Descubra aqui quais são as características de um bom vendedor- Por Floriano Schneider

Entre mentorias, consultorias a empresas e palestras, ainda me deparo com alguns clichês sobre o que seria um vendedor vencedor.

Certos profissionais pensam, por exemplo, que ser vendedor significa vencer pela insistência. Ou que para obter êxito, é preciso encarar tudo como arte.

Posso afirmar com segurança, e uso aqui os meus 25 anos de expertise na área, vendas bem sucedidas não se limitam a esse tipo de conduta.

Pelo contrário, resultados de excelência estão intrinsecamente ligados à construção de boas relações (vendedor e cliente). E à intensidade e dedicação investidas na conquista do consumidor.

De forma que é possível sim aprender como ser um ótimo vendedor. Tanto que no artigo de hoje apresento as principais características que os vendedores devem ter para vender mais e melhor.

Será que você e seu time de vendas possuem todos esses atributos? Continue a leitura e veja como profissionais assertivos atuam. 

Afinal, quais características formam um profissional de vendas?

Para atender a um mercado consumidor cada vez mais exigente, o time de vendas precisa aperfeiçoar conhecimentos e práticas constantemente. Isso inclui, dentre outros fatores, desenvolver características que se somem ao exercício da atividade.

Por isso, profissionais de vendas precisam, em primeiro lugar, vender a si mesmos. Não, você não leu errado. Independente do produto ou serviço, o cliente tem que gostar de você. Isso o ajudará a conquistar o interesse de quem está do outro lado dessa conversa. Assim como atrair o lead certo para sucesso nas vendas.

Outra característica relevante é a comunicação. Aliás, os vendedores são conhecidos pela fala expansiva. Nesse caso, gostaria de chamar sua atenção não para a fala, mas para a escuta. Deixe espaço para o cliente fazer perguntas e tirar dúvidas. Isso enriquecerá a relação e a abordagem de venda junto ao consumidor. 

Já imaginou querer vender um carro conversível para uma pessoa que está buscando uma bicicleta? Uma tentativa de venda bastante desastrosa, concorda? Então, antes de querer vender qualquer para qualquer pessoa, esteja ciente de quem é o público-alvo. Defina seu nicho e sua persona, direcione suas vendas a ela. Acredite, isso otimizará seu tempo e seus recursos.

Além disso, procure entender o cliente e o que o motiva. Se necessário, faça pesquisas de mercado e de satisfação. Observe as respostas do público, utilize-as como aprendizado e transforme-as em argumentos para vender mais. 

Enquanto time de vendas acima da média, adote também a simplicidade. Campanhas super elaboradas, com muitos termos técnicos ou totalmente desconhecidos por seu público, criam ruídos na mensagem. Tenha em mente que o cliente deve ser capaz de compreender o que está sendo vendido. Identificando inclusive os benefícios que irá ganhar ao adquiri-lo.

O sucesso nas vendas do seu negócio começa agora

Longe daqueles pensamentos de lugar-comum apontados no começo do artigo, vimos que um vendedor vencedor tem clareza sobre o que faz. E sobre quem é.

Pois, no final das contas, não está preocupado em preencher uma lista de checkpoints. Mas de absorver lições que irão ajudá-lo a superar desafios. Além de aproveitar as oportunidades do mundo corporativo e do processo de vendas do negócio.

Sendo assim, não perca mais tempo, diferencie-se no mercado. Faça da mentoria um meio para gerir sua autoaprendizagem. Amadureça suas ideias e potencialize seu desempenho em busca de melhores resultados.

A mentoria e as palestras de Floriano Schneider são simplesmente memoráveis

Sem dúvidas, a competitividade em vendas é um jogo voraz que poucas empresas e profissionais conseguem conduzir. No entanto, quem já esteve nos dois universos, sabe o que é viver sob pressão.

Esse palestrante é o fio condutor que transita por esse campo. E as palestras de Floriano Schneider são o instrumento para você conquistar novas e maiores vitórias.

Conheça Floriano Schneider e domine você também o processo de vendas.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes