Notoriamente, dentre as habilidades mais valorizadas no cenário atual, podemos destacar a empatia no ambiente corporativo.
Já parou para pensar no poder transformador que a aplicação da empatia no âmbito do trabalho pode gerar?
Nosso grande palestrante, André Ravani, coloca o tema em voga no post de hoje no blog e pontua alguns dos benefícios de se incentivar essa habilidade comportamental, acompanhe.
Empatia no ambiente corporativo: o gestor precisa incentivar essa que é uma das mais valorizadas (e necessárias) habilidades comportamentais
De fato, na esfera do trabalho em equipe, temos um sistema de relação interpessoal extremamente desafiador.
E é exatamente de tal relação que a empresa colhe seus resultados, sejam eles bons ou ruins, tudo depende dos tipos de habilidades que os membros da equipe colocam em prática durante a execução das respectivas tarefas.
Dentre tais habilidades, chamadas também de Soft Skills, é inegável o destaque para a empatia no ambiente corporativo.
Ela gera um impacto gigante no mundo dos negócios. O motivo? Pense comigo: lidamos, todos nós, com o estresse de maneiras distintas. Invariavelmente ele vai surgir, assim como outros momentos de tensão, no trabalho em equipe.
Contudo, quando o time é incentivado a exercitar a empatia, a evitar ou ao menos lidar melhor com os conflitos, a empatia surge como um potente instrumento capaz de solucionar essas questões de forma mais ágil, tornando o clima mais ameno, por assim dizer.
Mas, o que é mesmo empatia?
Conforme bem diz o portal Mundo RH:
“Ao ser empático, você se compromete a ouvir e refletir de acordo com a visão do próximo, sem necessariamente ter de concordar com ele. Não pode haver confusão entre empatia e simpatia.” – Fonte
Em síntese, a empatia implica em:
- Demonstrar atenção plena;
- Ouvir o outro de forma ativa;
- Reconhecer o valor das perguntas e questionamentos;
- Estabelecer conexões;
- Saber o momento de se colocar, entre outra práticas.
Benefícios da empatia no trabalho
Gostaria de destacar alguns benefícios na empatia no trabalho, confira:
- Aumento da produtividade, uma vez que o colaborador se habitua e compreender o sentimento do próximo, bem como suas limitações;
- A empatia permite que os membros da equipe se sintam mais seguros com relação aos seus erros;
- A empatia ainda incentiva os líderes a entender a causa raiz por trás do mau desempenho;
- A empatia também permite que os líderes ajudem os funcionários que encontrem dificuldades, a melhorarem e se destacarem;
- Diminui o turnover, dentre outras vantagens para a gestão.
Agora me conta: você estima a empatia no seu ambiente de trabalho? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com alguém que vai se beneficiar dele, vamos criar uma corrente de boa informação. Até a próxima.
As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio
O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.
Quero levar o André Ravani para minha empresa e evento AGORA!