Sabia que a empatia no ambiente corporativo contribui com a gestão de equipes?- Por André Ravani

Notoriamente, dentre as habilidades mais valorizadas no cenário atual, podemos destacar a empatia no ambiente corporativo.

Já parou para pensar no poder transformador que a aplicação da empatia no âmbito do trabalho pode gerar?

Nosso grande palestrante, André Ravani, coloca o tema em voga no post de hoje no blog e pontua alguns dos benefícios de se incentivar essa habilidade comportamental, acompanhe.

Palestras de Sucesso Entrevista André Ravani

Empatia no ambiente corporativo: o gestor precisa incentivar essa que é uma das mais valorizadas (e necessárias) habilidades comportamentais

De fato, na esfera do trabalho em equipe, temos um sistema de relação interpessoal extremamente desafiador. 

E é exatamente de tal relação que a empresa colhe seus resultados, sejam eles bons ou ruins, tudo depende dos tipos de habilidades que os membros da equipe colocam em prática durante a execução das respectivas tarefas.

Dentre tais habilidades, chamadas também de Soft Skills, é inegável o destaque para a empatia no ambiente corporativo.

Ela gera um impacto gigante no mundo dos negócios. O motivo? Pense comigo: lidamos, todos nós, com o estresse de maneiras distintas. Invariavelmente ele vai surgir, assim como outros momentos de tensão, no trabalho em equipe.

Contudo, quando o time é incentivado a exercitar a empatia, a evitar ou ao menos lidar melhor com os conflitos, a empatia surge como um potente instrumento capaz de solucionar essas questões de forma mais ágil, tornando o clima mais ameno, por assim dizer.

Mas, o que é mesmo empatia? 

Conforme bem diz o portal Mundo RH:

“Ao ser empático, você se compromete a ouvir e refletir de acordo com a visão do próximo, sem necessariamente ter de concordar com ele. Não pode haver confusão entre empatia e simpatia.” – Fonte

Em síntese, a empatia implica em:

  • Demonstrar atenção plena;
  • Ouvir o outro de forma ativa;
  • Reconhecer o valor das perguntas e questionamentos;
  • Estabelecer conexões;
  • Saber o momento de se colocar, entre outra práticas.

Benefícios da empatia no trabalho 

Gostaria de destacar alguns benefícios na empatia no trabalho, confira:

  • Aumento da produtividade, uma vez que o colaborador se habitua e compreender o sentimento do próximo, bem como suas limitações;
  • A empatia permite que os membros da equipe se sintam mais seguros com relação aos seus erros;
  • A empatia ainda incentiva os líderes a entender a causa raiz por trás do mau desempenho;
  • A empatia também permite que os líderes ajudem os funcionários que encontrem dificuldades, a melhorarem e se destacarem;
  • Diminui o turnover, dentre outras vantagens para a gestão.

Agora me conta: você estima a empatia no seu ambiente de trabalho? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com alguém que vai se beneficiar dele, vamos criar uma corrente de boa informação. Até a próxima. 

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

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