Descubra aqui: como reverter ou minimizar o turnover na empresa? – Por André Ravani

Como reverter o turnover na empresa, ou seja, a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, certamente é uma das maiores necessidades de gestores e líderes.

Afinal, quais são as causas desse fenômeno e o que é possível fazer pra “barrar” essa problemática tão recorrente no cenário corporativo? É o que nosso palestrante de sucesso, o conceituado profissional André Ravani, eleito um dos advogados mais admirados do Brasil, nos conta no blog de hoje. Confira a seguir e veja como sanar essa dor.

Motivos do turnover e como revertê-lo em seu negócio 

É inegável o fato de que o turnover gera impactos nocivos às empresas. É necessário pensarmos que o turnover não apenas reflete em boa parte, a perda de talentos na empresa, mas também, afeta de certa forma, a credibilidade da marca, do negócio.

O mercado enxerga de forma duvidosa empresas cujo índice de rotatividade é elevada, sendo levado inclusive a questionar a estabilidade do negócio.

Sem contar que toda vez que um membro do time é desligado, o respectivo setor sofre com a demanda, tendo outros colaboradores sobrecarregadas para realizar as tarefas de quem saiu. Em decorrência de tal fato, o clima na organização chega à insatisfação. 

Quais são as principais causas do turnover? Conforme inúmeras matérias e estudos, podemos apontar os seguintes motivos, os quais replico da entrevista que concedi aqui ao site Palestras de Sucesso:

  • Desgaste físico e psicológico do colaborador (não é à toa que o burnout vem crescendo em proporções assustadoras);
  • Tratamento diferenciado;
  • Cultura organizacional tóxica;
  • Conflitos com a gestão ocasionados pela falta de técnicas adequadas de comunicação (muitas vezes os colaboradores simplesmente não sabem como agir pela falta de cadência e assertividade da liderança);
  • Falta de oportunidades para o crescimento profissional;
  • Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Identificados os motivos, o que fazer para evitar? É o que falo no tópico a seguir.

Cuide o ativo mais precioso do seu negócio: seus colaboradores 

É preciso ter uma visão mais cuidadosa com sua equipe, com seus colaboradores. Ali está o ativo mais precioso do negócio.

Algumas atitudes e posturas a se adotar neste sentido, são:

  • Seja o mais claro e transparente possível em sua comunicação;
  • Saiba ouvir as dores dos colaboradores;
  • Conforme seus limites, deixe  muito bem informado como o processo de execução de trabalho ocorre, isso é  fundamental para o sucesso do negócio;
  • Nutra cuidados simples para não incorporar velhos hábitos tóxicos como tratamento diferenciado, ambiente machista, gestão baseada no caos, algo que ainda existe no ambiente corporativo, acredite ou não.

Tais cuidados básicos são fundamentais para engajar a equipe e minimizar o efeito turnover. Se o conteúdo de hoje fez sentido para você, tenho certeza que fará par outras pessoas. Sendo assim, compartilhe e dissemine boa informação em suas redes. Deixo aqui meu abraço e minha atenção a todos que precisam de orientações sobre o tema. Até o próximo post e obrigado pela atenção. 

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

Quero levar o André Ravani para minha empresa e evento AGORA!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes