Como “respirar” financeiramente em um momento de crise?- Por Patricia Capitanio

Lidar com as finanças em momentos de crise, é possível? Afinal, o que mais vemos são diversos setores da economia, e pessoas físicas em geral, sentindo os baques da pandemia que assolou o universo.

Dados do Sebrae, mostram que “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, debruçou-se sobretudo nos micro e pequenos negócios, atingindo cerca de 88% deste público, que viu cair o faturamento em épocas de distanciamento social.

Contudo, este é apenas um exemplo mais recente. Sabemos que já houveram outras crises, e que invariavelmente, outras irão surgir. A grande questão é: como lidar com momentos assim? De que forma, “respirar” financeiramente em um momento de crise?

Esse tema é da alçada da nossa grande especialista em finanças aqui da Agência Palestras de Sucesso, a palestrante Patricia Capitanio. Confira tudo a seguir, em um post essencial para você que busca de precaver e sobreviver aos desafios de empreender.

Gestão financeira para os negócios: como não se “afogar” quando surgirem as crises? 

Me fala uma coisa, você costuma dar aquela analisada básica em suas despesas? Pois, se você quer nadar com segurança em altas marés de crises, a análise das despesas é como ter uma boia para lhe salvar das tempestades em alto mar! 

Sejam as despesas  fixas ou variáveis, é exatamente neste ponto que você deve fixar seu olhar a princípio.

Mas, por quê? Eu até respondi isso outro dia na entrevista que concedi à gentil equipe do site Palestras de Sucesso;

“ Porque quando temos a entrada de dinheiro, seja através da venda ou através do salário, conseguimos, nas piores das hipóteses, girar.  Porém, mediante a um cenário que vivemos, onde muitos não tiveram receita por um bom período, notamos a importância de olhar para os gastos mensais”.

Se faça as seguintes perguntas, antes de continuarmos:

“ Será que as contas estão sendo pagas no modo automático? Ou, será que, acostumamos pagar elas, mesmo não tendo necessidade daquele produto e serviço?”

Coloque isso em prática agora mesmo, você irá se surpreender com o quanto pode poupar.

Finanças em tempos de crise: pare, analise e busque alternativas 

“Comece a se preparar para imprevistos, eles irão acontecer e não depende de você, quanto mais preparado financeiramente estiver, menos impacto você sentirá.” – Patricia Capitanio

Que uma boa gestão financeira para superação da crise, é fundamental, acredito que você aí do outro lado já sabe, não é mesmo? Você precisa manter um controle sobre suas finanças, e não o contrário. E isso só é possível por meio de uma análise sobre para onde seu dinheiro está sendo direcionado. 

“Procure alternativas agora, no pós pandemia para que você tenha novas e diferentes fontes de receitas, não dependendo somente de uma torneira para que seja abastecida sua caixa de água.” – Patricia Capitanio

Lembre-se que devemos nos preparar para os contratempos, que independentemente da sua vontade ou não, inevitavelmente irão ocorrer. Portanto, se prepare financeiramente falando, para que os impactos não sejam tão sentidos, certo?

Se precisar de um suporte, não pense duas vezes: tenho palestras, mentorias, treinamentos, no sentido de ajudar você, sua empresa e colaboradores a lidarem melhor com as finanças. Até as próximas dicas e muito obrigada pela atenção! 

As palestras de Patricia Capitanio revolucionam as finanças pessoais e da sua empresa! 

A palestrante de sucesso Patricia Capitanio é uma profissional diferenciada no mercado, e por isso, é destaque por onde passa.

Com uma linguagem acessiva e com muita clareza, leveza e objetividade, suas palestras promovem poderosas trocas de experiências com a plateia.

Com vasta experiência no mercado financeiro e estudos constantes, ela aborda com maestria, temas relacionados, tanto em palestras quanto em  workshops,  com pleno  domínio em suas abordagens. 

Quero uma palestra de sucesso com a Patricia Capitanio! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes