Conheça os benefícios de desenvolver a Inteligência Emocional- Por Aline Dalcin

Desenvolver a inteligência emocional é uma habilidade estratégica que pode fazer a em sua  trajetória, tanto na esfera corporativa quanto pessoal. A incrível e premiada palestrante de sucesso, Aline Dalcin, nos traz luz sobre este tema tão relevante no artigo de hoje. Além disso, nos fala sobre os benefícios de se investir na aquisição e desenvolvimento da inteligência emocional. Saiba mais, a seguir.

O que é a inteligência emocional? 

Você sabe o que é inteligência emocional? Eu costumo usar o seguinte exemplo para explicar de forma mais alegórica, do que se trata:

“É como se você trabalhasse duro com os pés e braços e destruísse todo esse trabalho com a boca.”

O motivo dessa destruição se dá pelo seguinte: quando surge alguma adversidade na vida de quem está com sua inteligência emocional enfraquecida -digamos assim, essa pessoa age por puro e simples impulso.

Isso se dá a partir das nossas emoções primárias, ou seja, quando não trabalhamos e desenvolvemos nossa inteligência emocional, reagimos primitivamente. Permitimos que  nosso cérebro reptiliano, instintivo, tome as rédeas. Fato que, certamente, resulta em resultados ruins para nós.

Desenvolver a inteligência emocional nos ajuda a sair mais rápido das adversidades 

A inteligência emocional é essencial em nossas relações pessoais e de trabalho. Ainda mais na esfera corporativa. Isso pelo motivo de que ela nos ajuda a sair das adversidades de um jeito mais ágil, minimizando a chance de erros.

Outros fatores positivos da inteligência emocional são:

  • Observar e sentir antes de agirmos por impulso;
  • Evitar aquela sensação ruim de arrependimento, por ter  feito ou falado alguma coisa ou tomado decisões não sadia;
  • Ajudar a usar o nosso cérebro, a nosso favor.

Um método eficaz para realizar as transformações que você tanto deseja!- Por Aline Dalcin

Neuroplasticidade: resiliência e sabedoria

Também é importante, quando pensamos em inteligência emocional, falarmos de neuroplasticidade.

O que é neuroplasticidade? 

“ Se trata da capacidade de reprogramar o nosso cérebro. Isso se encontra presente nas células nervosas, permitindo assim que todo o sistema nervoso se adapte a determinadas situações, como traumas e lesões.”

Ou seja, ela  promove maior elasticidade, e com isso, nos dá condições de criar novas conexões cerebrais Dessa forma, saímos mais resilientes e sábios a cada contratempo enfrentado.

O resultado? Aprendemos a orientar nossas ações com a “inteligência emocional”.

“Emoções fora do controle fazem das pessoas espertas, estúpidas”- Daniel Goleman.

Invista no autoconhecimento 

Também é necessário se destacar a importância do autoconhecimento para atuar em conjunto com a inteligência emocional.

Afinal:

“Quando sabemos como “operamos” quando sabemos como funcionamos, entendemos de forma clara o que é preciso  fazer, isso nos traz sabedoria, sucesso e principalmente uma vida com mais leveza e muito menos problemas.” – Aline Dalcin

Concluindo, minha orientação a todos que me perguntam sobre o tema é:

“Estude sobre inteligência emocional, pesquise, leia livros sobre o assunto e assim aos poucos você automaticamente estará desenvolvendo a sua inteligência emocional e não só a inteligência tradicional que todos nós temos.Assim você terá as duas e consequentemente as suas habilidades e facilidades.” – Aline Dalcin

Nos falamos mais no próximo post, obrigada pela atenção.

As palestras de Aline Dalcin são transformadoras e despertam em nós o poder da gratidão

Aline Dalcin vive de acordo com o seu coração, e por isso é palestrante e terapeuta. Somado a isso, ela é Coach, Consteladora Sistêmica e Facilitadora de Barras de Access. Se você deseja um autoconhecimento e transformações profundas, visite o perfil de Aline Dalcin e a contrate agora mesmo.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes