Dicas de inteligência emocional para alavancar sua carreira- Por Aguinaldo Souza

Inteligência emocional no trabalho: você tem usado? De maneira assertiva? Sobretudo no contexto atual, quando pensamos no mundo corporativo, usar sua inteligência emocional no ambiente profissional pode ajudá-lo a ser um funcionário mais produtivo e eficaz, levando-o a um maior sucesso profissional.

Eu trato deste tema na disputada mentoria  Aguinaldo Souza, no meu treinamento Método Alper, e claro, em minhas palestras, e com toda gratidão do mundo digo: abordo de maneira bem-sucedida, conforme o feedback positivo que recebo das pessoas.

Sendo assim, nada mais justo do que compartilhar com você que sempre me acompanha aqui no blog da Palestras de Sucesso, este tema tão relevante nos negócios, na carreira e no relacionamento interpessoal, não é mesmo? 

Selecionei algumas das melhores dicas de inteligência emocional para alavancar sua carreira e projetos, vem comigo! 

Pesquisa aponta que inteligência emocional é o fator mais determinante para o alto desempenho

Uma pesquisa realizada pela TalentSmart  e divulgada pelo portal americano Entrepeneur destacou o seguinte:

“ A  inteligência emocional é o  indicador mais forte de alto desempenho em todos os tipos de carreiras”

De acordo com o estudo, concluiu-se que 90% dos melhores desempenhos tinham alto nível de inteligência emocional, com uma renda média mais alta por ano e um aumento de um ponto de inteligência emocional, contribuindo para até US $ 1.300 extras no salário anual”.

Pois bem, a inteligência emocional consiste em três fatores determinantes:

  1. Identificar com precisão suas emoções e as emoções dos outros;
  2. Gerenciar emoções, o que envolve controlar suas emoções e a capacidade de influenciar as dos outros (como acalmá-los ou animá-los;
  3. Usar emoções e aplicá-las  para resolver problemas.

Os funcionários que possuem essas habilidades geralmente têm inteligência emocional superior. E aqueles com maior inteligência emocional tendem a ter mais sucesso no trabalho porque são mais capazes de:

  • Resolver conflitos e problemas;
  • Ouvir, refletir e responder às críticas construtivas;
  • Manter a calma sob pressão.

3 dicas para você usar a inteligência emocional para alavancar sua carreira

Conforme o prometido, deixo aqui algumas dicas cruciais para te ajudar a desenvolver e aprimorar sua inteligência emocional:

1- Trabalhe a empatia com o próximo

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem como ter empatia. Eles entendem que a empatia é um traço que mostra força emocional, não fraqueza. A empatia nos ajuda no relacionamento com os outros. Isso abre a porta para o respeito mútuo e a compreensão entre pessoas com opiniões e situações diferentes.

2- Utilize habilidades de liderança.

Pessoas emocionalmente inteligentes têm excelentes habilidades de liderança. Elas têm padrões elevados para si próprios e são um exemplo a ser seguido pelos outros. Tomam a iniciativa e nutrem grandes habilidades para tomar decisões e resolver problemas. Isso permite um nível de desempenho mais alto e mais produtivo na vida e no trabalho.

3-  Aceite bem as críticas

Em vez se ofender ou fica na defensiva, aquele que busca aprimorar a inteligência emocional leva alguns minutos para entender de onde vem a crítica, como ela está afetando os outros ou seu próprio desempenho e partindo disso, analisam como podem resolver quaisquer problemas de maneira construtiva. 

Uma dica extra: procure se motivar. Pessoas emocionalmente inteligentes são automotivadas e tal atitude motiva os outro também. Eles definem metas e são resilientes diante dos desafios. 

Para despertar essas características ou habilidades em você mesmo, na sua equipe ou em toda a empresa, é importante levar um treinamento de alto impacto ou uma palestra diferenciada. Conte com as minhas soluções neste sentido, é só falar com o Rachid aqui na Sucesso ou com a equipe de atendimento no link abaixo. Gratidão por me acompanhar até aqui, te vejo no próximo post ou na minha próxima palestra! 

Quero levar as soluções do palestrante Aguinaldo Souza para minha empresa! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes