Descubra aqui quais os pilares da liderança inclusiva e os benefícios para a sua empresa – Por Janaina Yara Augusto

Você sabia que, de acordo com um estudo da Forbes, 85% das empresas apontam para o fato de que a diversidade resulta nas ideias mais inovadoras?  Afinal, equipes não diversificadas tendem a abordar um problema de um ponto de vista semelhante, estreitando as soluções possíveis. 

Por outro lado, uma equipe diversificada está mais bem equipada para abordar um problema de vários ângulos.  Isso permite que a equipe explore diversas áreas e novos conhecimentos, para que possam reimaginar diferentes maneiras de fazer as coisas. 

É neste sentido que a liderança inclusiva tem se mostrado cada vez mais necessária nas organizações.

Quem fala sobre o tema hoje, trazendo os pilares e os benefícios da liderança inclusiva é uma das grandes autoridades no assunto, nossa querida palestrante de sucesso Janaina Yara Augusto, acompanhe.

Quais são os pilares da liderança inclusiva? 

O contexto atual nos revela uma grande diversidade de mercados, clientes, ideias e talentos. E essas mudanças são dinâmicas e acontecem de maneira simultânea. Para o líder que deseja se manter relevante, é preciso estar atento.

Alguns  aspectos centrais da liderança, como por exemplo,  indicar a direção e influenciar os outros, são atemporais. Contudo, há uma outra capacidade que é vital para a forma como a liderança é executada, a qual chamamos de liderança inclusiva. Ela se pauta nos seguintes pilares:

  • Conhecer os seus vieses

Em outras palavras, o líder precisa  tomar consciência daquilo que muitas vezes passa despercebido. É necessário saber quais são os próprios vieses inconscientes e ser muito humilde nessa autoanálise.

  • Fortalecer a inteligência cultural

Investir no conhecimento em si e ser adaptável com relações e diferentes culturas, estar aberto ao novo.

  • Ser o guardião de uma cultura que prioriza o respeito

Sempre procurando deixar claro as regras não escritas e cuidando para que pequenas agressões não passem despercebidas. Promovendo também o chamado para que todos reflitam sobre os próprios vieses, o senso de equipe. Dar voz aos liderados.

  • Enxergar que cada membro da equipe é único

Procurar  evitar rótulos, crenças de quem são as pessoas com base em apenas uma característica.

  • Empatia (lembrando que empatia não é “se colocar no lugar do outro”).
  • Comunicação e escuta.

Benefícios da liderança inclusiva para a empresa

Quando a equipe está diante de uma liderança inclusiva, os membros do time sentem-se como parte importante do grupo.O colaborador se sente  respeitado, e todos tem voz, se sentem acolhidos. Dessa forma, criam-se laços, surge o desejo e até a responsabilidade em colaborar com aquele grupo.

Sendo assim, um dos maiores benefícios é a otimização do trabalho em equipe, satisfação de pertencer ao ambiente e grupo, bem como a produtividade e motivação.

“Uma liderança humanizada só pode ser inclusiva, afinal, quando o líder deixa de incluir qualquer minoria, quando faz qualquer distinção devido a uma característica daquele indivíduo, ele deixa de ser verdadeiramente humano.” – Janaina Yara Augusto

E como o líder pode conseguir isso? – tenho certeza que alguém do outro lado da telinha perguntou isso. Eu diria que o primeiro passo é buscar o autoconhecimento.

“ Entender as próprias crenças limitantes, os vieses inconscientes. Quando nos libertamos destas certezas enraizadas em nossa mente, ficamos abertos a entender e aceitar quem realmente é o outro. Saio da zona de preconceitos (que muitas pessoas pensam que não tem).” – Janaina Yara Augusto 

Agora me conta: o que você tem feito para desenvolver uma liderança inclusiva na empresa? Quais frutos você já colheu dessa relação com a equipe?

Não deixe de compartilhar o conteúdo de hoje com alguém que precisa ler isso. Te vejo na minha próxima palestra, até lá. 

Janaina Yara Augusto tem a palestra certa para líderes e colaboradores

Com 20 anos de experiência no mundo corporativo, sendo 11 deles liderando times, a palestrante de sucesso Janaina Yara Augusto é uma verdadeira apaixonada por pessoas e pelo desenvolvimento profissional.

Ela ajuda líderes e profissionais de destaque a se diferenciarem em seus ambientes de trabalho e a aprimorarem suas competências socioemocionais. Além disso, ela conduz programas de formação de liderança humanizada nas empresas, auxiliando na oxigenação da cultura e melhoria do clima organizacional para reter e atrair novos talentos.

Quero uma palestra ou treinamento da Janaina Yara Augusto em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes