Comportamento humano: o que são crenças limitantes e como lidar com elas?- Por Thiago Curimbaba

É característico do comportamento humano, as tão nocivas crenças limitantes. Eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre o termo, contudo, pode ser que você ainda não tenha se dado conta do que as crenças limitantes podem causar em sua vida e trajetória.

Sendo assim, hoje quero te contar o que significam tais crenças e qual a forma que você deve lidar com elas.

Bora destravar a vida e partir rumo à prosperidade? Se é este seu objetivo, continue lendo o texto de hoje que tá “top”! Vem comigo!

Nossas crenças conseguem barrar ou expandir o nosso fluxo de ideias 

Outro dia eu contei a história do sal no meu Instagram, você já me segue lá? Se não, clique no link abaixo:

Quero dicas de desenvolvimento pessoal direto do Instagram do Thiago Curimbaba 

Para não perdermos tempo, vou contar a história do sal aqui também, eu sei que você está curiosa (o):

As crenças podem liberar ou deter o fluxo de ideias, o que quero dizer é imagine a seguinte situação. Alguém lhe diz: Por favor,passe-me o sal e enquanto você vai para a sala ao lado, diz: “Mas eu não sei onde ele está.”

Após procurar uns poucos minutos, você grita: “Não consigo encontrar o sal.”

Então, aquela pessoa dirige-se para lá, pega o sal na prateleira bem na sua frente e diz: “Olhe aqui, seu bobo, está aqui, bem na sua frente”. Se fosse uma cobra, teria picado você.

Quando você disse: “Eu não consigo”, você comunicou ao seu cérebro,  um comando para não ver o sal. Em psicologia, isso é chamado escotoma, mancha imóvel que ocupa uma fonte do campo visual.

Lembre-se, toda experiência humana, tudo que você já disse, viu, ouviu, sentiu, cheirou ou degustou,está arquivado em seu cérebro.

Como as crenças limitantes são formadas?

A maioria das crenças que temos sobre nós mesmos são formadas no início da vida. Somos como esponjas quando jovens e podemos adquirir crenças limitantes mantidas por nossos pais, professores ou outras figuras de autoridade. Por exemplo, se um professor nos diz que não podemos desenhar, podemos acreditar que não somos criativos, agarrando-nos a essa crença até a idade adulta. 

Experiências como “bullying” e abuso também podem ter um efeito profundo nas crenças que temos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Podemos ‘aprender’ desde o início que confiar nas pessoas leva à dor, ou que os outros não gostam de nós. 

Como você pode identificar crenças limitantes?

Visto que saibamos quais crenças limitantes estão nos impedindo, podemos fazer algo a respeito. Se você não tem certeza de quais são as suas, tente os seguintes exercícios:

  • Observe todas as suas crenças. Quais apoiam o crescimento e quais não? 
  • Observe padrões doentios em sua vida e desafios recorrentes. Uma crença limitante poderia ser a causa raiz?
  • Observe as ocasiões em que você reagiu negativamente. Pergunte a si mesmo: poderia uma crença limitante ser a culpada?

Essas instruções devem ajudar, mas às vezes precisamos de um pouco de objetividade. É aqui que falar com um profissional, como um coach, pode ser valioso. Um treinador conseguirá fazer as perguntas certas para guiá-lo às respostas e ajudá-lo a ver o bosque para as árvores.

Crenças limitantes: a ajuda de um coach pode ser a resposta que você tanto busca

O trabalho de autodesenvolvimento é otimizado quando você pode contar com alguém objetivo e treinado para ajudar neste trabalho. Exatamente por isso, considerar a possibilidade de contratar um coach é uma solução que traz assertividade ao processo.

O papel de um treinador é te ajudar a identificar quais etapas você precisa seguir para alcançar seu objetivo. Ele pode te ajudar a esclarecer quais podem ser suas crenças limitantes e oferecer sugestões sobre como mudar esta narrativa. 

Ter alguém para conversar sobre isso sem julgamento ou opinião pode ser extremamente útil. Lembre-se: estou aqui para te ajudar, tanto com meus treinamentos e mentorias, quanto com as famosas palestras de Thiago Curimbaba. Conte comigo e até a próxima! 

As palestras de Thiago Curimbaba trazem exatamente aquilo que você precisa

Thiago Curimbaba é palestrante de sucesso e coach. Ele se inspira em gente grande, e ademais, tem uma comunicação agradável e impactante ao mesmo tempo, sempre realizando transformações positivas na vida do seu público. Não perca tempo, visite o perfil de Thiago Curimbaba e leve-o para seu evento.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes