Conheça agora as melhores técnicas para encantar clientes – Por Janaina Yara Augusto

Na maior parte dos canais de mídia que tratam sobre empreendedorismo, vendas, RH e gestão de negócios, um tema recorrente diz respeito à arte de como encantar clientes. Tal fato se justifica pela importância do tema e também por ser algo extremamente vantajoso para a empresa. Afinal, fidelizar um cliente é algo extremamente rentável.

Mas, será que há alguma técnica inovadora? Quais ferramentas e procedimentos a equipe de atendimento e os profissionais de vendas podem adotar para encantar clientes?

A palestrante Janaina Yara Augusto nos conta, a seguir.

Você sabe qual é o elemento mais essencial para fidelizar e encantar clientes? 

Eu sei que o tema “encantar clientes” é dos mais relevantes no cenário atual, e vejo que há diversas estratégias e técnicas assertivas neste sentido.

Antes, porém, gostaria de levantar um questionamento: você já parou para pensar no fator principal para conquistar o coração do cliente? 

Veja bem, os clientes são pessoas. Lidar com pessoas do jeito certo é a chave, e para tanto, percebo que a humanização é essencial e cada vez mais importante em nossas relações, sobretudo quando pensamos em encantar clientes. 

O cliente precisa confiar na marca 

Sua empresa quer encantar clientes? Então, antes de mais nada, sua empresa precisa atender as necessidades desse público, compreende? Percebê-las e atendê-las com agilidade e eficiência. Isso já fará com que o cliente confie na sua marca e se sinta importante, e não só mais um. 

Como sua empresa pode tornar o cenário citado acima real? Tendo  uma cultura voltada ao cliente, que trabalhe a experiência completa do cliente, que deve ser positiva.

Por exemplo:

  • Todos pontos de contato com o cliente deve gerar uma experiência diferenciada,;
  • Ele precisa ser ouvido e atendido;
  • A empresa deve demonstrar o cuidado que ela tem com o cliente, a começar pelo cuidado com o próprio espaço físico da própria empresa;
  • Receber o cliente em um ambiente bem cuidado, que não tenha uma percepção negativa na estrutura;
  • Capacidade de atender assertivamente as reclamações;
  • Contar com uma equipe capaz de fornecer feedback sobre suas sugestões (a reclamação deve ser tratada como aprendizado, não com medo).

Aos tópicos acima são apenas alguns, dos diversos pontos que ajudam uma empresa a ser reconhecida, respeitada e confiável aos olhos dos clientes.

Encantar clientes: o momento “uau”! 

Eu costumo dizer que o básico para promover ao seu cliente aquela experiência que chamamos de momento “uau”, é sobretudo conhecer quem é o cliente. Saber exatamente o que ele busca:

“Preciso saber como diferenciá-lo, mostrar que eu sei como diferenciá-lo.”

Algumas estratégias que irão te ajudar a encantar o cliente são:

  • Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido (por exemplo, ele prefere atendimento virtual? Invista no digital.);
  • Busque sempre melhorar o atendimento oferecido durante toda venda. Isso dependerá do treinamento e da criação de hábitos capazes de simplificar a ação dos profissionais diante das mais variadas situações;
  • Invista em um bom software de CRM para monitorar o processo de negociação de cada cliente, tornando mais fácil oferecer o produto certo na hora certa para cada um em específico;
  • Observe, perceba os insights do que está dando certo ou não e, assim, faça os ajustes nos pontos que precisam para melhorar o desempenho.

Se precisar de ajuda, já sabe: estou aqui, conte comigo e até a próxima! 

 

Quero uma palestra ou treinamento da Janaina Yara Augusto em minha empresa!

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