Já ouviu falar em conflito produtivo? Acredite: todo conflito pode ser visto como uma oportunidade para aprender.
Há uma frase que diz: “ Uma situação de discordância, revela muitas vezes um enorme potencial para o crescimento e desenvolvimento.”
Estigmatizado como algo negativo, no artigo de hoje, nossa palestrante de sucesso, Janaina Yara Augusto, nos traz uma perspectiva diferente e enriquecedora que implica em aproveitar-se dos conflitos, Seja para estimular a inovação, ou mesmo para fomentar o ideias para a empresa. Acompanhe!
O conflito na empresa deve ser um momento de reflexão
Vejo muitos conteúdos, de especialistas renomados no mercado, aliás, os quais nutro grande respeito, que de certa forma, “pregam” que é preciso extinguir, evitar ao máximo, os conflitos.
Contudo, hoje quero lhe propor uma outra perspectiva: e se enxergarmos o conflito como algo mais positivo? Me refiro ao tipo de conflito produtivo. Afinal, ele é muitas vezes, um acelerador de mudanças.
Antes de tudo, ao nos depararmos com algum conflito na empresa, nas relações de trabalho em geral, devemos refletir sobre o ocorrido, e não fugir, fingir que nada aconteceu.
Conflito na empresa não é discussão
“Quando percebemos o conflito como algo negativo, algo que temos que fugir, quando nos vemos em uma situação em que existe uma opinião divergente, já remetemos a uma discussão, uma briga e nos preparamos para isso”.
Quantas vezes você já não se viu na situação que descrevi acima? E de pronto, já “levantou suas defesas”, ou ainda se preparou para o ataque, sendo que tudo o que deveria ser feito é uma reflexão daquela situação, do fato em si.
É fundamental separar as emoções, julgamentos em relação a outra pessoa que é parte do conflito. Assim, podemos de uma situação, a princípio ruim, crescermos e aprendermos.
Conflito produtivo
Sim, você enquanto mediador ou facilitador da transformação do conflito, deve ter em mente o seguinte:
- Fazer com que as partes envolvidas façam essa separação;
- Escutem a situação sob o ponto de vista da outra pessoa;
- Identificarem juntas os interesses em comum, construindo uma solução (tudo isso pautado pelo respeito, claro).
Há algumas regras básicas para isso, como:
- No início da conversa, deixar as regras básicas claras;
- Enquanto um fala o outro não interrompe;
- Falar sobre a situação sem julgar o outro e sem determinar como o outro deveria agir;
- Elaborar durante a conversa, perguntas abertas, convidando os envolvidos a reflexão e que percebam os pontos em comum.
E você? Preparado (a) para transformar essas situações em conflitos produtivos? Estou aqui para lhe ajudar nessa missão, conte comigo!