Já parou para pensar na importância de alimentar um bom relacionamento com o seu cliente nas redes sociais?
Se você disse “não”, cuidado! Afinal, como em todo tipo de relacionamento, antes de mais nada é importante “regar” essa relação assim como fazemos com uma plantinha.
A não ser que, ao invés de florescer, você deseje que o relacionamento desidrate e morra.
Como eu sei que essa não é a sua intenção, preparei esse artigo que é uma espécie de “regador de plantas”, ou melhor, um verdadeiro nutriente para “vitaminar” a interatividade com os clientes, posicionando sua marca e negócio.
Veja a seguir algumas dicas de como otimizar sua presença online nas redes e ter um ótimo relacionamento com o público.
Relacionamento com o cliente é a base de um negócio bem-sucedido
À primeira vista, algumas pessoas ainda acreditam na falsa ideia de que basta ter um perfil no Instagram, postar imagens de bichinhos fofos ou frases de motivação e feito um truque de mágica, brotam seguidores, compradores, parceiros de negócios.
Mas, cá pra nós: simplesmente não! Não é assim a dinâmica das redes sociais. Contudo, outra boa parcela de empreendedoras e mulheres que me procuram para a mentoria, já sabem disso e me perguntam:
“Priscilla, qual sua dica para quem está em busca de nutrir um ótimo relacionamento com o público e alavancar sua marca e os respectivos negócios?
Atualmente eu tenho notado que algumas estratégias têm maior tendência a dar certo, independentemente do setor de atuação. Destaco os seguintes fatores:
- Em primeiro lugar, seja você mesma!
Essa é a dica que julgo fundamental. Não por menos, os fatores de singularidade e autenticidade aproximam você, sua marca, seu negócio, das pessoas. Com isso, gera também identificação.
Lembre-se sempre que pessoas se conectam com pessoas.
- Tenha empatia
Quando você adquire um produto, um serviço, o que é importante além de ser atendido em suas necessidades? Certamente a confiança, a compreensão de como o serviço e produto podem sanar suas dores, correto?
Conforme comentei em minha entrevista aqui mesmo no blog da Palestras de Sucesso:
“ As pessoas querem entender e confiar em quem você é para depois se interessar pelo que você vende.”
Portanto, nada melhor do que se colocar no lugar do outro.
- Execute as chamadas 3 etapas
Noto que temos 3 estágios dentro do mundo digital. Primeiramente, o estágio de atração, onde você “fisga” pessoas para dentro da sua rede. Para tanto, a “isca” envolve desde um feed bacana, uma BIO clara , objetiva e interessante.
Posteriormente, depois você precisa se conectar com o público e isso você faz através de um conteúdo de qualidade, comunicação assertiva, bem como sua postura e carisma. (lembra que falei para ser você mesma? ).
Finalmente, a terceira etapa para nutrir um bom relacionamento com o seu cliente nas redes sociais é o processo de fidelização.
Afinal, as pessoas precisam querer ficar com você! É nessa etapa que você começa a converter seguidores em clientes e clientes em defensores da sua marca.
Dica bônus: O Sebrae, referência máxima em empreendedorismo, tem um curso que pode te trazer noções bem interessantes sobre a questão do relacionamento com o cliente.
Ele é gratuito e você pode se inscrever ao clicar aqui.
As palestras e mentorias de Priscilla Caminha ajudam você a alavancar seus negócios e conquistar mais clientes
Ela é uma das maiores referências em empreendedorismo feminino e certamente tem a mensagem mais alinhada para motivar e incentivar seu time. Conheça melhor o trabalho dessa grande palestrante, clique aqui.