Desmotivação da equipe e colaboradores? Acabe com isso agora com dicas de fácil aplicação!- Por Kristhel Byancco

Desmotivação da equipe revela grande preocupação por parte dos gestores e líderes, e com razão. Afinal, isso reflete diretamente no engajamento, produtividade e resultados da empresa, não é verdade? 

Exatamente por isso, é preciso que liderança e gestão tenham visão e estratégias para reverter o quadro. 

Nossa palestrante de sucesso, Kristhel Byancco, entende como poucos sobre esse tema. Sua bagagem e forte atuação junto ao segmento corporativo, gabaritam esta incrível profissional como autoridade no assunto.

Sendo assim, ela compartilha conosco no blog de hoje, algumas dicas de fácil aplicação em seu negócio, de como minimizar e cessar a desmotivação da equipe. Confira! 

Desmotivação da equipe: você precisa ter todos os membros engajados e comprometidos

Quando sou convidada para eventos e palestras corporativas, líderes e gestores me perguntam sobre o que é possível fazer para devolver aos colaboradores, aquela motivação de outros tempos, o engajamento.

Essa é uma dor comum e recorrente, e que felizmente conta com soluções, desde que, é claro, a empresa tenha visão e disposição de fazer o que deve ser feito, não é mesmo? 

Antes de tudo, é necessário reconhecer que o verdadeiro engajamento significará coisas diferentes para pessoas diferentes. É fundamental entender o que realmente impulsiona a motivação de um indivíduo.

Reconhecendo a desmotivação da equipe

Além do impacto na produtividade de um indivíduo, um funcionário desmotivado também pode afetar toda a equipe, criando uma atmosfera negativa. Há a falta de foco nas tarefas diárias de alguns, o que desencadeia nos demais funcionários, quadros de estresse ​​por se sobrecarregarem. Com o tempo, isso pode levar a uma maior desmotivação na equipe, pois os colegas se sentem subestimados.

O ideal é reconhecer a desmotivação nos membros da equipe, desde os primeiros sinais.

Para tanto, procure ficar  atento a quaisquer mudanças de comportamento ou atitude.

Alguns sinais indicadores de que um funcionário ficou desmotivado incluem:

  • Falta de pontualidade – chegar atrasado ao trabalho ou aumentar o tempo para começar a trabalhar após chegar ao escritório;
  • Mudança de humor em relação aos colegas;
  • Faltar de maneira recorrente;
  • Falta de foco e distanciamento dos colegas;
  • Comentários impróprios ou negativos;
  • Não comparecer nas reuniões de equipe;
  • Relutar sistematicamente em assumir mais responsabilidades do que o ‘mínimo’, etc. 

Como fazer para reverter isso? 

Quais às necessidades de seus funcionários? Já parou para pensar nisso? Se você disse não, deveria. Atender seu time nas necessidades que ele sinaliza, poderá sim,  garantir altos níveis de engajamento em toda a sua empresa. 

“Reconhecer os sinais de alerta de desmotivação precocemente e abordá-los rapidamente pode ajudar a incentivar o contentamento dos funcionários e a retenção de talentos.”

Algumas estratégias para você contornar a situação são:

Conheça sua equipe : procure nutrir um relacionamento próximo e solidário com sua equipe. Isso pode ajudar a manter os funcionários motivados, garantindo que eles se sintam valorizados, respeitados e ouvidos.

Seja um líder solidário : estudos mostram que até metade dos funcionários deixam seus empregos devido a problemas com seus líderes. Por meio de sua ação ou omissão, os líderes  têm o poder de prejudicar o moral, a motivação e a produtividade de sua equipe, por isso é importante desenvolver suas habilidades de liderança. 

Comunique metas e ofereça feedback regular: as metas devem ser mensuráveis ​​e realistas. Garantir que sua equipe saiba como suas funções individuais contribuem para o quadro geral pode ajudar na motivação, pois eles observarão o quão valiosos e importantes são seus esforços para atingir os objetivos organizacionais.

Ofereça recompensas: embora fatores como cultura da empresa, desenvolvimento de carreira e local de trabalho contribuam para a escolha de onde trabalhar, a remuneração justa está entre os mais importantes – isso inclui um salário competitivo, além de benefícios. Recentemente, um estudo descobriu que a produtividade em empresas com bons benefícios e pacotes de incentivos foi 14% maior do que aquelas sem. Se os funcionários se sentirem apreciados no trabalho, provavelmente ficarão mais felizes e motivados em sua função.

Pronto para dar o primeiro passo rumo à motivação do seu time? Minhas palestras ajudam muito neste sentido. Entre em contato com a equipe da Palestras de Sucesso agora mesmo!

Potencialize a transformação da sua equipe com as palestras de Kristhel Byancco

Poetisa, atriz, filantropa, designer de joias e palestrante motivacional. Os títulos a caracterizam, mas não traduzem por completo o potencial dessa incrível palestrante.

Aproveite então essa oportunidade. Conheça de perto as palestras de Kristhel Byancco e reencontre sua capacidade de realizar sonhos.

Acesse o perfil e saiba mais

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes