Como um líder pode provocar e ativar o encorajamento para o processo de evolução da equipe? – Por Fernando Mora

Já parou para pensar sobre o quanto o processo de evolução da equipe na empresa está relacionado com a liderança? Por exemplo, quais ações e gestos o líder deve adotar, para ativar no time, o estímulo, o encorajamento, a proatividade e autonomia?

Se o trabalho em equipe e liderança são temas relevantes a você, está no lugar certo. A seguir, o palestrante de sucesso, Fernando Mora, nos traz a chave capaz de mostrar ao líder, como ele pode ativar o melhor de seus colaboradores, acompanhe! 

Palestras de Sucesso Entrevista Fernando Mora

O processo de evolução da equipe está atrelado a uma cultura capaz de inspirar 

Uma pergunta cuja resposta pode valer milhões (ou muito mais), no mundo corporativo, é a seguinte:

“Como um líder pode provocar e ativar o encorajamento para o processo de evolução da equipe?”

Eu comentei sobre o assunto na minha entrevista para o blog da Palestras de Sucesso, e retomo no artigo de hoje. Veja bem, inegavelmente, o líder que deseja realizar um trabalho bem feito, de qualidade, deve antes de mais nada, ser um líder SERVIDOR.

O que isso significa?

Significa, sobretudo, ter eficiência no domínio do ambiente, bem como nutrir ampla capacidade de criar e manter uma cultura que possa inspirar seus respectivos liderados.

Conceito de liderança servidora 

Pode-se dizer que a liderança servidora é um estilo de liderar que se baseia no desejo de servir à sua comunidade. As necessidades dos colaboradores são colocadas em primeiro plano. Os  membros do time observam em seu líder, a paixão e compromisso por meio das respectivas ações que ele executa, e com isso, a equipe se conecta à liderança.

A liderança servidora vai contra as crenças de que a liderança é definida como hierárquica, patriarcal e relacionada à riqueza ou status. 

Em vez disso, como o nome indica, o foco é servir aos outros para ajudá-los a crescer. 

Robert Greenleaf, apontado como o criador da teoria da liderança servidora, escolheu esse nome porque é contraditório e o oposto das teorias típicas de liderança.

Exemplo de liderança servidora capaz de ativar o processo de evolução da equipe

Eu comecei o artigo falando sobre a pergunta cuja resposta vale milhões, e concluo trazendo como exemplo, algumas perguntas características de uma líder servidor que pode estimular seu time e cada colaborador a doar o seu melhor e evoluir em sua respectiva carreira, veja:

Um líder servidor, pergunta para seus liderados: 

“O que posso fazer por vocês”?, em vez dos liderados perguntarem: “O que nós podemos fazer”?

Percebe a nítida diferença?

“Quando o líder não é servidor, ele só olha para os indicadores. É como se um técnico de futebol orientasse o time, olhando só para o placar.”

Você que é líder, em que papel você se identifica? No daquele técnico que só olha o placar, ou daquele que se coloca à disposição para ajudar, contribuir e construir junto da equipe, com estratégia, o resultado melhor para todos?

Me conta e já compartilhe este conteúdo com quem merece. Até o próximo artigo, nos vemos em minhas palestras e treinamentos.

Quero uma palestra com o extraordinário palestrante Fernando Mora em minha empresa e evento!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes