A prática esportiva e o mundo dos negócios são mais próximos do que você pensa – Por Leonardo Paixão

À primeira vista, esporte e negócios parecem não se conectar, como se pertencessem a universos completamente diferentes, concorda?

Mas a realidade nos mostra que há mais pontos de intersecção entre atletas e empresários do que podemos imaginar.

Em uma corrida de longa distância, por exemplo, os esportistas precisam ter resiliência, foco, disciplina e motivação. Bem como aprimorar técnicas, desenvolver habilidades e trabalhar os próprios limites para o alcance de uma alta performance. 

Assim, mais do que uma simples atividade física, a corrida se transforma em um case para empreendedores. Com ensinamentos poderosos, desde o planejamento estratégico à definição de objetivos e métricas.

E para enriquecer essa conversa, veremos como tais elementos podem ser levados das quadras ao contexto das organizações. Acompanhe!

Entenda porque esporte e negócios caminham juntos

“O planejamento de uma simples partida de tênis ou de uma corrida de 10Km são exatamente iguais aos planejamentos e objetivos dos negócios.

Você estabelece uma missão (desafio), analisa os ambientes interno e externo, define metas e objetivos, define o plano de ação, se prepara, se supera, mensura e acompanha os resultados. Negócios e esporte andam juntos.”  – Leonardo Paixão

Um ambiente competitivo, sujeito a rápidas mudanças, repleto de desafios e que demanda inovação. 

Isso lhe parece familiar?

Esse é o cenário para todos aqueles que correm maratonas ao redor do mundo. Ou que disputam partidas e campeonatos das mais diversas modalidades desportivas. 

E sabe o que é mais interessante? O mesmo acontece com as lideranças que almejam o sucesso de seus negócios.

Nesse sentido, atletas traçam metas, objetivos e planos de ação da mesma forma que executivos. Explorando possibilidades e assumindo riscos para conquistar resultados de excelência. Seja no âmbito profissional, seja na vida pessoal.

Enquanto protagonistas de suas histórias, eles treinam constantemente para alcançar novos patamares. Muitas vezes analisando cenários para tomadas de decisão e motivando o time rumo à vitória.

3 lições valiosas que o esporte e o empreendedorismo podem nos ensinar

Não há dúvidas que esporte e empreendedorismo se complementam e que juntos podem ser utilizados com grande êxito na vida. De maneira que temos muitas lições a aprender com ambas as áreas:

  • Se a estratégia traçada não está funcionando, é hora de refazer a rota. Afinal, erros fazem parte do jogo. Assim, procure encará-los com uma oportunidade para experimentar novas abordagens. E lembre-se: adaptar-se às mudanças é uma vantagem frente a outros competidores.
  • Pessoas bem-sucedidas são movidas por um propósito forte, consequência de princípios e valores bem solidificados. Dificilmente uma equipe conseguirá bons resultados se seus integrantes não tiverem motivação, nem clareza naquilo que fazem. Assim, tente compreender o que os move e não foque apenas em delegar tarefas.
  • Mesmo que você treine sozinho, em algum momento precisará do apoio de outros colaboradores. Incluindo a ajuda de um consultor ou mentor. Por isso, esteja aberto para trabalhar de forma colaborativa, isso o ajudará a enxergar suas fragilidades e reconhecer seus pontos fortes. Além de alavancar seu desempenho.

Diante das orientações que apresentamos aqui, você não só descobriu como se tornar empreendedor de sucesso, mas também como se desenvolver profissionalmente. Então, faça desse aprendizado uma ferramenta de crescimento e transforme hoje sua carreira. 

As palestras e mentorias de Leonardo Paixão são a oportunidade ideal para você vencer os seus desafios

Líder, palestrante, sócio-fundador da rede inFlux English School (Brasil), referência nacional de franchising e mentor de negócios. Leonardo Paixão é um empreendedor completo, com um legado fascinante e um know how bastante expressivo.

Não por acaso, as palestras e mentorias de Leonardo Paixão entregam uma carga de experiência e conhecimento diferente de tudo o que há no mercado.

Acesse seu perfil e veja porque ele é o mentor perfeito para você.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes