Como melhorar suas habilidades de liderança?- Por Luiz Becker

Habilidades de liderança: você as tem? Sabe como pode melhorá-las? O profissional que busca, antes de mais nada, ser um líder eficaz, sabe que para impulsionar a carreira, é necessário investir no aprimoramento de suas habilidades.

Contudo, de que forma melhorar? 

É sobre isso que nosso mestre em liderança, o professor e palestrante Luiz Becker nos conta no artigo de hoje aqui no blog, confira a seguir! 

Habilidades de liderança: é preciso nutrir habilidades sociais, como a capacidade de ser um bom ouvinte e comunicador

A experiência me mostrou um fato: que as habilidades de um líder, no geral, desempenham papel fundamental no desenvolvimento da carreira profissional, tanto do líder quanto do liderado.

Porém, no quesito habilidades, aquelas consideradas técnicas (hard skills), levam o líder a evoluir, certamente, porém até um certo ponto. Para romper esse “teto”, acima de tudo, é preciso nutrir habilidades comportamentais e sociais, as chamadas soft skills, das quais, destaco duas, de antemão, a capacidade de ser um bom ouvinte, empatia e comunicação. 

Dicas de como melhorar suas habilidades de liderança 

Sam Walton, famoso empreendedor, fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, comentou: 

“Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a autoestima de sua equipe. Quando as  pessoas acreditam em si mesmas, podem conquistar coisas incríveis.” 

Percebe a importância de uma liderança bem-sucedida, não apenas na esfera individual, local, mas para sociedade num todo? 

Lembre-se de que desenvolver a liderança, implica em identificar e se empoderar dos conhecimentos, habilidades e características que, bem trabalhadas, constroem a carreira sólida de um líder de sucesso.

Eu sei que você quer ser um profissional de destaque, sobretudo pelo fato de fazer a diferença na empresa e na vida das pessoas.

Por isso, deixo a seguir, algumas dicas de como melhorar suas habilidades de liderança:

  • Seja proativo e tome a iniciativa

Jamais se mantenha na sua zona de conforto. Desafie-se constantemente a melhorar e tome a iniciativa. Especialmente se você ainda não chegou à posição de liderança, passe a  assumir mais responsabilidades e se concentre nas competências de aprendizagem que estão fora de sua área de conhecimento. 

  • Alimente pensamento analítico e estratégico

Bons líderes têm capacidade de prever problemas potenciais Ou seja, eles percebem a possibilidade de complicações, antes que  elas  aconteçam e muitas vezes, ainda desenvolvem maneiras de evitar que tais problemas aconteçam. Afinal, os líderes assertivos desenvolvem a habilidade de pensamento crítico, analítico e estratégico.

  • Ouça com empatia, comunique-se com eficiência 

Uma das habilidades de comunicação mais importantes para um líder é ouvir nutrindo empatia. Sem habilidades de escuta, você não consegue obter feedback de outras pessoas e ter uma noção do que os membros do time pensam a respeito dos projetos em que trabalham. 

O feedback é fundamental, não é verdade? Portanto, para que você possa ouvir com eficiência, adote algumas técnicas como manter contato visual, evitar distrações e responder adequadamente. 

  • Influencie positivamente as pessoas, torne-se um motivador 

Um verdadeiro líder deve influenciar positivamente as pessoas, concorda? Quando a equipe perde o envolvimento pelos projetos executados, um verdadeiro líder precisa “entrar em campo” para energizar e motivar o time.

Mas, como os líderes motivam as pessoas? Primeiro,pelo fato de identificarem o que as pessoas necessitam e desejam.

Perceba que muitas vezes, os colaboradores perdem a motivação porque estão enfrentando dificuldades, ou ainda, exaustos de fazer as mesmas tarefas. Em outros casos, estão desapontadas por não serem convidadas a se envolver em um novo projeto, mais desafiador e ambicioso.

Dessa forma, o  bom líder deve chamar os membros da equipe, ouví-los, treiná-los e convidá-los a se envolver mais nos processos.

Também é crucial promover um ambiente de trabalho positivo. Recompensar o time, é outra ação que não pode ser negligenciada

Conclusão sobre como melhorar suas habilidades de liderança 

Diante de tudo o que foi dito, vimos que para desenvolver suas habilidades de líder, é preciso:

  • Aprimorar as soft skills;
  • Saber ouvir de forma empática;
  • Ser um bom comunicador;
  • Ter iniciativa e proatividade;
  • Influenciar positivamente as pessoas e motivá-las, dentre outros aspectos.

Além disso, não deixe de estudar outros líderes e suas qualidades. Tenha uma postura de aprendizagem contínua, e acima de tudo, procure sempre demonstrar seu reconhecimento em relação ao valor dos membros da equipe. Procure aprender com eles. Quando um colaborador apresentar uma nova ideia, incentive-o, seja um de seus maiores fãs. Ajude-os a sair de sua zona de conforto e acredite no time. Acredite: você fará a diferença. Até a próxima e te vejo nas minhas palestras e treinamentos. 

As palestras do Prof. Becker trazem inovação para o público

Prof. Becker é um homem com larga experiência profissional, e professor da Fundação Getulio Vargas. Ademais, tudo o que envolve gestão de pessoas e temas empresariais são suas expertises, com palestras fantásticas e necessárias.

Por fim, visite o perfil de Prof. Becker e leve a palestra sobre liderança mais premiada do mundo corporativo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes