Qual a importância da mentoria para o empreendedor?- Por Leonardo Paixão

Mentoria para o empreendedor é uma importante ferramenta para trilhar um caminho assertivo no mundo dos negócios.

Afinal, quando começamos um negócio e temos a ajuda do mentor, contamos com uma visão de fora da sua empresa. Um olhar mais detalhado, de alguém com expertise e experiência. 

E, acredite: um mentor pode fazer toda a diferença, a princípio, em seu empreendimento. Exemplos não faltam. Boa parte das grandes lendas do empreendedorismo, por exemplo, contaram com mentorias.

Mark Zuckerberg do Facebook foi orientado por Steve Jobs. Jobs foi orientado por Mike Markkula – um dos primeiros investidores e executivos da Apple. E Eric Schmidt foi o mentor de Larry Page e Sergey Brin do Google. 

Sendo assim, no post de hoje, feito por um profissional que além de palestrante de sucesso, é exemplo de empreendedor bem-sucedido e de mentor renomado, o fenomenal Leonardo Paixão, você saberá:

  • a importância e o papel da mentoria para o empreendedor;
  • as vantagens de usufruir de uma mentoria e como isso impacta seu negócio, dentre outros aspectos relevantes que você descobre no artigo a seguir. Acompanhe!

Mentoria para o empreendedor: experiência compartilhada 

O papel da mentoria para os negócios é o de muitas vezes, pegar o empreendedor pelas mãos e guiá-lo por caminhos que o leve para atingir seus objetivos. O mentor não vai fazer as coisas por você, mas tornará sua caminhada muito mais produtiva e assertiva.

Uma das vantagens do processo de mentoring é exatamente a de fornecer ao mentorado, experiência.

Sabemos que a experiência é um ativo muito caro, contudo, crucial para o sucesso do negócio. Você pode dizer:

“Eu poderia apenas comprar um livro de um famoso mentor”. Mas, pense comigo: seria a mesma coisa do que contar com a experiência compartilhada in loco? 

Afinal, determinadas experiências pessoais podem ser muito íntimas. A maneira como os mentores enfrentaram certos desafios, e que não compartilham nos livros, pode ajudar na carreira de um empresário inexperiente, por exemplo. 

Empoderamento: uma das vantagens da mentoria para o empreendedor

Dentre os fatores benéficos para o empreendedor diante da mentoria, eu destaco sobretudo a questão do empoderamento.

O conhecimento que se adquire, ajuda muito na trajetória da empresa, seja ao minimizar os erros de gestão, seja em relação aos passos do planejamento estratégico.

O empoderamento gerado pelo mentor, auxilia ainda  na  tomada de decisão, resultando em lucro para o empreendimento.

Atingir metas com maior agilidade 

Também é importante mencionar que com a mentoria, o empreendedor pode certamente, atingir metas com maior agilidade.

Afinal, um bom mentor “manja” determinados “atalhos”. Dessa forma, o empreendedor não se perde em caminhos torpes, tampouco anda pela contramão.

“As pessoas podem chegar, com a ajuda de um mentor comprometido, muito mais longe em menos tempo. É comprovado que com a ajuda de um mentor o(a) empresário(a) erra muito menos e trabalha muito mais confiante nas suas decisões. “ – Leonardo Paixão 

O que o mentor deve levar em conta? 

Ao contar com uma mentoria, o empresário deve analisar a postura do mentor. Como mencionei em minha entrevista ao site Palestras de Sucesso:

“Muitos mentores trabalham somente na dor do cliente e de maneira muito aberta. O ideal, é trabalhar dentro da empresa, aprender sobre todos os setores, funil de vendas, gestão de pessoas, financeiro, produtos e/ou serviços. No final das contas, o que o mentor tem que focar, é na valorização da marca como um todo participando e entendendo o dia a dia da empresa.”

Agora que você já sabe qual o papel do mentor e como a mentoria para o empreendedor traz benefícios para você e seu negócio, me conte: alguma dúvida? 

Estou aqui para lhe ajudar! Conte comigo e até a próxima.

As palestras e mentorias de Leonardo Paixão colocam você e seu negócio nos trilhos do Sucesso!

Atuando no segmento de palestras e mentoria há 15 anos, Leonardo Paixão é fundador da escola de idiomas inFlux, que já conta com cerca de 200 franquias e 60 mil alunos.

Autor do livro “Professor, dê o seu show – tudo sobre os bastidores de uma escola de idiomas”, Leonardo Paixão, ou “Mentor Paixão”, como também é conhecido, é o profissional perfeito para que seu evento seja memorável e para eletrizar seu time de vendas e atendimento, bem como empreendedores em geral.

Clique aqui e conheça mais sobre este extraordinário palestrante.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes