No meio corporativo, um tema que sempre desperta a atenção e cria até algum tipo de polêmica são as diferenças entre líder e chefe. Muito embora uma parte das pessoas diga que liderar ou chefiar “dá no mesmo”, a verdade é que as coisas não são bem assim.
Em síntese, costumamos dizer que o líder não precisa, necessariamente, ocupar o cargo de liderança para ser considerado como tal. Afinal, isso é demonstrado nas atitudes dele.
Já em relação à figura do chefe, atribui-se aquela característica de pessoa mais autoritária, centralizadora, que ocupa uma posição “superior” e considera acima de tudo, o lucro e os resultados.
Em seu post de hoje, Bruno Gonçalves, palestrante de destaque no cenário corporativo atual, nos fala mais sobre essas diferenças. Acompanhe a seguir!
Quais são as principais características do líder e chefe?
Quem acompanha meu trabalho certamente já me viu comentando sobre a figura grotesca do “DinoChefe”, não é verdade? Aquele ser pré-histórico, que não evoluiu e só pensa em dar ordens.
Enquanto o líder é reconhecido pelas suas atitudes, e é seguido por admiração, o chefe é aquele que centraliza todas as decisões, cobra apenas resultados e lucro e desperta o medo.
Mas, vamos analisar um pouco mais a fundo essas diferenças?
Líder
Um líder não coloca a responsabilidade em outras pessoas. Ele delega, sim, algumas tarefas, mas está envolvido nos projetos tanto quanto os liderados. Ele possui uma equipe, que é defendida e valorizada por ele.
Assim, ele conquista o respeito das pessoas através do exemplo. Seus feedbacks são construtivos e visam o melhor para todos. O líder também se preocupa com o bem-estar comum.
Ele tem um olho clínico e sabe enxergar o potencial e as habilidades de cada liderado. Também olha para si próprio, reconhecendo seus erros e buscando repará-los. Um líder inspira.
Chefe
Um chefe não possui uma equipe, possui subordinados. Ele é autoritário e prioriza os projetos da empresa. As pessoas que trabalham com ele não possuem seus sentimentos e ideias levados em consideração.
Pelo contrário. Além de desconsiderar as habilidades dos colaboradores, ele quer apenas uma coisa: resultados. Por isso, um chefe não ouve seus subordinados, sua comunicação é unilateral. Ele apenas critica e faz cobranças.
Um chefe não é respeitado, ele é temido. Cria um ambiente hostil e ainda recebe todos os créditos pelos avanços do seu time. Um chefe é o único que toma decisões, ele centraliza e monopoliza o poder.
Diferenças entre líder e chefe: como ser um bom líder
Para ser um bom líder, é preciso focar em desenvolver ou aprimorar as seguintes características:
- Comunicação positiva;
- Autoconhecimento e capacidade de reconhecer os próprios erros;
- Empatia;
- Inteligência Emocional;
- Capacidade de motivar a equipe e se manter motivado;
- Saber reconhecer os resultados da equipe e incentivá-los;
- Valorizar cada membro de forma individual;
- Dar feedbacks, buscando o crescimento da empresa;
- Delegar tarefas;
- Sair do status quo.
Assim, é possível aprimorar ainda mais a sua liderança e obter resultados além do esperado.
Gostou de saber as diferenças entre líder e chefe? Você, leitor/a, se considera um líder ou uma líder?
E você, colaborador? Identificou qual padrão em sua empresa? De um líder ou de um chefe? Deixe nos comentários!
Compartilhe esse artigo com seus amigos, para que eles possam se informar mais sobre o assunto.
Quer uma equipe alinhada com a liderança? Então você precisa conhecer minhas palestras. Entre em contato com o time da Palestras de Sucesso e veja como me levar até seu evento! Um abraço do amigo, Bruno Gonçalves!
Quero uma palestra UAU de Bruno Gonçalves em meu evento!