Desenvolva sua inteligência emocional com essas dicas práticas! A terceira é surpreendente! – Por Aline Dalcin

Dicas de inteligência emocional, cá pra nos, encontramos aos montes em uma rápida busca no Google, não é mesmo? 

Agora, orientações e sacadas de uma verdadeira especialista no assunto, é só aqui, no blog da Sucesso!

Nossa querida master coach e palestrante de renome, a estrela Aline Dalcin, traz no post de hoje, dicas práticas para você desenvolver sua inteligência emocional e usufruir ao máximo dos benefícios que ela promove.

Fique atento (a) à terceira dica, que é surpreendente! Confira! 

O que é mesmo inteligência emocional? 

Sabemos que as pessoas têm personalidades, desejos e necessidades diferentes.

Além disso, temos maneiras diferentes de mostrar as nossas  emoções. Transitar de forma saudável por tanta diversidade exige, no mínimo,  um pouco mais de tato e inteligência.

Sobretudo se queremos ser pessoas bem-sucedidas.

Pois, bem: é exatamente neste ponto que a inteligência emocional se torna importante.

Mas, o que é mesmo inteligência emocional? 

Em síntese, é nossa capacidade de reconhecer  emoções e compreender o que elas querem nos dizer.  Sendo assim, é preciso perceber como nossas emoções afetam as demais pessoas.

Além disso, ela envolve a nossa percepção em relação aos outros. Quando entendemos como os outros se sentem, conseguimos gerenciar os relacionamentos de maneira assertiva.

As pessoas que trabalham essa habilidade e desenvolvem sua  inteligência emocional, via de regra, são bem-sucedidas na maioria das coisas que fazem.

No cenário corporativo, onde atuo frequentemente como palestrante, a inteligência emocional é uma soft skill muito valorizada. Os profissionais que possuem tal característica, são aqueles que todos querem em suas equipes. 

São pessoas que fazem os outros se sentirem bem, portanto, passam pela vida com muito mais facilidade do que as pessoas que se irritam ou se aborrecem facilmente.

Contudo, como desenvolver esse tipo de inteligência?

A seguir, te dou algumas dicas, acompanhe!

Dica de inteligência emocional 1: Assuma a responsabilidade por suas ações e sentimentos

É importante que você aceite as emoções que está sentindo como sendo suas. Frequentemente, podemos considerar certos sentimentos como inaceitáveis ​​e nos recusar a reconhecê-los. Isso nos levará a problemas, pois continuamos a agir com base em nossas emoções, mesmo que as neguemos a nós mesmos. Às vezes, até mesmo os projetamos em outras pessoas, de modo que alguém que nega sua própria raiva possa encontrar muitas pessoas “zangadas”.

Dica 2: Você não é sua emoção! 

Não existem emoções “ruins”. O que quer que você sinta está lhe dando informações valiosas: seja sobre a situação em que você se encontra ou sobre algum evento que aconteceu no passado com o qual você precisa aprender e seguir em frente.

Uma armadilha em que as pessoas muitas vezes caem é sentir que “deveriam” sentir-se de certa maneira – que são uma “pessoa má” por sentir emoções que foram educadas a acreditar serem erradas de expressar ou mesmo sentir.

Lembre-se de que é como você responde a esses sentimentos que importa. Seja qual for a emoção que você está sentindo, você ainda tem uma escolha sobre como agir em relação a ela – e é isso que conta. Julgar a si mesmo não a torna uma pessoa melhor.

Dica 3 (ela vai te surpreender);  simplesmente não reaja!

Reagir é um processo inconsciente em que vivenciamos um gatilho emocional e nos comportamos de maneira inconsciente que expressa ou alivia essa emoção. Por exemplo, sentir irritação e rancor da pessoa que acaba de te provocar.

Responder, no entanto, se trata de um processo consciente. Sendo assim, ele envolve perceber a maneira como nos sentimos, e então, decidirmos como desejamos nos comportar.

O ideal é avaliar o que te estressa e ser uma pessoa  proativa, no sentido de se estressar menos e de administrar as emoções.

Agora me diga: como você lida com o estresse no ambiente corporativo? O que você tem feito para ter equilíbrio e inteligência emocional? Compartilhe comigo e lembre-se: estou aqui para lhe ajudar! 

As palestras de Aline Dalcin transformam vidas

Aline Dalcin é terapeuta holística e palestrante de sucesso, que aborda temas como cura e transformação positiva de maneira leve e com boas energias para seu público. Extremamente apaixonada pelo que faz, ela já ajudou muitas pessoas a mudarem de vida.

Dessa forma, visite o perfil de Aline Dalcin e a contrate agora mesmo! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes