Não é de hoje que o empreendedorismo protagonizado pelas mulheres tem despertado a atenção. Lidando com desafios maiores, devido ao seu gênero e a desigualdade ainda latente, elas mostram que lideram uma parcela maior de empresas no Brasil, fato que por si já nos dá a ideia de que mesmo diante de maiores dificuldades em comparação aos homens, elas se sobressaem.
A seguir, o grande médico e palestrante de sucesso, nosso carismático Dr. Edmo Atique Gabriel, nos traz alguns números das mulheres no mundo dos negócios, e ainda alerta sobre as questões que envolvem a saúde dessas mulheres. Acompanhe!
Liderança e complicações psicológicas e físicas: um retrato das mulheres empreendedoras no País
Um levantamento inédito realizado pela nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na AméricaLatina, procurou traçar um perfil das empreendedoras brasileiras, e trouxe dados importantes, veja:
- 65% das mulheres empreendem sozinhas no online;
- 66% lideram pequenas e médias empresas no Brasil;
- As mulheres são maioria no digital.
Outro ponto relevante: elas estão mais sujeitas e são mais acometidas, por questões envolvendo problemas de saúde ligados ao trabalho, do que os homens. Para se ter uma ideia, cerca de 36,3% delas, revelaram no estudo, que já tiveram complicações, tanto de origem psicológica quanto física.
As mulheres ainda precisam enfrentar muitos desafios no mercado de trabalho
A mulher empreendedora se depara com uma série de barreiras e dificuldades, como por exemplo:
- Falta de oportunidades de crescimento;
- Descrença no potencial, devido à visão machista que permeia uma vasta gama das organizações em determinados setores;
- Salários inferiores para funções equivalentes, dentre outros aspectos.
Autonomia e liberdade: uma das principais motivações das mulheres para a criação das lojas online
O estudo revelou ainda, os principais setores de atuação das empreendedoras:
- Arte (72%);
- Materiais para escritório (70%);
- Acessórios de moda (69%);
- Produtos eróticos (67%);
- Joias (63%).
Também chama a atenção o fato de que as mulheres têm maior presença online e atividade nas redes sociais.
Por exemplo:
- Utilizam mais o WhatsApp como canal de vendas do que homens (76,3% x 67,5%);
- 98,2% das mulheres utiliza o Instagram (contra 90,4% dos homens empreendedores);
- 30,4% delas usa o TikTok (contra 18,3% dos homens);
- 24,5% delas usa o Pinterest (contra 9,2% dos homens).
Fonte: matéria do portal Olhar Digital
Como vimos, há uma forte tendência do empreendedorismo feminino no Brasil, fato que se reflete também em outras partes do mundo. Agora me conta: como você observa este fenômeno? E como a sua empresa lida com a pauta da mulher? Você tem investido em políticas de igualdade no âmbito corporativo? Se preocupa com questões envolvendo a saúde física e mental das colaboradoras? Me conta e até a próxima.
As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar o público e a tornar seu evento, inesquecível
O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.
Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!