Causas dos conflitos no trabalho em equipe e como solucioná-los- Por André Ravani

Conflitos no trabalho em equipe são recorrentes em qualquer empresa, e acredite: nem sempre isso significa um aspecto negativo, desde que a gestão e liderança, saiba como lidar com essa questão, resolvendo de maneira produtiva para a empresa e para os colaboradores.

Para tanto, antes de mais nada, é importante conseguir identificar as principais causas motivadoras de tais embates, para então, solucionar. De que forma? Quem responde é nosso grande mestre na arte de administrar conflitos, um verdadeiro expert em pessoas, o palestrante destaque de 2022 e advogado premiado, André Ravani. Confira a seguir!

Afinal, o que é conflito no trabalho em equipe? 

Um assunto que sempre me perguntam: 

“André, há muitos conflitos no meu time, o que você acredita que seja viável fazer para evitá-los?”.

Eu penso que nem sempre evitá-los é a solução. O debate de ideias, saudável, é muito enriquecedor para a empresa e para os colaboradores muitas vezes. Acredito que antes de mais nada, é importante conceituarmos o que se entende por conflito no trabalho em equipe, correto?

Para o viés que será abordado no post de hoje, levaremos como conflito, situações muitas vezes de confronto, desagradáveis, que chegam a prejudicar o ambiente de trabalho.

Ou seja, não se trata de um tipo de conflito voltado a algo construtivo, certo? 

Agora que deixamos isso claro, a pergunta é responder, antes de falarmos sobre o que deve ser feito é: o que causa tais conflitos? 

Quais as principais causas dos conflitos no trabalho em equipe?

Sabemos que o conflito entre funcionários é uma parte inevitável da interação humana, e exatamente por isso, a liderança precisa estar atenta e aprimorar ao máximo suas respectivas habilidades de resolução de conflitos.

Contudo, quais são os gatilhos que causam que desencadeiam essa atmosfera conflituosa no trabalho em equipe?

Apresento a seguir, 3 possibilidades:

1- Desalinhamento do time em relação às expectativas e metas da liderança 

Tal fato pode causar tensão dentro da equipe, pois cada indivíduo se esforça para atender às necessidades de seus líderes, contudo, por falta de uma comunicação assertiva, essa expectativa não está clara, logo, a equipe quando não atinge, se sente frustrada e vice-versa. O resultado? Conflitos com a liderança e entre a própria equipe.

2- Fluxos de trabalho ou interfaces entre organizações muito complicados 

Um cenário perfeito para os desalinhamentos internos, e que retarda o progresso nas entregas reais do projeto. Quando o fluxo não é otimizado, o resultado é desencadear na equipe, situações de extremo estresse e ansiedade, levando a conflitos entre os membros.

3. Os estilos de trabalho individuais e as abordagens de comunicação variam

Quando os indivíduos se reúnem em uma equipe, inevitavelmente há diferenças em como eles trabalham. Há também diferenças em como eles se comunicam e como eles interagem. Por isso o alinhamento é importante e quando ele não ocorre, o que temos? Sim, os conflitos.

Como a gestão de pessoas pode ajudar na motivação dos colaboradores?- Por André Ravani

Como resolver o problema? 

A seguir, sugiro algumas maneiras de gerenciar conflitos de forma produtiva e criar mudanças positivas:

  1. Identifique os sinais de conflito de grupo

Aprenda a identificar os primeiros sinais de conflito e a abordá-lo à medida que ele ocorre.

  1. Fale com os membros da equipe individualmente

Não tome partido. Abra opções de resolução pelos membros da equipe, incentivando-os a descobrir um terreno comum, um ponto de contato.

  1. Concentre-se nos relacionamentos

O relacionamento é a chave para a colaboração e a produtividade contínuas, portanto, procure abordar os conflitos simplesmente como discussões a serem realizadas em direção aos objetivos e resultados comuns.

Agora me conta: o que você faz na sua empresa para minimizar os conflitos no trabalho em equipe? 

As palestras de André Ravani são fundamentais para motivar colaboradores e alavancar seu negócio

O professor e palestrante de sucesso, André Ravani, conta com mais de 20 de anos de uma carreira sólida, desenvolvida em escritórios nacionais de médio e grande porte. Além disso, usufrui de uma larga experiência no contencioso e consultivo cível digital. CEO da empresa Laris Consultoria em Proteção de Dados, tornou-se especialista na Lei Geral de Proteção de Dados, obtendo a certificação internacional de DPO, emitida pela empresa Exin.

Quero levar o André Ravani para minha empresa e evento AGORA!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes