Pare e leia agora: quais habilidades e características o profissional da atualidade deve aprimorar para superar os desafios?- Por Kristhel Byancco

Habilidades e características definem muitas vezes o sucesso no mundo corporativo. Exatamente por isso, a cada dia,  profissionais de alto nível buscam se aprimorar neste sentido. 

Com o desejo de superar desafios e alcançar objetivos mais ousados na empresa, uma ótima ferramenta é investir em palestras e treinamentos que trabalhem as soft skills. 

Contudo, você já parou para pensar sobre quais são as habilidades e características mais necessárias no contexto atual? 

Uma das maiores especialistas em palestras para o segmento corporativo, Kristhel Byancco,nos traz luz sobre o tema no post de hoje. Confira a seguir!

Inteligência emocional: uma das competência e habilidades mais valorizadas no segmento corporativo

Certamente, você que me acompanha aí do outro lado da telinha, já conhece ou ao menos ouviu falar sobre o termo soft skills, não é mesmo?  Ainda mais agora, em que há todo um hype em torno das soft skills.

Podemos entender o termo como aquelas habilidades sociais capazes de afetar a maneira pela qual, o profissional absorve informações, faz seu trabalho diário, interage com outras pessoas, resolve problemas, etc. 

Essa ampla categoria inclui:

  • habilidades interpessoais;
  • habilidades de comunicação e escuta;
  • inteligência emocional;
  • gerenciamento de tempo;
  • empatia, etc .

De todas essas mencionadas acima, acredito que no que tange à superação de desafios, inegavelmente a inteligência emocional merece papel de destaque. E é sobre ela que falo no tópico seguinte.

Conheça o impacto da Inteligência Emocional

O interesse em ensinar e aprender inteligência social e emocional no mundo corporativo, tem crescido nos últimos anos. Os programas de aprendizagem social e emocional, bem como palestras, treinamentos e workshops, tem nos mostrado isso.

O objetivo dessas iniciativas não é de somente melhorar a saúde e o bem-estar, mas também ajudar os profissionais, das mais variadas áreas, a alcançar um patamar de sucesso.

Destaco alguns impactos positivos para quem aprimora sua Inteligência Emocional:

Pensar Antes de Reagir

As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que as emoções podem ser poderosas, mas também temporárias. Quando um evento emocional altamente pesado acontece, como ficar com raiva de um colega de trabalho, a resposta emocionalmente inteligente seria levar algum tempo antes de responder. Isso permite que todos acalmem suas emoções e pensem de forma mais racional sobre todos os fatores que cercam o argumento.

Maior autoconhecimento

As pessoas emocionalmente inteligentes não são apenas boas em pensar sobre como outras pessoas podem se sentir, mas também são hábeis em entender seus próprios sentimentos. A autoconsciência permite que as pessoas considerem muitos fatores diferentes que contribuem para suas emoções.

Empatia pelos outros

Uma grande parte da inteligência emocional é ser capaz de pensar e ter empatia com o que as outras pessoas estão sentindo. Isso geralmente envolve considerar como você responderia se estivesse na mesma situação.

As pessoas que têm uma inteligência emocional forte conseguem considerar as perspectivas, experiências e emoções de outras pessoas e usar essas informações para explicar porque as pessoas se comportam da maneira que se comportam.

Concluindo: 

As soft skills, como competências de comunicação, estão profundamente enraizadas na personalidade das pessoas e estão relacionadas com os seus hábitos e experiência de vida. Sem uma compreensão de si mesmo e de como a experiência influencia os hábitos e as habilidades sociais, o aprendizado pode não surtir o efeito desejado.

Assim sendo, considere levar para sua empresa, uma especialista no tema. Sinceramente, minhas palestras, as palestras de Kristhel Byancco, tem tudo para contribuir com a sua empresa, neste sentido.

Lembre-se: 

“Personalidades aprimoradas, resultados duplamente assertivos.”

Até a próxima!

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