, Janaina Yara Augusto. Confira!
Estagnação na carreira: você pode atingir resultados diferentes, sem precisar mudar de profissão
Muitos profissionais que me procuram relatam insatisfação com questões similares. Por exemplo:
- Fazer a mesma atividade;
- Permanecer na mesma posição há anos;
- Não conseguir uma promoção;
- Escassez de novos desafios, etc.
Tudo isso faz com que se sintam como se estivessem esquecidos ali na empresa. Daí eu pergunto: já fez algo para mudar esse quadro? E as respostas costumam ser:
“pedi um feedback para meu chefe”, “fiz um curso de atualização”, “espero ser reconhecida(o)”, etc.
Isso é ótimo, porém, de que maneira isso foi feito?
Se você sempre faz a mesma coisa, terá sempre o mesmo resultado
A maneira pela qual você solicita um feedback, bem como as ações e abordagens, são fatores determinantes para conseguir ser bem-sucedido em sua evolução na carreira.É importante que o profissional se questione, em relação aos seguintes fatores:
- Ao solicitar um feedback, demonstrar a intenção e tudo que tem a oferecer para aquela posição, caso seja escolhido (a);
- Falar um pouco sobre suas ideias e experiência;
- Ao fazer um curso de atualização, ampliar o que aprendeu e fazer algo para mostrar esse aprendizado, e não deixar apenas como algo decorativo no currículo.
Eu sei, você espera ser reconhecida(o), mas o que fez para se destacar? Lembre-se que cumprir o horário, prazos, etc. faz parte do seu trabalho, o que te destaca é aquilo que você faz de diferente, algo que vai além do básico, entende?
Pare para pensar e responda honestamente:O que você está fazendo de diferente daquilo que faz há tanto tempo? Se você sempre faz a mesma coisa, terá sempre o mesmo resultado!
Estratégias para avançar em sua trajetória profissional
“Mude sua atitude, como você faz sua entrega e fique atento aos resultados, a resposta de cada ação. A mudança deve ser algo consistente (se você muda por apenas 1 dia pode mostrar que está apenas tendo um dia bom, uma semana boa, se essa mudança é consistente aí sim tenho um profissional reinventado).” – Janaina Yara Augusto
Algumas estratégias para vencer essa barreira da estagnação na carreira:
- Seja resiliente na mudança. Lembrando que resiliência é a capacidade de adaptação, a rapidez com que você se recupera quando algo não sai como esperado, e não apanhar e seguir em frente como um lutador de boxe;
- Faça testes, observe o resultado. Se algo não funcionou bem na sua estratégia, mude rapidamente ou adeque algum ponto, mas siga no objetivo;
- Trabalhe o autoconhecimento, note suas qualidades e pontos a desenvolver. Você só sabe o que tem a oferecer se sabe aquilo que tem dentro de si.
“Quando percebo quem sou consigo olhar para os outros e perceber as qualidades deles, saio daquela zona do achismo e consigo identificar quais habilidades meu colega tem que podem ter contribuído com a promoção que recebeu, aí consigo fazer uma reflexão se preciso desenvolver essas habilidades em mim.” – Janaina Yara Augusto
Perceba que é muito mais palpável ter um modelo que chegou no lugar que você quer chegar e usar como inspiração, não como cópia. Inspire-se sem perder a autenticidade. E é exatamente com o autoconhecimento que se torna possível aguçar a percepção sobre quais habilidades te diferenciam dos demais. Munido desse conhecimento, você se torna então apto a traçar estratégias para se destacar.
Palavras finais
Sempre busque identificar como estão suas relações dentro e fora da equipe. Por exemplo, de que maneira você é visto pelos demais membros do time?
Sua interação é superficial ou muito descontraída com os demais ou você sequer interage?
É de suma importância cuidar dessas relações, afinal, se trata de uma ótima oportunidade para mostrar suas soft skills.
E, finalmente, sempre tenha um objetivo claro.
“Não serve qualquer posição, não serve qualquer atividade. Saiba o seu valor e trabalhe para que seja reconhecido.”
Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua rede.
Se precisar de ajuda para lidar com a estagnação na carreira, saiba que tenho treinamentos, mentorias e palestras sob medida, entre agora mesmo em contato. Um grande abraço e sucesso!