Como lidar com o excesso de informação?- Por Ju Bueno

Como lidar com o excesso de informação? Vai me falar que você nunca fez esse tipo de questionamento? 

Pois, se você nunca parou para pensar sobre isso, deveria! Seja você um líder, executivo, influenciador digital, educador, não importa qual seja seu segmento ou área em que atua, você sabe que direta ou indiretamente, você tem responsabilidade no que se refere a influenciar outras pessoas, concorda? 

Partindo desse ponto, cabe aqui o questionamento: de que forma você está lidando com o excesso de informação? 

Se você não captou a importância do assunto, ou se interessou, mas não tem ideia do que fazer sobre, te convido a me acompanhar no artigo de hoje, aqui no blog da Sucesso. Nele, iremos juntos refletir e buscar soluções práticas para nosso dia a dia. Me dê  honra de sua companhia? Então vem comigo! 

Como surfar nesse verdadeiro “mar” de excesso de informação? 

Tenho uma experiência pessoal com o tema, e creio que você aí do outro lado da telinha, muito provavelmente também tenha.

Minha filha adolescente um dia, chegou defendendo uma determinada ideia de forma tão contundente, que a questionei sobre qual o embasamento ela buscou para defender determinada tese. E ela me disse que foi vendo vídeos de um determinado YouTuber.

Isso me marcou, pois, no papel de mãe, me questionei sobre como orientá-la, a “surfar” de maneira segura, nesse “mar” de excesso de informações. Afinal, não desmerecendo o trabalho do YouTuber, mas sabemos que é preciso buscar fontes variadas para que possamos nos posicionar com mais discernimento e clareza, não é verdade?

Afinal, temos cientistas, estudiosos, e informações relevantes, que, no entanto, com a enxurrada de notícias e opiniões non sense, acabam se perdendo.

Esse questionamento vale para todas as esferas de nossa vida, seja pessoal ou profissional, não é verdade? Nosso papel, como mãe, empresária, executiva, empreendedora, mulher empoderada, é orientar as pessoas à nossa volta, a filtrarem informações. A usarem de forma positiva, essa ferramenta poderosa que é a internet, por exemplo.

Eu falo mais disso no meu podcast, o qual você confere logo abaixo.

Dicas práticas para lidar com o excesso de informação 

Em casa, no trabalho, o excesso de informação pode ser um fator altamente nocivo para nossas relações e mesmo produtividade. Sendo assim, algumas dicas são:

  • Procure limitar os canais de informação, filtrando o que você consome, conforme a reputação de cada veículo;
  • A sobrecarga de informações tem impactos negativos no desempenho, concentração, capacidade de tomar decisões e, principalmente, na saúde e bem-estar das pessoas. Pensando no cenário corporativo, ela pode destruir a saúde de seus funcionários. A sobrecarga digital, por exemplo, é um fator-chave de burnout. Assim sendo, forneça aos funcionários (e a você mesmo), momentos de pausa e descanso, suporte como palestras sobre saúde mental e mesmo psicológico.

E acima de tudo, procure ter uma mente questionadora, não acreditando em tudo o que te “jogam”. Conhecimento é poder, portanto, seja crítica e busque sempre referências nas informações que chegam até você.

Obrigada pela companhia, nos falamos no próximo post e claro, nas minhas palestras! 

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público.

Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes