Oratória: qual a importância de falar bem para ter sucesso nos negócios?- Por Dra. Cristiane Romano

Oratória: numa escala de zero até dez, qual importância você daria para a habilidade de falar bem?

Antes de mais nada, me diga outra coisa: 

O que significa para você, ter sucesso nos negócios? 

Sei que as respostas podem variar bastante, afinal, alguns podem dizer que sucesso é se tornar a Diretora Executiva de uma empresa, por exemplo.

Para outras pessoas, sucesso nos negócios (ou na carreira) é ter a oportunidade de liderar uma equipe.

Indo para o mais usual,  fechar um grande negócio, ser sua “própria chefe”, ou de repente, até  mesmo conquistar a estabilidade econômica, podem ser sinônimos de sucesso para outras tantas.

Sobretudo nos dias de hoje, não importa qual seu ramo de atuação, dominar sua comunicação, falar bem e treinar técnicas de oratória, pode fazer toda a diferença para alcançar o sucesso, seja lá o que ele signifique para você. 

Minha missão no post de hoje e te mostrar o quanto a oratória é poderosa e pode te ajudar na conquista dos seus objetivos, portanto, vem comigo! 

Dominar a boa fala e oratória te ajuda a se comunicar de forma positiva no relacionamento com clientes e mundo corporativo

Eu costumo dizer que uma venda envolve, sobretudo, relacionamento com clientes e parceiros. Ou seja, você precisa, não somente conhecer bem seu produto e serviço, como mostrar as transformações que ele promove na vida das pessoas. 

Para convencer seu cliente, que o seu serviço e produto supre as necessidades dele, há um artifício fundamental: a oratória. 

Desde o primeiro contato, até a chegada do momento de fechar negócio, tudo passa pela forma de se comunicar.

Você pode ser o melhor do mundo em determinada área, ter o produto perfeito para o cliente, mas, se você pecar na comunicação, colocará tudo a perder. 

O que fazer para ter uma boa oratória para os negócios? 

Comunicação e empreendedorismo são duas facetas de uma mesma moeda. Se você quer resultados expressivos no mundo dos negócios, deve nutrir uma postura assertiva. A oratória envolve não somente o pronunciar claro das palavras e o ritmo adequado, como também todo o gestual, apresentação pessoal/vestimenta, a linguagem não verbal (afinal, o corpo fala).

Separei algumas dicas a seguir, para você que busca otimizar sua oratória e ser bem-sucedido nos negócios:

  • Treine sua fala

O treino é o segredo da perfeição. Grave sua voz e observe se ela transmite entusiasmo, convencimento, ou está desanimada, fraca. Comece a perceber a forma como seu cliente interage com o seu discurso. Ele se mostra interessado ou na menor brecha te abandona falando sozinho. Procure sempre transmitir sua mensagem de maneira clara e objetiva. Ouça sua voz na gravação e anote os pontos que julga necessitar de melhoria.

  • Crie conexão 

Olhar nos olhos, demonstrar interesse, saber ouvir e saber o momento de falar, trazendo soluções para as dores que o cliente relata a você, são gestos que criam conexão. 

  • Vista-se bem 

Sua imagem pode comunicar sucesso ou fracasso. Como você tem cuidado da sua aparência? No mundo dos negócios, isso é muito mais importante. 

  • Faça cursos de oratória 

O melhor investimento para dominar a boa comunicação é realizar cursos e treinamentos com foco em oratória. 

Coloque estas dicas em prática e depois veja os resultados! Me conta, você já adotou algumas das orientações acima? Como foi? Quais suas dificuldades? Até a próxima! 

As palestras da Dra. Cristiane Romano são um show sobre comunicação

Dra. Cristiane Romano tem formação internacional e já treinou cerca de 30.000 pessoas. Carismática, dinâmica e competente, fez apresentações em diversos países, como a Espanha. Certamente, ela é o diferencial que você precisa. Conheça mais sobre esta poderosa palestrante no link abaixo:

Eu quero tornar meu evento memorável e inesquecível com a  Dra. Cristiane Romano!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes