Quais são os maiores erros dos comunicadores?- Por Edson De Paula

Muito se fala sobre quais as características mais impactantes encontradas em comunicadores bem-sucedidos. Mas, você saberia dizer quais são os maiores erros de comunicação? 

Uma das grandes autoridades no tema e idealizador da palestra “Muitos se comunicam, poucos se conectam”, o palestrante Edson De Paula traz no blog de hoje, quais são os maiores erros dos comunicadores. Ele também nos conta quais seriam as 2 características mais marcantes que definem um comunicador de sucesso. Não perca, confira a seguir!

Erros de comunicação: muito cuidado com o despreparo e o descomprometimento

Um comunicador que preza pela comunicação assertiva, deve prezar, acima de tudo, pela sua excelência comunicativa, não concorda? 

Portanto, ele dificilmente comete um dos erros mais cruciais de comunicação, que é o despreparo.

Isso quer dizer que há nitidamente, quando tal erro acontece, a falta de domínio, de conhecimento, sobre determinado assunto tratado.

No entanto, não se trata do único erro que muitos comunicadores cometem. É importante chamar a atenção para o descomprometimento, um erro tão nocivo quanto o despreparo.

Veja bem, acima de tudo, é preciso sempre estabelecer consigo mesmo, qual é o seu nível de comprometimento, de entrega, com o seu público. 

Agora, e se eu te disser que há um erro considerado ainda mais grave que o descomprometimento, o que você diria? 

Desinteresse: um dos mais graves erros de comunicação 

Comunicador de sucesso: a importância de falar com empatia – Por Edson De Paula

Se você quer ser bem-sucedido na sua comunicação, em hipótese alguma deverá cometer o erro do desinteresse. 

Sabe aquele líder que em uma reunião com o time, só foca na questão das metas, não dá espaço para ninguém mais falar? Pois bem, é um típico exemplo de desinteresse pelo próximo, o que gera a carência de engajamento, de estímulo e de motivação no time.

Afinal, a comunicação é uma vida de mão dupla, certo?

Para encerrar os maiores erros, deixo aqui o desconforto. Sim, pelo simples fato de que eu não conheço nenhum comunicador de sucesso que se sente desconfortável diante do seu respectivo público.

Duas qualidades de Steve Jobs, um dos maiores comunicadores de todos os tempos 

Falando agora sobre qualidades, gostaria de destacar Steve Jobs e dois aspectos que chamam a atenção positivamente:

1- Domínio do assunto, ou seja, ele se preparava muito antes de falar sobre determinado tema. Aliás, a base de uma comunicação bem-sucedida é exatamente o domínio do assunto. Ele de fato, conhecia sobre o que falava, simples assim.

2- Confiança, afinal, como ele dominava o tema, ele demonstrava confiança, transmitia essa sensação para as pessoas à sua volta. Dois pontos-chave de uma comunicação assertiva.

Concluindo: comunicação não é o que você fala, mas sim, aquilo que o outro entende sobre aquilo que você fala.

Agora me conta: quais suas maiores qualidades como comunicador? E quais pontos você acredita que precisa trabalhar mais? Lembre-se: estou aqui para lhe ajudar, conte comigo e até a próxima oportunidade. 

Transforme a cultura da sua empresa, saiba como desenvolver uma comunicação assertiva com as palestras de Edson de Paula

Com uma comunicação clara e eficaz, Edson de Paula é hoje um dos maiores consultores em comportamento organizacional do país. Aproveite esta chance e treine seu time com o melhor.

Clique aqui e contrate as palestras de Edson de Paula na modalidade presencial ou virtual.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes