Dicas para ser bem-sucedida em sua Comunicação e Oratória para Vendas- Por Dra. Cristiane Romano

Oratória para vendas é um tema extremamente importante para quem almeja ser um profissional de sucesso.

Sabemos que a oratória está intimamente ligada às diversas fases de uma negociação e vendas. Como diz nossa grande especialista no assunto, Dra. Cristiane Romano: 

“A oratória é fundamental em todos os pontos, desde o primeiro contato até o momento de decisão, por isso, expressar-se bem é um dos requisitos básicos para ser um ótimo profissional de vendas.”

Diante dessa realidade, a pergunta que não quer calar é: como ter uma comunicação bem-sucedida, utilizando a oratória nas vendas? Esse é um assunto para nossa extraordinária palestrante Cristiane Romano, confira! 

Oratória para vendas: dicas práticas para você realizar uma comunicação assertiva

No post de hoje eu reuni algumas dicas que costumam trazer ótimos resultados para os profissionais de vendas em geral. Portanto, salve esse post, compartilhe com aqueles amigos que são empreendedores ou atuam no segmento de vendas, pois será de grande valia, ok? 

Então, sem mais delongas, vamos lá:

Conheça bem o seu produto

Não há nenhuma maneira de ser bem-sucedido em sua comunicação em vendas, se você não conhecer, de fato, o seu produto. 

Só podemos mostrar para alguém que determinado produto é relevante e transformador, se nós de verdade, conhecermos em detalhes o item que comercializamos. Isso vale para serviços também. 

Procure conhecê-lo a fundo, compreender seus diferenciais, e até mesmo analisar seus concorrentes, para enxergar onde o seu produto pode se destacar. Entenda o mercado para conseguir estabelecer estratégias assertivas.

Pratique o seu discurso 

Sabe como você pode exercer qualquer tipo de atividade, seja ela vender, seja ela qualquer outra, de uma forma a cada dia mais próxima da perfeição? 

Se você respondeu pela prática e treino, acertou! 

Como eu falei em um post recentemente no meu blog:

  • Perceba como você inicia o seu discurso e como desenvolve a conversa.
  • Seu cliente parece interessado ou incomodado? 
  • Ele se abriu com você, revelando suas necessidades ou quis ir embora o mais rápido possível?

Fonte: Dra. Cristina Romano 

Em suma, perceba a forma como você pronuncia as palavras, procure estudar seu cliente para falar a língua dele. Isso gera uma conexão assertiva, entende?

Ainda sobre treino e prática, eu costumo aconselhar meus alunos e o público das minhas palestras, a gravarem suas vozes. Faça isso, leia seu texto em voz alta e note no que você precisa melhorar. 

Seu ritmo é muito rápido ou lento? O volume da voz, está claro? Você leva muito tempo para explicar como funciona seu produto ou serviço? São questões importantes para você analisar e ir lapidando conforme perceber que deve fazer ajustes. 

Cuide da sua postura e linguagem corporal

O corpo fala, não há como negar. Portanto, quando pensamos em dominar as técnicas de  oratória, devemos considerar que não se trata apenas falar bem. Afinal, nossa postura, movimentos, e mesmo a imagem pessoal, também comunicam.

Sendo assim:

  • Procure manter sua  postura ereta durante toda a apresentação, mas sem parecer algo forçado e mecânico;
  • Cuide para não gesticular muito e demonstrar insegurança ou nervosismo;
  • Evite ao máximo ficar com os braços presos ao lado do corpo.

Saiba que os movimentos das mãos e braços contribuem bastante na transmissão de suas ideias. Outro aspecto relevante sobre gestos e postura é se vestir de modo confortável, mas sem desleixo. Roupas de modelos leves e cores neutras, variando o grau de formalidade ou informalidade conforme o que você vende.

Nada de acessórios chamativos ou outras vestimentas capazes de desviar o foco do seu propósito.

Mostre que você acredita em seu negócio 

Simpatia, olho no olho, sorriso e atenção às necessidades do seu cliente, são fatores determinantes para que você faça bons negócios e faça vendas.

Mas, acredite: nem o melhor orador do mundo, tampouco o vendedor mais brilhante, sempre farão vendas. Pode acontecer dela não ser concretizada, o que faz parte do dia a dia de todos. Contudo, mostre que você acredita no que vende, e que sente-se feliz com as soluções que dispõe ao público. Certamente com essa postura e propósito de ajudar as pessoas, você construirá um legado e será bem-sucedido.

Para aprimorar todos os aspectos que mencionei no artigo de hoje, invista também em palestras e treinamentos como os que eu desenvolvo. Faça parte da extensa gama de profissionais que já estiveram comigo, desenvolvendo melhor a comunicação para vendas e oratória.

Vejo vocês na minha próxima palestra, certo? Até lá! 

As palestras da Dra. Cristiane Romano são um show sobre comunicação

Dra. Cristiane Romano tem formação internacional e já treinou cerca de 30.000 pessoas. Carismática, dinâmica e competente, fez apresentações em diversos países, como a Espanha. Certamente, ela é o diferencial que você precisa. Conheça mais sobre esta poderosa palestrante no link abaixo:

Eu quero tornar meu evento memorável e inesquecível com a  Dra. Cristiane Romano!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes