Inteligência emocional no dia a dia: como aplicar? – Por Aguinaldo Souza

À primeira vista, qual lugar a inteligência emocional ocupa em seu dia a dia?

Anos e mais anos de experiência profissional e uma ótima formação acadêmica. Essa é a combinação perfeita para o sucesso e desenvolvimento da sua carreira, certo?

Sem dúvidas, a capacidade técnica e o currículo de peso são importantes, mas não são tudo.

Afinal, sem inteligência emocional não há grandes conquistas. 

Mas você sabe o que significa essa ‘inteligência das emoções’? 

Antes de mais nada, esse termo pode ser traduzido como uma série de habilidades que ajudam você a gerir sua próprias emoções.

Sabe aquelas discussões que vários de nós já presenciou no trabalho? Ou quando uma liderança insiste em uma ideia e não ouve o feedback da equipe? Tudo isso envolve inteligência emocional, ou nesses casos, a falta dela.

Por isso, não cometa o mesmo erro. Aprenda a conciliar suas emoções e colha os benefícios hoje mesmo. Conheça mais sobre o tema e descubra dicas valiosas no artigo a seguir.

Por que a inteligência emocional é assim tão importante?

Adotar inteligência emocional é dizer adeus a atitudes destrutivas. Isso significa trabalhar a impulsividade, ansiedade e estado de fala e escuta ativa. Você já parou para refletir sobre como se sente? E os outros, como eles se comportam em relação a você?

Por muitos anos, o lado racional era sinônimo de sucesso profissional. Mas hoje sabemos que o emocional positivo nos move e fortalece relações saudáveis e decisões mais conscientes. Tanto dentro como fora do trabalho.

Sobretudo, é o controle sobre o lado emocional que faz você refletir: vale a pena eu fazer isso? E em seguida, dar o próximo passo de modo mais atento e equilibrado. 

Assim, pessoas que controlam suas emoções transformam conflitos em soluções. E, por consequência, potencializam sua trajetória e sucesso profissional, percebe?

3 dicas para aplicar a inteligência emocional no cotidiano

Finalmente, Inteligência emocional é um recurso fortíssimo para o desenvolvimento humano. E como qualquer outro recurso, nada vale da teoria sem a prática. Assim, separei três dicas simples e valiosas para você exercitar no dia a dia:

  • Antes de sair explodindo ou perdendo a paciência com alguém, tente manter o autocontrole. Ser impulsivo(a) pode ter repercussões difíceis de contornar. Portanto, respire fundo e analise a situação com mais calma. 
  • Procure entender o outro, cultive empatia. Quando você compreende melhor as emoções alheias, você tem maiores chances de construir trocas positivas e diálogos mais abertos.
  • Observe a si mesmo com frequência. Talvez essa seja a dica mais importante das três. Se você observa e analisa suas competências emocionais, é mais fácil reconhecer atitudes, emoções e comportamentos negativos. Isso oferece uma nova percepção sobre suas reações e como mudar resultados desfavoráveis.

De fato, há muito que explorar e aprender sobre inteligência emocional. Dessa forma, convido você a se aprofundar no assunto e começar agora a transformação na sua carreira. 

Inteligência emocional é o centro das palestras de Aguinaldo Souza

Com doses de genialidade, as palestras de Aguinaldo Souza trazem os princípios da inteligência emocional para a vida real. Aguinaldo Souza não somente entende os desafios, como potencializa transformações para aqueles que buscam sucesso profissional.

Navegue pelo perfil de Aguinaldo Souza, conheça mais do seu trabalho e contrate-o para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes