Conheça 3 soft skills importantes para um líder – Por Marco Pimenta

Quais são as soft skills mais desejadas pelas empresas e que podem contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais que atuam em posições de liderança? 

Você que é líder ou almeja ser um executivo de referência, precisa se antenar com essa questão, não é mesmo? 

No artigo de hoje, do nosso querido Palestrante Marco Pimenta, ele nos fala sobre as soft skills mais importantes para um líder, e  capazes de ajudar a  aumentar a performance das pessoas e consequentemente o resultado de uma organização. Acompanhe!

Soft skills importantes para um líder: os negócios são dinâmicos

Antes de abordar aquelas que são consideradas as competências, as soft skills mais importantes para um líder, é interessante pensarmos que o mundo dos negócios é dinâmico e que as realidades mudam constantemente. Isso quer dizer que encontramos  exigências de competências flutuantes no mundo corporativo.

Dito isso, longe de mim ser o dono da verdade absoluta, no post de hoje quero abordar 3 soft skills que considero da maior importância para o profissional que atua ou pretende atuar na liderança, com assertividade para se tornar uma referência.

Vamos a elas? 

Soft skills importantes para um líder: Inteligência Comportamental

Peter Drucker afirmou que “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento”. 

Não somente concordo como constatei na prática. São mais de 16 mil Entrevistas de Emprego realizadas e já efetuei aproximadamente 300 desligamentos.

Desligamentos em sua maioria acontece pela inabilidade das pessoas não terem Inteligência Comportamental desenvolvida o suficiente.

Cabe ao Líder incentivar isso em sua equipe. Considero que é a característica presente nos melhores Líderes que trabalhei ou conheci, e por isso mesmo cito como principal característica de um Grande Líder.

A Comunicação é uma vida de mão dupla!

Jamais negligencie a soft skill da comunicação e sempre se lembre que ela é uma via de mão dupla, ou seja: fale e escute. 

Sinceridade e transparência com a comunicação estabelecida com colaboradores, deixará clara a intenção do Líder e gera respeito dos Liderados. 

Faça ajustes comunicativos, adapte sua comunicação de acordo com o perfil comportamental e emocional de cada membro de sua equipe. Esqueça o senso comum de que diz “vou tratar todo mundo igual”, pois isso é um equívoco que vai contra uma Lei Natural denominada particularidade humana. 

Ajustar e alinhar sua comunicação quer dizer que para alguns você poderá ser mais objetivo, para outros terá que desenhar um cenário antes de ir direto ao ponto. Para outros, deverá inspirar autoridade, sendo que alguns demais você só conseguirá a adesão se você se demonstrar mais humano e sensível à causa alheia.O “como” você fala pode causar mais adesão ou repulsa de alguém comparado ao “o que” você diz.

Para Gestionar Equipes de alta performance é necessário ter clareza de um aspecto crucial

Retomando a minha fala na entrevista concedida ao site, para Gestionar Equipes de alta performance é necessário ter clareza de um aspecto crucial de que embora enfrentemos desafios cada vez mais complexos no mundo corporativo, a realização e o sucesso são impactados por um número relativamente pequeno de fatores.

Se os Líderes entenderem quais são esses fatores podem obter excelentes retornos a partir de seus liderados. Uma direção definida que inspire, a composição estratégica da equipe e uma cultura de suporte aos liderados formam o tripé que sustenta uma visão de gestão coletiva sustentável e altamente produtiva.

Quer se aprofundar no tema? Acesse este link e confira a primeira pergunta da entrevista. Vale a pena. Deixo aqui um fraterno abraço a você que acompanha meu trabalho e espero você em meu próximo evento e palestra. Até lá. 

As palestras de Marco Pimenta ajudam você a fortelecer o seu negócio e sua carreira 

O palestrante de sucesso Marco Pimenta tem um estilo de palestras reconhecidamente emocionante, inspirador, de alto impacto e com grande capacidade de envolver as pessoas, de forma divertida e prendendo a atenção da plateia.

Tudo isso, graças à simpatia e expertise, tendo como suporte um conteúdo rico, relevante, e extremamente prático, marcando de forma muito positiva seu público.

Comunicação, Bom Humor, Praticidade e Capacidade de Improvisação, são peças-chave de suas palestras de sucesso.

Quero o Marco Pimenta no meu evento agora! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes