Você sabe como contratar, reter e demitir colaboradores? Por vezes, essa pode ser uma das tarefas menos desejadas a se fazer. Mas isso não precisa ser tão difícil. Para isso, uma excelente opção é optar pelo jeito Disney de contratar, uma técnica eficaz para melhorar a equipe de colaboradores da sua empresa. Quer saber como? Prossiga na leitura a seguir.
Contrate pelo comportamento: jeito Disney de contratar
Quais são as características mais importantes ao fazer uma contratação? Para a Disney, caráter e comportamento são cruciais. Afinal, as habilidades necessárias podem ser aprendidas através de um treinamento adequado.
Geralmente, temos a tendência de contratar um profissional por um bom currículo. Porém, o que várias pesquisas mostram, como a da Mckinsey, é que, normalmente, vamos demitir esse mesmo funcionário por problemas de comportamento.
Desse modo, para evitar a situação, podemos inverter a ordem de prioridades ao contratar um funcionário. Opte pelo comportamento e caráter, pois qualquer método de trabalho pode ser aprendido. Este é o jeito Disney de contratar, principalmente nos parques. Já pensou como seria difícil contratar alguém experiente em operar montanhas russas?
Crie no colaborador o desejo de trabalhar em sua empresa
Como reter um funcionário em sua empresa? Existem algumas abordagens necessárias para melhorar o ambiente de trabalho. O primeiro é em relação ao tratamento. O colaborador precisa ser tratado da mesma maneira que os visitantes. Isso é o que a Disney faz.
Para isso, uma dica é criar uma área da empresa que se dedique às demandas dos colaboradores. Afinal, é necessário procurar entendê-los em seus anseios e necessidades. Assim, aprimorar a experiência de trabalho fará toda a diferença, pois você cria uma espécie de marketing interno.
Dessa maneira, sua marca passará a ser conhecida como um excelente ambiente para se trabalhar. Isso cria no colaborador o desejo de permanecer na empresa e melhora questões de produtividade e desempenho.
A demissão não pode ser uma surpresa para o colaborador
Se o colaborador ficou surpreso com a demissão, isso é um sinal que o líder errou. Para que isso não aconteça, é necessário corrigir atitudes que não condizem com o trabalho. Isso pode ser feito por meio de constantes feedbacks, a fim de ajustar o comportamento quantas vezes for necessário.
Porém, caso haja o mesmo feedback diversas vezes sem mudança, a demissão não será uma surpresa. Afinal, o colaborador sabe de seus erros e já fica à espera da demissão.
Vale ressaltar que, ao demitir colaboradores, é necessário levar em consideração que eles possuem necessidades. Por isso, precisam de um suporte da empresa. O mínimo a se fazer é oferecer a eles o que têm direito perante a legislação vigente.
Palavras finais sobre demitir colaboradores e o jeito Disney de contratar
Agora que você já sabe qual é o jeito Disney de contratar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Assim, eles também podem incorporar essas dicas em sua própria marca e promover mudanças no ambiente de trabalho!
Quero uma palestra UAU de Bruno Gonçalves em meu evento!