Afinal, um líder nasce pronto ou ele pode ser formado? – Por Janaina Yara Augusto

Líder nasce pronto? Será? Quem nunca ouviu ou leu por aí, a expressão: “ Tal pessoa é um líder nato”? 

A verdade é que no mundo corporativo, uma boa parcela de profissionais em busca de cargos de liderança, ou mesmo que já atuam nessa posição, costumam se questionar sobre a questão da formação de um líder.

E você aí do outro lado, o que pensa a respeito? Nossa palestrante de sucesso, Janaina Yara Augusto, aborda o tema de forma esclarecedora. Confira a seguir! 

Palestras de Sucesso Entrevista Janaina Yara Augusto

O líder nasce pronto? Na verdade, ele pode e deve ser formado, nunca constante construção

Antes de falarmos sobre a formação de um líder, é importante contextualizarmos que o conceito do chefe do tipo “eu mando, você obedece”, não tem mais espaço. 

E se essa figura caricata de um chefe nos moldes “tradicionais”, não se encaixa na realidade das empresas, imaginar que um líder nasce pronto, é um pensamento no mínimo, ultrapassado, antiquado.

Conforme eu comentei na minha entrevista, aqui mesmo para o site:

“O líder pode e deve ser formado, além disso deve estar sempre em construção, as pessoas mudam, as dinâmicas mudam, as relações mudam. O líder precisa buscar as melhores formas de interagir com o grupo, reagir aos inputs e sempre trabalhar tudo aquilo que está acontecendo dentro dele.”  – Janaina Yara Augusto

A construção da liderança no mundo corporativo 

Essa construção diária do líder é um grande desafio e uma necessidade para as organizações de modo geral. 

A formação do líder, bem como seu desenvolvimento, implica em uma série de detalhes e se você é gestor e quer aprimorar os líderes do seu negócio, ou se você atua como líder ou tem  o desejo de atuar, é importante ficar atento a estas minúcias.

Investir em habilidades como lifelong learning, dentre outras soft skills, é fundamental para todos os profissionais, especialmente quando falamos de liderança.

Algumas observações importantes em relação à construção da liderança no mundo corporativo:

  • É preciso verificar as qualidades que o profissional já possui e aquelas que precisa trabalhar;
  • Todos temos qualidades, características, vivência ou algum conhecimento que facilitará o desenvolvimento e os desafios da liderança;
  • No entanto, haverá certamente outras características necessárias para o aprimoramento;
  • Uma pessoa pode se comunicar muito bem, ter uma comunicação assertiva, mas ser péssimo ao lidar com conflitos, por exemplo. Sendo assim, desenvolver a inteligência emocional é uma alternativa a se considerar.

Conclusão

Em um universo dinâmico onde tudo está em constante evolução, a figura de um chefe que só dá ordens e não escuta ninguém, bem como a ideia de um líder nato, que nasceu para isso e já está pronto, não encontram relevância.

Sendo assim, é importante que o profissional moderno busque sempre o conhecimento contínuo, se aprimore e trabalhe suas habilidades. A empresa precisa ter seu olhar atento, no sentido de oferecer aos seus colaboradores, treinamentos e palestras que contribuam com esse desenvolvimento, tanto para líderes quanto para qualquer posição que ocupem.

Agora me diga: sua empresa investe no treinamento dos líderes e colaboradores? Se precisar de ajuda, é só contar comigo e minhas soluções, disponíveis por meio de palestras aqui na Sucesso. Um grande abraço e obrigada pela atenção. 

Janaina Yara Augusto tem a palestra certa para líderes e colaboradores

Com 20 anos de experiência no mundo corporativo, sendo 11 deles liderando times, a palestrante de sucesso Janaina Yara Augusto é uma verdadeira apaixonada por pessoas e pelo desenvolvimento profissional.

Ela ajuda líderes e profissionais de destaque a se diferenciarem em seus ambientes de trabalho e a aprimorarem suas competências socioemocionais. Além disso, ela conduz programas de formação de liderança humanizada nas empresas, auxiliando na oxigenação da cultura e melhoria do clima organizacional para reter e atrair novos talentos.

Quero uma palestra ou treinamento da Janaina Yara Augusto em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes