Como lidar com uma conversa difícil: técnicas que você pode usar para tornar uma conversa mais eficaz e produtiva – Por Janaina Fidelis

Como lidar com uma conversa difícil, no cenário corporativo? Sabemos o quanto a comunicação assertiva, em todo tipo de relação, é fundamental. Contudo, quando pensamos em ambientes como o mundo dos negócios e empreendedor, a busca por uma conversa mais eficaz e produtiva se torna tão importante quanto o ar que respiramos.

Também conhecida como conversa desafiadora, a conversa difícil é aquela caracterizada por temas mais sensíveis, muitas vezes fruto de uma relação delicada e conflituosa, onde é preciso extremo jogo de cintura e inteligência emocional para não colocar tudo a perder. 

A palestrante de sucesso, Janaina Fidelis, nos propõe em seu artigo de hoje, algumas dicas para encararmos essas interações de forma mais natural e sem “meter os pés pelas mãos”. Acompanhe!

Conduzir conversas difíceis de maneira assertiva pode ser desafiador

Ser assertivo em sua comunicação, mesmo diante das chamadas conversas difíceis, é uma dor recorrente na esfera corporativa.

A boa notícia é que ser bem-sucedido nessa ação é algo plenamente possível, desde que apliquemos algumas técnicas que facilitem o processo e torne esse diálogo, mais eficaz, produtivo.

Foi pensando nisso que no artigo de hoje, reuni algumas sugestões que certamente irão ajudar você e sua equipe no ambiente de trabalho, confira.

Conversa difícil: você precisa, antes de mais nada, de preparo!

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Um líder que precisa tratar um tema delicado com determinado colaborador, ou um colaborador que está desconfortável com alguma situação referente à liderança: o que ambas situações têm em comum? Além de ser um diálogo difícil, a necessidade de preparo.

Sempre antes de dar início a esse tipo de diálogo, é importante que você reflita sobre os pontos principais da conversa e suas expectativas. Certifique-se de ter uma compreensão clara dos fatos e do contexto da situação.

Mantenha uma atitude positiva

Dê o primeiro passo de forma positiva, no sentido de não direcionar o diálogo ao embate, mas sim, buscando a intenção de procurar uma solução. Julgar ou atacar a outra pessoa, apenas tornará tudo mais difícil e complicado.

Pratique a escuta ativa 

Uma técnica poderosa é escutar ativamente seu interlocutor. Permita que a pessoa fale e não a interrompa. Procure identificar suas preocupações. Feito isso, pergunte e esclareça dúvidas, dessa forma, você terá a compreensão clara do ponto de vista dela.

Seja claro e direto

Não fale de forma imprecisa ou vaga, procure expressar suas expectativas e preocupações de forma direta, com clareza. 

Identifique pontos de concordância

Por mais que suas opiniões sejam divergentes com as da outra pessoa, é possível identificar pontos de concordância. Dessa maneira, será possível criar uma base sólida para uma solução.

Seja respeitoso

Sempre busque nutrir um tom de respeito em sua fala, sem cortar a fala da outra pessoa. No caso da conversa tomar um rumo mais tenso, procure respirar fundo e mantenha a calma.

Em síntese, sempre considere o fato de que uma comunicação assertiva requer prática e paciência. Se você investir nas técnicas que mencionei acima, você pode aumentar suas chances de ter conversas difíceis de maneira mais eficaz e produtiva.

Agora aproveite e compartilhe o conteúdo de hoje com quem precisa saber dessas informações. Um grande abraço, nos vemos em minhas palestras e treinamentos!

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